Servem a Cristo nosso Senhor e sim a seu próprio ventre e com suaves palavras e lisonjas Enganam o coração dos encalços pois a vossa obediência é conhecida por todos por isso me alegro a vosso respeito e quero que sejais sábios para o bem e simples para o mal e o Deus da paz em breve esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás a graça de nosso senhor Jesus seja convosco Saúda os Timóteo Meu cooperador e Lúcio Jason só cipatro meus parentes eu peço que escrevi esta.
Epístola os Saúdo no Senhor Saúda vos Gai o meu hospedeiro e de toda a igreja sauda vos Erasto tesoureiro da cidade e o irmão quarto a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós amém nosso Deus nós pedimos a iluminação do teu espírito santo nesse momento que graciosamente ele nos conduza ao entendimento da tua palavra e que aplique o significado.
Das sagradas Letras ao nosso coração que cada pessoa que seja tocada nessa noite pela exposição das escrituras e que o senhor nos dê direção prática para o dia a dia a semana já começou começou hoje amanhã nós temos as nossas atividades e nós queremos viver na prática aquilo que o senhor nos ensinar fala pois é o nosso coração em nome de Jesus amém meus irmãos Na mensagem anterior na nossa sequência na carta aos romanos nós.
Vimos como o apóstolo Paulo já se encaminhando para o final da carta ele pede que os cristãos de roma saúdem diversos amigos conhecidos e obreiros amigos que Paulo tinha feito durante as suas três viagens missionárias ao redor do mar mediterrâneo 3 até o verso 16 é uma lista impressionante de 27 pessoas onde você encontra desde pessoas de importância como FEB citada no verso primeiro como também pessoas.
Que são não nomeadas como a mãe de rufo que é uma mãe para mim então quantidade de pessoas enorme que havia na igreja de Roma que eram conhecidas do apóstolo Paulo e que faziam parte do seu círculo de amizade nós tiramos várias lições preciosas dessas saudações agora já no final da carta Paulo meio que inesperadamente resolve fazer uma advertência uma exortação a igreja de Roma contra falsos Mestres está aí nessa passagem que nós lemos e ele faz isso.
Exortando a igreja Se apartar desses Mestres e dando uma lista de bons obreiros que estavam com ele em Corinto que é exatamente a parte de 21 até 23 Então o que quero ver com vocês nessa noite é em primeiro lugar essa exortação de Paulo para que a igreja se afaste dos maus obreiros e a recomendação que ele faz dos bons obreiros e o nosso objetivo com isso sem dúvida é que nós sejamos.
Curados de qualquer ingênua ingenuidade ingenuidade de pensar que no meio evangélico e no meio da igreja só existem pessoas bem intencionadas e que querem bem das ovelhas Na verdade o evangelho nos diz outra coisa e Paulo coloca isso de maneira muito clara aqui quando ele contraste esses dois grupos vamos começar então com exortação de Paulo que está aí no Capítulo 16 verso 17 rógova os irmãos que noteis bem.
Aqueles que provocam divisões escândalos em desacordo com a doutrina que aprendestes afastai-vos deles a quem Paulo se refere porque até essa altura na carta aos romanos não há qualquer indício de que havia falsos Mestres na igreja de Roma Então a quem Paulo se refere não há unanimidade entre os estudiosos o que a gente sabe a respeito dessas pessoas e que é pouco é o que Paulo nos diz aqui primeiro que elas estavam dentro da.
Igreja de rumo das igrejas de romance a gente tem que lembrar quando pensa naquela época a se desvencilhar do modelo que a gente tem na nossa cabeça para a gente fala de igreja a gente imagina um templo cheio de pessoas que se reúne regularmente no mesmo lugar todos os domingos determinado horário no período apostólico não era assim a igreja de Roma era composta de várias casas igrejas espalhadas pela cidade no capítulo anterior Na mensagem anterior.
Nós vimos pelo menos três no verso 5 Paulo diz saldai a igreja que se reúne na casa de Áquila e Priscila no verso 14 ele diz saudades e os irmãos que se reúnem com ele e no quinze saudade filólogo Júlia Nereu sua irmã limpas e todos os santos que se reúnem com eles você já a igreja de Roma era formada de várias casas igrejas em vários lugares da cidade então ao que tudo indica Essas.
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Pessoas aí quem Paulo se refere dizendo assim afasta em si dessas pessoas elas estavam
Faziam parte dessas casas igrejas Ou estavam chegando querendo fazer Parte dessas igrejas ali na cidade de Roma e a fama delas já era conhecida porque elas já haviam provocado algum tipo de problema eu digo isso porque alguns estudiosos dizem que esse pessoal não era parte da igreja de Roma mas eram do lado de fora mas se fosse do lado de.Fora não faria sentido essas ortação que o apóstolo Paulo está fazendo aqui eram pessoas que estavam misturadas no meio das igrejas e que já tinham fama de ter provocado problemas e dificuldades que é o a segunda identificação que Paulo nos diz aqui ele disse que essas pessoas provocam divisões e escândalos palavra de visão é uma palavra que se refere mais a uma rachadura ou a formação de grupos dissidentes na igreja por conta de doutrina Então parece que esses.
Homens essas pessoas elas no meio das casas e igrejas de Roma estavam propagando uma outra doutrina e formando grupos que se levantavam Ou estavam começando a querer se rebelar contra o ensino da palavra de Deus Paulo diz também que eles provocam escândalos a palavra escândalo já tem mais a ver com a questão moral provavelmente estavam ou defendendo a prática de.
Determinados pecados Ou eles mesmos caindo em determinados pecados e com isso colocando obstáculo a vida dos crentes e atrapalhando que eles crescessem na fé o que Paulo diz é que terceira coisa que Paulo nos diz a respeito dessas pessoas é que elas estão em desacordo com a doutrina que haviam aprendido Eu ainda estou no verso 17 Então o que é que a gente sabe delas elas estavam dentro das igrejas elas estavam provocando de Visões doutrinárias e causando escândalo pelo seu comportamento e agora nós vemos que.
Paulo diz que tudo isso elas estavam fazendo em desacordo com a doutrina que a igreja de Roma tinha recebido Paulo não fundou a Igreja de Roma a doutrina da igreja de Roma foi trazida de Jerusalém pelos convertidos Romanos no dia de Pentecostes conforme nos diz a tradição da igreja se você ler Atos Capítulo 2 você verá que no meio daquela da lista de nações de pessoas que ouviram os apóstolos falando em línguas e ficaram sem entender o que estava acontecendo estão Romanos.
Romanos juDeus que moravam em Roma e que tinham vindo a Jerusalém para a festa de Pentecostes E lá eles se converteram com a pregação de Pedro e voltaram para Roma trazendo a doutrina dos Apóstolos e lá fundaram a igreja de Roma então é a essa doutrina que Paulo se refere aqui ele tá dizendo essas pessoas que estão provocando divisões e escândalos elas estão fazendo isso em desacordo com aquilo que vocês aprenderam com aquilo.
Que vocês receberam como sendo a verdadeira doutrina a palavra de Deus trazida de Jerusalém ensinada pelos Apóstolos e que é o firme fundamento da igreja Além disso Paulo pode estar também se referindo ao que ele acabou de escrever aqui ele acabou de escrever 15 capítulos de doutrina então e que essa doutrina estava de acordo com a doutrina dos Apóstolos não há dissonância não há separação de visão desacordo entre Paulo Pedro João e os demais Apóstolos o que eles ensinava Era.
Exatamente o mesmo Evangelho com aplicações distintas quando era para os JuDeus ou quando era para os gentios mas era o mesmo evangelho Então o que Paulo está dizendo é que essas pessoas elas estavam em desacordo não somente com aquilo que a igreja de Roma havia recebido no início através dos Missionários que vieram lá de Jerusalém mas também desacordo com que o próprio Paulo tinha acabado de escrever em toda a carta falando sobre a justiça de Deus mediante a fé em Cristo Jesus Então.
Essas são as informações que a gente tem por que que a gente pode inferir que quadro a gente pode compor a respeito da identidade dessas pessoas ao que tudo indica é um líderes eles eram obreiros ou pregadores Mestres para poder ter o potencial de promover esse tipo de coisa Lembrando que na história da igreja sempre de Visões e escândalos foram promovidos na grande maioria das vezes pelos líderes e não pelo povo e não pelo.
Povo as grandes divisões os grandes escândalos os grandes problemas as grandes heresias não nasce do Povo mas
Geralmente de líderes Então a primeira nós podemos inferir que essas pessoas tinham algum grau de liderança Ou estavam querendo assumir Alguma posição de liderança dentro da igreja de Roma daí a preocupação do apóstolo Paulo mas o que será que eles estavam ensinando e eu quero sugerir aqui eu digo sugerir porque não há unanimidade a respeito disso nem os estudiosos não conseguem.Concordar mas eu penso que a essa opção que eu vou dar aqui das que eu vi me parece a melhor essas pessoas estavam ensinando a necessidade da guarda das obras da lei para a salvação em outras palavras que os crentes em Roma eles tinham que se circuncidar guardar aquela dieta sobre a qual nós falamos no capítulo 14 e 15 a questão de comida e bebida era dieta.
Restrita dos juDeus conforme está prescrita lá no antigo testamento em Levítico particularmente e eles tinham que guardar os dias do calendário sagrado dos juDeus os sábados e as três festas no mínimo Incluindo aí Luas novas Então por que que eu creio que esse era o Esse era o ensino que está em desacordo com a doutrina primeiro porque o ensino central da carta de Paulo aos romanos é exatamente isso que nós somos salvos o homem é justificado diante de.
Deus mediante a fé em Jesus Cristo e não por obras da Lei e não por guardar a dieta religiosa dos juDeus não comer carne de porco não comer sangue não comer isso não comer aquilo não comer animal imundo etc guardaram o calendário sagrado e a circuncisão a salvação não é por isso esse é o tema central da carta aos romanos Paulo Combate aqui exatamente as obras da Lei segunda coisa quando Paulo nós já Vimos que a carta aos romanos é.
Uma carta missionária onde o apóstolo Paulo apresenta os seus projetos de empregarem o evangelho na Espanha a igreja de Roma porque deseja receber dela o apoio para fazer isso só que quando Paulo se apresenta e apresenta o evangelho que ele prega já que ele não era conhecido da igreja de Roma ele faz isso tratando de questões como o papel da lei o valor da circuncisão a situação da Nação de Israel depois da vinda de Cristo a posição dos judeu diante de Deus porque.
Paulo apresenta o evangelho a partir da perspectiva dos juDeus a resposta é que ele sabia que na igreja de Roma nas igrejas de Roma havia pessoas que haveriam de questioná-lo a respeito disso nós vimos isso no início da nossa série em romanos então aqui é mais uma evidência então de que Paulo tem Mente exatamente essas pessoas que lá no fundo Paulo sabia que iam questionar tudo que ele está escrevendo aqui Além disso nós vimos que no capítulo 14.
E 15 que já havia na igreja de Roma problemas relacionados com a lei de Moisés Paulo fala daqueles irmãos fracos que eram juDeus que tinham escrúpulos para que não se sentiam Livres mesmo que eles creram que Cristo Já os tinha libertado da Lei eles ainda não se sentiam livres para comer todo tipo de comida eles queriam ficar naquela dieta que eles aprenderam como juDeus O Judeu não come qualquer coisa ele tem uma dieta específica que tá lá no livro de Levítico então mesmo judeu crente ele.
Ainda se sentia preso a isso ele não sentia livre para comer qualquer coisa por outro lado havia juDeus e não juDeus que agora se sentiam livres para comer fomos libertos Cristo cumpriu a lei a gente não tem mais que seguir aquelas regulamentações do Antigo Testamento desfrutar de toda a coisa boa que Deus criou e os dois grupos estavam tendo dificuldade de relacionamento o que prova que já na igreja de Roma havia a.
Semente ou o ambiente propício para falsos Mestres se levantarem e defenderem a doutrina da justificação por obras a esse ponto lá no capítulo 14 e 15 Paulo não tá tratando disso ainda lá é uma discussão entre irmãos sobre como é que eles iam ter comunhão você vai me convidar na sua casa mas eu não como carne de porco você vai me chamar na sua casa e eu não como galinha cabide dela né como é que vai ficar isso né Não dá para ter comunhão Então essa era a discussão abro mão não abre mão usa a minha liberdade.
Não uso da minha liberdade então a discussão era sobre essas questões secundárias mas aqui Paulo tá falando de gente que tá pregando contra a doutrina que eles receberam e aqui que entra a diferença entre erro e heresia o erro tá no capítulo 14 e 15 alguém tava errado ali ou aquele que achava que podia comer de tudo Ou aquele que achava que só podia comer legumes para não ofender a Deus só que os dois iriam para o céu mediante a fé em Jesus Cristo porque.
Essa diferença de opinião não abalava a salvação em Cristo mas aqui Paulo tá dizendo se afasta Desse pessoal porque o que eles estão ensinando é contrário assando a doutrina aqui é heresia heresia todo o erro que afeta a salvação então com relação aos erros nós podemos conviver com irmãos mas com heresia com herético a gente tem que se apartar aí já é outro nível de erro porque ele atinge a nossa salvação então no.
Capítulo 14 e 15 Paulo tratou desse engano de Alguns irmãos que ainda tinham escrúpulos em comer alguma coisa mesmo que tinham crido em Cristo Jesus Mas aqui é diferente na igreja de Roma já havia pessoas que estavam querendo dizer que a salvação era pelas obras da Lei por guardar estas coisas e não somente pela fé em Cristo Jesus meu último ponto que me convenceu de que essa é a melhor interpretação é que quando o Paulo escreve aos Filipenses.
Foi na mesma um pouco antes né de escrever a carta aos romanos aliás pouco depois de escrever as cartas Romanos ele escreve Filipenses quando tá na prisão ele trata desse pessoal de judaizantes e diz o seguinte em Filipenses Capítulo 3 a partir do verso 17 veja como uma linguagem parecida irmãos ser imitadores meus observai os que andam segundo o modelo que tem em nós porque muitos andam entre nós dos.
Quais repetidas vezes eu vos dizia e agora vos digo até chorando que são Inimigos da cruz de Cristo o destino deles a perdição e veja só o Deus deles é o ventre e a glória deles está na sua infâmia visto que só se preocupam com as coisas terrenas quando Paulo fala dos judaizantes ou seja desses falsos mestres que querem ensinar a salvação pelas obras Paulo disse que a preocupação deles é com o ventre com a barriga a barriga era sede das emoções.
Pelo menos assim os orientais consideravam aí eu entendo porque aqui naquele tempo o pessoal pensava que as emoções ficava nas tripas né a vida ficava nas tripas porque é a primeira parte do corpo que é afetada quando você tá com medo né Você tem um calafrio qual é a primeira coisa que afeta tá frio na barriga quando não outras coisas e então é os antigos eles pensavam que as emoções ficavam aqui então quando dizia essa linguagem só se preocupa com o.
Ventre ela quer dizer só se preocupa em satisfazer os seus desejos a sua vontade vive para os seus interesses porque o ventre considerado o centro da existência a ideia do coração e da mente como centro da nossa existência mas um conceito moderno embora coração também apareça no Novo Testamento Então como a linguagem é muito semelhante a gente pode calcular que Paulo de fato está falando aqui dos judaizantes desses falsos profetas que ensinavam a guarda da Lei como.
Caminho para salvação como é que a igreja Então deveria tratá-los como é que a igreja deveria tratar essas pessoas que estão desacordo com a doutrina ensina uma trazem uma mensagem que está contrária a palavra de Deus provocando divisões e escândalos como é que nós devemos tratá-lo Paulo disse duas coisas estão aí no verso 17 a primeira notai bem essas pessoas verso 17 roubam os irmãos que não tens bem aqueles que.
Provocam divisões e escândalos notar bem significa ficar de olho Ficar alerta para não ser surpreendido e ter cuidado não sair da sua vigilância e do seu campo visual nem um minuto note bem marque essas pessoas fique de olho nessas pessoas atenção cuidado com essas pessoas porque você não pode virar as costas para elas você não pode fazer isso porque senão você vai ser surpreendido segunda coisa que Paulo diz.
Final do verso 17 afastai-vos deles ou seja não tenham nenhuma proximidade com essas pessoas e nem permitam que elas tenham proximidade com as igrejas de vocês o que significa não receba essas pessoas nas igrejas e vocês não tenha ela espaço oportunidade para ensino ou para exercer qualquer influência mas se afasta Desse pessoal não queira nada com isso não tem a proximidade com elas ainda não.
Era caso de disciplina de exclusão Paulo está aqui sugerindo cautelo sugerindo não exortando fortemente que a igreja seja cautelosa com esse pessoal que não dê espaço para esse pessoal agora isso aqui é muito importante a gente fazer algumas observações a primeira delas é que quando volto ao assunto anterior quando os irmãos estavam discutindo se podia comer porco ou não era uma discussão entre irmãos Paulo recomendo que abra a mão conviva.
Não é você vive para agradar o próximo convivam entre si não quebrem a comunhão da igreja mas quando se trata de um ensino contrário a palavra de Deus Paulo diz se afasta em Desse pessoal não receba esse pessoal não dê lugar na igreja na sua vida na sua mente para doutrina dessas pessoas O problema é que a diferença entre essas duas coisas às vezes é muito Tênue até onde o quem é que vai dizer o que é.
Erro e o que é heresia até que ponto eu posso dizer essa pessoa está ensinando alguma coisa que está contrária a palavra de Deus Paulo dá quatro razões em seguida quatro razões em seguida pelas quais a igreja de romas igrejas de Roma não deveriam ou deveriam se afastar dessas pessoas e não recebemos a primeira já vai dando subsídios para que nós entendamos respondamos a pergunta que eu levantei a.
Pouco a primeira é que eles não servem a Cristo mas ao próprio ventre diz Paulo no verso 18 final do verso 17 afastai-vos deles 18 porque estes Tais não servem a Jesus Cristo nosso Senhor e sim ao seu próprio ventre ou seja ele se apresentavam dizendo que eram servos de Jesus Cristo que foram chamados por Deus que foram enviados por Deus para pregar.
A palavra e para ensinar a verdade Entretanto a motivação deles era outra e Paulo encontrou esse pessoal Praticamente em todas as províncias da do Império Romano onde ele plantou igrejas nas principais cidades ele encontrou gente desse tipo em Corinto na galáxia em filipos em todo lugar que Paulo passava e encontrava a gente que aparecia como sendo servo de Jesus Cristo mas cujo interesse ele diz aqui era servir o próprio ventre ou seja o desejo mais básico da natureza humana em.
Outras palavras dinheiro é outra maneira de dizer a motivação que esse pessoal tem na verdade é isso aqui e essa é motivação de todo falso profeta é dinheiro dinheiro que vem pelo poder de que maneira aquelas pessoas alcançariam esse objetivo a medida que eles minavam ensino recebido pelos Apóstolos nas igrejas eles se apresentavam trazendo a verdadeira doutrina de Cristo como tal ganhavam a.
Liderança das igrejas e a partir daí eles tinham um controle pleno sobre estas congregações inclusive sobre todas as ofertas e dízimos que eram levantados naquela altura Paulo diz Eles não servem a Cristo embora possa parecer assim mas servem ao seu próprio ventre estão buscando os seus próprios interesses e meus irmãos isso é tão verdade hoje como foi verdade nos dias do apóstolo Paulo a pessoas que se apresentam como servos de.
Jesus Cristo o interesse deles é o ventre eles querem satisfazer os seus desejos seus planos seus propósitos as suas Ambições segunda razão que Paulo dá para que a igreja se afaste Desse pessoal e não dê Nenhum espaço para eles é que eles Enganam o coração dos incautos com palavras suaves e com lisonjas final do verso 18 com suaves palavras e lisonjas Enganam o.
Coração dos incautos ou seja eles eram maus e ímpios e tinham intenção de enganar a um padrão no Novo Testamento que é bom observar aqui quando se trata de membros das igrejas que foram iludidos ou estão sendo iludidos por um falso profeta ou por um falso ensino geralmente a abordagem é Pastoral os apóstolos escreviam uma carta ou faziam uma visita.
Pastoreavam ajudavam aquelas pessoas havia todo um tratamento de Misericórdia tentando resgatar aquelas ovelhas mas quando se trata dos líderes daqueles que promovem esse ensinamento aí o tratamento já é diferente o tratamento é duro o tratamento é inflexível é de entregar o diabo entregar a Satanás é de Resistir de não dar espaço é de Condenação Clara com o Paulo fazendo aqui porque porque a intenção porque às.