respondeu nem ele pecou nem os seus pais mas isto aconteceu para que semanifestem nele as obras de deus o que devemos fazer as obras daquele queme enviou enquanto é dia a noite vem quando ninguém pode trabalhar enquantoestou no mundo eu sou a luz do mundo e tendo dito isto cuspiu na terra fez lodocom a saliva e aplicou nos olhos do cego e disse vai lava-te no tanque de siloé
que significa o enviado e o cego foi lavou-se e voltou vendo então osvizinhos e os que dantes o tinham visto a mendigar perguntavam não é este o queficava assentado pedindo esmolas e alguns diziam que era ele outros diziamparece com ele mas ele mesmo insistia dizendo sou eu peço 21é mas agora como ver o que ele abriu os olhos não sabemos diziam os fariseus ou
em algumas versões os príncipes ele tem idade interrogatório falar e por simesmo responderam os seus pais e disseram isto porque temiam os judeuspois já os judeus tinham resolvido que quem confessasse dizer que jesus era o cristo deveria ser expulso da sinagogafoi por isso que seus pais responderam tem idade interrogar you então chamarampela segunda vez o homem que dantes havia sido cego e disseram da glória a deus sabemos que esse homem que tu dizes
que te curou é pecador dessa o 25 e respondeu-lhe ele dizendo se é pecadorou não não sei uma coisa eu sei que eu era cego e agora vejoe você pode dar uma mesmo por essa palavra glória jesusoh glória jesus e ele é cego texto diz que ele era cegoo joão faz questão de relatar que a sua cegueira que o seu nível de deficiência
estava com ele desde o seu nascimento eu acredito que ele faz isso porque apesarde não haver coisa alguma difícil para o senhor fazer a verdade aqui nós reagimosde maneira diferente de acordo com a proporção da nossa dificuldade diante daimpossibilidade de alguém não dá de deus qualquer para deus que diferença há entre curar uma enxaqueca e levantaramparalítico da cadeira de rodas absolutamente nenhuma mas a gente reagir completamente diferente diante dos dois
milagres alguém pega o microfone e diz assim irmãos eu quero verificar a deus porque eu estava com muita dor de cabeçajá alguns dias e remédio nenhum sanava e tirava a minha dor mas hoje enquanto aadoração ea fluindo enquanto nós cantávamos louvores à deus de repente estão com a dor de cabeça algumaspessoas vão dizer floor oi e a reação é completamente diferente se de repente alguém que a igrejaconhece que hoje está numa condição de cadeirante e de repente alguém que você
vê assim há tanto tempo ou de nascença vindo a igreja daqui a pouco começa a correr de um lado para o outro dentro dotempo é o ponto não vai acabar porque a gente fica impactado diante da grandezadaquilo que deus realiza não porque é diferente para deus mas por que nosimpacta de maneira diferente porque é impossível para nós é difícil para nósentão não é à toa que joão deixa claro que a cegueira desse homem é de nascença
por exemplo capítulos anteriores se não me engano por volta do capítulo 6 jesusvai ter acabado de curar o cego que estava na aldeia de backside mas não hátantos versículos que se estendam acerca da cura desse cego é um milagre tão extraordinário quanto na verdade aexecução ea operação de um milagre na mesma área da deficiência mas por ele não ser cego de nascença não há tanta eufazendo texto jesus o cura da mesma maneira não faz lama mascote p
diretamente no olho do cego e às vezes a gente até olha rapidamente o texto e pensa assim nossa que coisa desagradávelcomo é que eu acho que assim na cara de alguém na face de alguém quando na verdade jesusnão está cuspindo no homem jesus não está cuspindo no cego jesus está cuspindo na sua cegueiraa camila aí tem diferença tem diferença você sabe que a manifestação da saliva de maneira pública você sabe que aexteriorização da saliva diante de alguém é o maior nível de desprezo que
alguém pode se comportar diante de outra pessoa é cuspir seja diante dela ou seja nela então na verdade quando jesus lançacuspe nos olhos do cego lá debate saída ele não está dizendo eu despreza vocêele está dizendo a sua deficiência que te humilha que te diminui não é nada diante de mim eu desprezo elae eu diminuo ela então todas as pessoas que querem viver um nível de cura todasas pessoas que querem viver um nível de transformação todas as pessoas que querem viver uma experiência profunda
impactante com jesus que precisam estar disponíveis para um nível de exposiçãoa disposição da sua deficiência de exposição da sua ferida de exposiçãodaquilo que te diminui de exposição daquilo que te afronta só que quandojesus faz isso ele não está dizendo eu o milho você ele está dizendo é um milhoque te humilha e ele não está dizendo eu disprezzo você ele está dizendo eu de expresso o que
tem tentado te desprezar e agora vamos então novamente para o
cego de nascença e por que escolhemos ele não segue o debate saída pelo mesmomotivo que eu acredito que joão deu mais eu fazia a ele do que é o cego de betsaida essa palavra corresponde muitoa realidade a nossa realidade nos nossos dias porque você sabe que as maioresdeficiências não são aquelas que a gente carrega e aparenta do lado de fora e
você sabe que tem um jargão popular aí que resumi com exatidão aquilo que eu tô tentando dizer a gente sempre vivireproduzido por aí para gente que aparentemente enxerga muito bem mas não vê o próprio erro não ver o defeito nãovê pecado não se conserta e a gente vai dizendo por aí o pior cego é aquele que não quer ver e na verdade quemtransmitiu isso biblicamente para nós foi o próprio jesus que deixou isso claro não só nesse texto um pouco maisno final do capítulo 9 mas em outras oportunidades estão diante dos fariseus dizendo que os cegos não são os que não
vem mais tá vendo não enxergam e ele falou isso em outras áreas que nósjulgamos serem as piores deficiências e para jesus não significam nada que seja relevante para a salvação e para quevidas sejam impactadas por intermédio delas por exemplo ele usou a mesma expressão para os surdos e ele disse ospiores surdos não são aqueles que não ouvem mas são aqueles que ouvindo eu não praticam aquilo que escutame aí você está sentado aí agora tá dizendo de uma camila e o que será que isso tem a ver comigo talvez você seja
hoje e aqui alguém que está passando por um momento de paralisia talvez você tem alguma deficiência visual auditivaqualquer área da sua vida e você pensa eita que hoje vai me pegar mas naverdade o nosso propósito hoje não é falar sobre as deficiências que aparecem do lado de fora mas aquelas que nóscarregamos desde que nascemos e quando falamos das deficiências que nóscarregamos oh glória a deus bom e quando nós falamos das
deficiências que carregamos desde que nascemos eu me pergunto se haveriaalguém aqui com ousadia o suficiente para se levantar e dizer eu sou perfeitoe eu me pergunto se teria alguém aqui nessa noite que uma vez que acha que verbem que uma vez que nunca teve um problema de audição que uma vez que todos os seus órgãos funcionamperfeitamente tem a ousadia de levantar aqui agora e dizer camille eu não tenho
defeito e a palavra do senhor é fiel meu quejesus disse e adilson que nós estamos falando é que aquele que diz que nãopega já pecou porque nem tiroso a todos pecaram e destituídos foram daglória de deus a camila mas eu não me lembro se você não lembra do pecado que você cometeupode se lembrar do pecado que adão introduziu você o cabelo não vou fazer isso porque eu
não quero me martirizar nem eu quero que você se martirize mas eu quero que você passe a valorizar a graça que está sobrea sua vida o paulo vai escrever a carta aos romanos e vai tipo ficar com maturidade que agente está tentando expressar aqui nessa noite ele vai dizer olha o que ele é bem está em mim e eu projeto fazer aquiloque é bom ele está dizendo que o meu organismo para fazer aquilo que é certo eu trabalho na minha mente paraconseguir executar aquilo que é bom aquilo que agradável aquilo que o glorifica a deus vou trocar para miúdas
paulo está dizendo e o programa jejum na segunda-feira eu programo fazer um voto na terça-feira eu tenho que pagar aspromessas que eu tenho colocado diante de deus mas ocorre que quando eu vou executar escuta isso o bem que eu estouplanejando me deparo com uma outra lei a lei do pecado que opera fortemente no meus membros ele está dizendo ela estáenraizada na minha carne por mais que ele seja um cristão por mais que eletenha tido um encontro íntimo e sincero com cristo em atos capítulo de número nove ele está dizendo a uma guerra
e ela é real e não pode ser ocultada e aí ele vai dizer então ocorre que estalei opera em mim e um bem que quero fazer não faço mas o mal que eu não quero é se fácil ele está dizendoplaneja para fazer o bem e sei que eu tenho a planejado para fazer o mal já fize quem controla um pensamento o que a bíblia diz que o pecado já estáali na sua conceição é mas o texto não termina com desgraça o
texto termina como ele dizendo mas graças dou a jesus cristo será que
alguém compreende isso nessa noite então faça como apóstolo paulo levante a suamão e renda alguns segundos dando graça jesus cristo por quê porque é graças ajesus cristo eu brigo com essa lei mas ela não domina sobre mim porque é graçasa jesus cristo eu olho uma vez mas não olho duas porque graças a jesus cristo é
o desequilibro mas não caio porque é graças a jesus cristo é o perto mas nãosão hipócritas sei aonde é ruim mas também sei aonde encontro perdão graçasdou a jesus cristo nosso senhor e salvador em comum disse eleo aleluia vou aleluianós temos deficiências da nossa natureza adâmica
nós temos deficiências do nosso eu interior a carne não prestae a carne não opera para deus voluntariamente bem nenhum eu vourepetir porque eu quero que você vai disse não gravar nada do que eu vou falar agora para que você nunca subestime vocêe a carne não opera para deus voluntariamente bem algum o queconseguimos executar em nosso corpo para a glória de deus e no nosso estado de
pureza para glória de deus é feito por convencimento e obra do espírito santoe não fica pensando que você saiu esses dias todos aonde o carnaval está comendo em algum lugar e veio para cá dizendo euvim porque eu sou muito grande eu vim porque eu sou muito responsável eu vi porque eu sou muito inteligente vocêveio pouquinho espírito santo te convenceu porque senão você ia tá no sofá você ia tá na praia porque a carnenão diz vai para igreja a carne diz fica em casa você já trabalha de segunda a sexta a carne diz você tá ficando bem
rápida tá ficando maluco fica em casa descansa os crentes já estão com a vida ganha você também já tá salvo você nãoprecisa estar na igreja para ir para o céu descansa a tarde é sua militar emprol dela mesma e acho que a deficiência que muitas vezes nos coloca em posição eem condições de paralisia porque nós nos olhamos do lado de fora olhamos aquilo que conseguimos fazer e achamos que nãoprecisamos que jesus venha a nos expor a um nível que constrangimento para que sejamos curados verdadeiramente de
dentro para fora agora vejo o texto e veja como jesus lida com as nossas e me passando jesus e eu gosto mais danarrativa de joão para falar dessa cego do que qualquer outro evangelista por quê porque joão sempre usa a conjugaçãodo verbo no gerúndio e o que que é o verbo no gerúndio verbo continuativo joão nunca disse passou jesus ele estácontando algo que aconteceu no passado completa aí para mim por favor para eu saber que você ta me acompanhando elesabe que essa história está sendo contada no veja então preguicinha do cão
vai sair em nome de jesus esta história está sendo contada no então ele poderiatranquilamente dizer e quando passou jesus viu um cego mais não a maioria dosmilagres na narrativa de joão ela tem a sua tradução na conjugação do verbo gerúndio que é o verbo continuativo oque que é este verbo é a capacidade de contar histórias do passado como se elas estivessem acontecendo na hora que estãosendo contadas e você diz camila porque você e essa versão eu gosto porque exatamente
o que acontece hoje a gente pega uma coisa que jesus fez no passado e conjunta no gerúndio do verbo continuarativo por quê porque ele continua passando continua curando continuarsalvando continua libertando se você acredita nessa verdade borra se vocêacredita nessa verdade segura as palmas só um pouquinho pega na mão da pessoaque a ficar do seu lado e só nessa pegada de mão já faz ela perceber que
você não veio aqui fazer uma social faz ela perceber que assentou o seu lado deum profeta do eterno de uma profetisa das nações pega não solta não vou emboranão faça disso um momento eu esqueci tu passa disso momento profético segure amão da arte da pessoa com firmeza e diga para ela ele está passando ele aindaestá passando ele ainda está passando aí deixa está curando aí deixa
a banda está renovando ele é o mesmo ontem hoje e será eternamente aquele queera aquele que é aquele que já teve para buscar a sua igreja ele não muda déborae léia e então nosso coração se entendero que a cef ciências que não eram absolutamente nada para jesus nos diasque estas milagres estão sendo escritos e compartilhados elas continuam sendo
absolutamente nada sabe foi o nosso problema a gente olha para as nossasdeficiências e por nos constranger e eu vou falar rasgado porque o cara que todomundo entenda e que tipo de deficiência nós estamos falando qual é o maior deficiência dohomem que o impossibilita de viver uma vida plena com deus pecadobom e quando nós olhamos para essas deficiências nós começamos a desenvolver seguinte
raciocínio eu não posso me aproximar de deus porque eu sou pecador porque eu sou deficiente não posso porque eu nãoconsigo largar pornografia não posso porque eu não consigo largar o vício da masturbação não posso porque eu nãoconsigo parar de fazer sexo fora do casamento com a minha namorada não posso porque hoje eu tô com um pé na igreja eeu estou com outro pé fora da igreja camille eu não consigo ser crente você não consegue ser ímpio porque se vocêconseguir você ficava com os dois pés lá fora se você bota um lá em outro lugar é porque você tem saudade da caça e sabe
quem te chamou mas escute aí vai ao ver e vai ouvir não vou fazer assim eu voudar um tempo quando eu dei um tempo aí vocês aplaude encontro no desse tempo uma prova não reage com glória a deus ealeluia família nosso gente reagir eu sei mas é porque eu quero falar um monte de coisa née aí nós olhamos para todas essas deficiência e fizemos eu não posso queesquecemos que na verdade todas as pessoas que jesus curou a deficiência
delas o que elas tinham o que depunha contra as próprias na verdade não era amola propulsora que jogava elas para fora da presença de deus era a mola propulsora que empurrava elas para apresença de deus por exemplo marcos capítulo de número 5 quem lembra da mulher do fluxo de sangue marcos 5 textodiz que ela tinha uma hemorragia ela me dava sangue já 12 anos e dentro da cultura judaizantes sobretudo da herançalevitt cada ordem de moisés toda a pessoa que estivesse na condição dela ou seja uma enfermidade ligada ao sangue
era tomada como uma pessoa imunda eu disse surjam e muda suja ou imundacamille tem diferença tem diferença mas enquanto você pega uma roupa que você já usou de novo tá limpo não tá suja masvocê se pode sentem e aí é a vez tá até com borrão aqui só quenão deu tempo tá na correria tá no deep aí você chega na igreja e a pessoa de menina surgiu aqui a vender mesmo né[Risadas] é porque o que significa significa que o
que a suja não é bom que é sujo não é confortável mas ainda assim a tolerável de acordo com a necessidade de alguémpor exemplo se você estiver muito apertado para ir no banheiro e a chover uma estrada camila tô muito muito muitoapertado a gente vai parar em qualquer banheiro que encontrar pelo caminho mas dependendo da condição do banheiro vocêtem que decidir o pegar um vírus vou fazer a sua necessidade e aí você entende que não vai dar aí você entracomprar e sai por aí alguém hora para vocês o é não usou o banheiro não aí você não diz assim não está sujo você
diz não deu porque estava o que significa imundícia imundície asignifica aquilo que não pode ser tolerado é a condição dela segundo a lei não é acondição de que está suja é a condição de quem está imunda significa que ela não podia ser toleradabom então ela desenvolve um conceito na sua mentalidade e se eu tão-somente tocar na orla dassuas vestes sereia bonita e se eu tão-somente tocar na orla das suas vestes eu serei curada vai ouvindo
aí perceba como toda a desvantagem dela porque desvantagem porque era uma mulhersegregada da sociedade jesus está passando uma multidão está empurrando jesus está passando uma multidão podeabraçá-lo tocallo se mover em direção a ele mas de acordo com a lei que lhe punha isto ela não podia estar emdesvantagem o texto diz que ela tentava chegar e ela vinha por trás todo mundo que está atrás sabe que está em posiçãode desvantagem mas por que que todo mundo que tá perto não tá sendo curado
porque as pessoas pegaram a fé e colocaram dentro de uma caixinha por verem a maneira como jesus trabalhava eacharem que jesus só trabalhava desse jeito perceba o texto diz que é onde jesus passava seu coração se movia decompaixão e aonde ele passava ele tocava os enfermos e todos eles eram curadosentão o texto vai dizer em todos os evangelhos do novo testamento a todos quanto jesus tocava é fizeramcurados de louvor a todos quanto jesus a todos quantos jesus estes testes quem os
que eram não isso a todos quanto jesustocava e x eram somente quem ou quaiseram curados os que eram tocados então povo começou a desenvolver a seguintementalidade só é curado quem é que tá todo mundo apertando ele mas ninguém tátodo mundo do lado dele mas ninguém é curado ou seja já tá todo mundo na vantagem todo mundo tem um privilégio
que ela não tem mas eles não sabem usar porque eles pegaram uma fé que não só vai mais vem volta toque a tocar maseles pensam só é curado se for tocado como ela não podia tocar láé o melhor como ela não podia ser tocada por que ele era judeu porque ela estáver muda aí ela desenvolve uma ideia que ninguém teve ele pode me tocaré mas se eu tocar nele ninguém a camila não entendi vai entender jesus
tem permitido esse processo e humilhação jesus tem permitido você caminhar por um tempo na desvantagem não é porque elequer te humilhar mas ele quer que você usa o que tem que colocar em último lugar para desenvolver um método novo deuma fé antiga que ainda não foi utilizada pelas pessoas enquanto todomundo esperava jesus tocar para ser curado ela foi a única que chegou por trás tocou na orla das vestes dele e foicurada veja a deficiência dela não colocou um ponto final na história ela
tinha uma deficiência tinha ela era irmão da pedra ela estava debaixo da lei estava mas perceba a sua desvantagem asua deficiência tudo aquilo que ela carregava não foi o ponto final para quea obra de deus acontecesse na vida dela família eu não entendi vai entender até hoje eu trouxe aqui para dizer suadeficiência não é o ponto onde eu termino é o lugar eu converso é por ali que eu começo quemtá entendendo que deus está falando quem tá entendendo o que deus está falando deus te trouxe hoje aqui para te dizer
pare de dar desculpas eu tenho um propósito contigo e um propósito que eutenho contigo é maior do que tuas desculpas maior do que as suas deficiências maior do que os teus é o éo aleluia aleluiae eu vou dar um direito mais alto que puder coloca à esquerda na mesma envergadura é na minha alturae no três você vai baixar essas duas mãos santas no ombro e não vai fazer
assim quebrado não oi camila jovens eu fui desodoranteo mano todo mundo vai ter que tomar um banho ainda hoje e quando eu disser três vai pegar asduas mãos para colocar no ombro da pessoa e vai dizer essa deficiência nãoé onde acaba é por onde deus começa se levanta a mão eu conto um nãoabsolutamente nada em você que te diminua que a graça de deus não
acrescente não há absolutamente nada que time em você que deus não tem o poder detrazer dupla honra onde houve vergonha dois e meio prepara porque você vaidizer a essa pessoa essa deficiência não acaba é por onde deus começa é três pegaaí no ombro dele e diz essa deficiência não é aonde deus acaba é por onde deuscomeça os seus vai começar aí deus vai começar
a ir deus vai começar a tratar do vício deus ai comecei pode ir embora fúriadeus vai começar a ir deus vai começar a ir você disse deus eu não sei por ondecomeçar e deus está dizendo deixa que eu começo eu vou começar por aí óo joão 9 a mesma coisa olha o texto gente olha o textoo homem é deficiente cego olha o texto e
passando jesus viu um homem o deixa beijar beijar beijar beijar aína bíblia quando jesus ia passandoe viu um homem tem duas vírgulas antes de falar da cegueira que ainda tá comigodiga né olha o texto quando jesus ia passando vírgula vi um homem vírgulacego de nascença quem vem primeiro segundo o que jesus está olhando
passando e vendo jesus está vendo o primeiro cego o primeiro homemo e passando jesus viu um cegoo e passando jesus viu um é você que acha que sua deficiência vem primeiro[Aplausos] e é você que acha que esse problema essaalgema cadeia vício limitação seja lá o que for
o que tem o governo da sua vida a jesus passa e vê primeiro homem depoisa deficiência dele o e passando jesus vivo eu só tenho umacapacidade incrível de olhar para as mesmas pessoas que nós estamos olhando e ver nelas coisas que nós não vemose é muito interessante você passa por um em são paulo lá no epicentro da="