DEUS NOS PERDOA E NOS TRAZ A PAZ! - Hernandes Dias Lopes

DEUS NOS PERDOA E NOS TRAZ A PAZ! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes vamos tratar hoje sobre o Salmo 32 Abra sua bíblia por favor e nós vamos ler esse texto e depois expor esta passagem Salmo 32 bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada cujo pecado é coberto.

DEUS NOS PERDOA E NOS TRAZ A PAZ! - Hernandes Dias Lopes

Bem aventurado o homem a quem o senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito numa dolo enquanto calei os meus pecados envelhecer os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim e o meu vigor se tornou em seguida confeite o meu pecado e a minha.

Iniquidade não mais ocultei disse confessarei ao senhor as minhas transgressões e tu perdoar sua iniquidade do meu pecado sendo assim todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de Poder encontrar-te com efeito quando transbordar em muitas águas não atingirão tu és o meu esconderijo tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres.

Cantos de Livramento instruir-te-ei te ensinarei o caminho que deve seguir sobre as minhas vistas Te darão conselho não sejais como cavalo A Mula Sem entendimento os quais com freios e cabresto são dominados de outra sorte não te obedecem muito sofrimento terá de curtir o ímpio mas o que confia no senhor a misericórdia ou assistirá alegrai-vos no Senhor regozijai-vos Ó.

Justos de coração amém eu quero tratar do seguinte tema na exposição desse Salmo a paz depois do Perdão a paz depois do Perdão bom é muito importante entender que esse Salmo tem como pano de fundo como background o problema que Davi enfrentou.

Num tempo de guerra quando ele se levanta do leito passeia pelo terraço e vê uma mulher tomando banho diz a bíblia que a mulher era extremamente bonita e o olhar seguido de desejo libidinoso faz Davi dar um passo rumo a queda.

Mandando mensagem verificar investigar que mulher era essa eu retorno foi que essa mulher era bate-seba Esposa de um dos seus guerreiros Valentes estava na batalha Urias o heteu da vida mais um passo e manda chamar essa mulher a Bíblia não relata como ele conseguiu seduzir essa mulher e leva ela para cama quanto tempo levou isso que argumentos.

Ele usou como ela que é céu ao seu galanteios o certo é que Davi se deitou com essa mulher o habitou com ela diz o texto que em seguida essa mulher passado o tempo manda um recado para Davi estou grávida e agora ele tá com uma grande batata quente na mão porque o marido dessa mulher não tá em casa tá na guerra.

Se essa mulher aparece grávida e o marido na guerra o resultado dentro daquela cultura é que essa mulher corre o risco se a pedra e E então Davi dá mais um passo no seu expediente e manda chamar Urias da Guerra a intenção de Davi é que iria fosse para casa o habitasse com a sua mulher e estaria resolvido o problema só que.

Urias era um homem tão íntegro que ele não achou que seria honesto da parte dele tendo seus pares na batalha fora de casa ele fosse desfrutar da intimidade do seu lar do relacionamento íntimo com a sua mulher o plano de Davi começa a se frustrar então da vida é mais um passo dá um banquete convido o cara como se ele fosse uma pessoa muito ilustre e Davi.

Quisesse um ralo Davi consegue embebedalo e Davi pensa bêbado vai para casa Talvez ele que não tem relação com a mulher e ele não vai lembrar Direito das coisas mas Urias mesmo bêbado não vai para casa e agora o rei está numa situação adversa Ele toma mais um passo rumo a ruína ele escreve uma carta para o seu Comandante Joabe e disse.

Joabe bota Urias na frente da Batalha sem retaguarda deixa o exposto aos flecheiras para que ele morra bota a carta no envelope bota o seu selo e põe a carta na mão do portador e o portador da carta é o próprio homem que vai ser assassinado um ato de crueldade.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Mas leva uma carta para o comandante e o conteúdo da carta era a sua própria

    Morte e Joabe e obedece o rei e põe Urias na frente da Batalha sem qualquer proteção e Urias é morto Joabe manda um recado olha aconteceu isso aconteceu aquilo aconteceu aquilo outro tantas pessoas morreram tantas tragédias aconteceram entretanto nota de rodapé Urias é teu também morreu.

    Essa era a informação essa era a senha não é surpresa para ninguém morrer uma pessoa na guerra então da vida mais um passo esse casa com a viúva ele era polígono eu tinha outras mulheres ter mais uma não era um escândalo nacional aparentemente ele estava protegendo uma viúva que precisava de Amparo E então.

    Diz a bíblia que a criança que está no ventre de bate-seba Deus põe a mão e o menino adoece e Deus vai morrer Davi chore o Davi jejua e o menino morre o tempo passa a Bíblia não diz precisamente quanto tempo mas diz a Bíblia que o coração do Rei estava perturbado parece que está tudo bem nenhum escândalo público nada para imprensa explorar.

    Tudo bem guardado mas o coração dele estava desesperado o vigor dele se tornou isso aqui tão de cheio os ossos dele ardiam a mão de Deus pesava sobre ele mas ele dissimuladamente diante de todo mundo tava muito bem ninguém suspeitava de nada aí Deus manda a casa dele O Profeta Natan e o profeta Natan usa uma estratégia.

    Para fazer uma abordagem e Davi cai na armadilha armada pelo profeta para reconhecer o seu pecado porque Natan chega para eles olha tinha uma cidade um homem pobre um homem rico homem rico tinha muitas vezes muitas ovelhas muito gato era um cara rico o pobre tinha que dava Leite vive dentro da casa era como uma membro da família pegava no.

    Colo o homem rico recebe uma visita ilustre e o rico em vez de lá no campo mataram uma das suas redes para fazer um alto banquete para o seu convidado resolve lá na casa do pobre pegar a cabrita dele a única que ele tinha e matar para fazer a refeição para o seu.

    Convidado quando havia escuta isso já fica irritada tinha um senso de justiça esse cara deve morrer aí o Natan Bota o dedo no nariz dele e diz você é o cara você é o homem Deus te deu o reino Deus te deu riqueza Deus te deu até muitos privilégio de prazeres.

    E você foi tomar mulher de Urias e ainda matarias nesse momento Davi cai em si e despeje se arrepende e Deus está perdoado mas a espada não vai fugir da sua casa e esse texto é o relato e o registro dessa confissão desse arrependimento desse perdão e da.

    Restauração divina a Davi é claro meus amados irmãos que Davi comete aqui três pecados e o primeiro dele é adultério o segundo dele é assassinato e o terceiro pecado é dissimulação então nós vamos olhar agora esse texto que do meio das tempestades da alma se levanta como o óleo fresco da Graça da.

    Misericórdia do Perdão de Deus então primeiro ponto que eu destaco aqui a paz depois do Perdão é a felicidade do

    Perdão olha comigo o verso primeiro bem aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada cujo o pecado é Cooper veja você que começa com essa palavra bem-aventurada e essa palavra é requishima é poderosíssima esta palavra é muito feliz é como Jesus abre bem aventuranças bem-aventurados o.

    Mesmo espírito bem-aventurados os que choram ou seja o perdão de Deus é a maior fonte de alegria que uma pessoa pode ter na vida meus irmãos O pecado é terrível é maligníssimo é pior do que a pobreza é pior do que a doença é pior do que a Perseguição é pior do que a solidão é pior do que a morte porque esses males podem nos atingir e jamais nos afastarem de Deus mas o.

    Pecado é maligníssimo porque ele nos priva do maior bem a comunhão com Deus porque Deus é a fonte da plena e maior alegria era a presença de Deus tem empreendedor de alegria é impossível coexistir comunhão com Deus e pecado é impossível coexistir pais e pecado por isso ele diz que Feliz é aquele cuja transgressão é perdoada a palavra transgressão no Hebraica a.

    Palavra fechar significa rebelião alta traição contra o soberano é passar dos limites é revelar-se contra Deus e o que o texto quer nos informar é que bem aventurado é aquele cuja iniquidade toda essa sujeira você e eu estamos aqui e nós estamos aqui porque a nossa sujeira foi perdoada.

    Irmãos a diferença entre nós e o mais depravado ser humano é apenas de grau e não de natureza tá dentro de nós todo potencial para toda a malignidade do pecado é isso que os teólogos entenderam por depravação total não há nenhuma área da nossa vida que não tenha sido afetado pelo pecado a nossa razão a nossa emoção a nossa vontade.

    Não a parte sã na nossa vida como mude certa feita caminhava com um irmão da igreja para uma cruzada os Estados Unidos e a pessoa que eu acompanhava olhou para um bêbado caído na sarjeta todo sujo de vômito e a pessoa disse olha aí mude que situação horrível.

    Nenhum de Nós tem condições de jogar pedra Nenhum de Nós eu não faço isso eu não faço aquilo não potencial do Mal Está dentro de nós e feliz é o homem cuja essa sujeira toda é perdoada o perdão Divino lava os pecados e o perdão Divino nos livra da culpa do Pecado Feliz é aquele Olha aí o verso primeiro ainda para te ver feliz e aquele cujo o.

    Pecado é coberto coberta palavra chata pecado não hebraico significa mesmo que no grego remartia saiu do caminho é raro viver fora dos padrões Você se lembra que no dia que O sacerdote entrava no santo dos santos com sangue e derramava o sangue sobre a arca da aliança a ideia ali é de que o pecado estava sendo coberto com sangue quando se olhava não via mais o pecado.

    Que estava coberto com sangue a ideia que cujo o pecado tá no versículo primeiro feliz bem-aventurado aquele curso pecado é coberto exatamente isso o sangue cobriu o pecado Deus olha e vê o sangue e ao ver o sangue sabe o que significa isso o juízo foi aplicado não tem perdão sem justiça irmãos falar em perdão sem justiça é macular honra de.

    Deus Deus não faz vistas grossas com Pecado Deus não faz concessão ao pecado Deus jamais e não isso não tem problema não vou perdoar tá mas esquece tá tudo bem tudo resolvido não não Deus não faz assim não Deus pune o pecado eu julgo e toda a história do Antigo Testamento com Todas aquelas matanças de Cordeiros e sangue que era colocado no altar de uma única intenção aquilo era apontar para a cruz apontar para o cordeiro de Deus.

    Porque na cruz Deus fuzilou o seu próprio filho com a espada da Lei fazendo cumprir cabalmente a justiça dele porque ele morre como nosso substituto representante criador Então Deus aplica o juízo no filho para que o sangue do filho cubra o nosso pecado por isso a Bíblia diz feliz aquele cujo pecado é coberto o juízo foi aplicado a lei.

    Foi satisfeita E então a base legal para o perdão mas em terceiro lugar Feliz é aquele a quem o senhor não atribui iniquidade Olha o verso 2 bem-aventurado o homem a quem o senhor não atribui iniquidade a palavra iniquidade a palavra avon no hebraico é depravação distorção moral perversão.

    Aqui está o coração da Bíblia irmãos aqui está a essência do Evangelho Como assim aquele a quem Deus não atribui iniquidade alguém de nós aqui está desprovido de iniquidade Como assim Deus não atribui iniquidade se eu sou como é que Deus faz isso como é que Deus resolve isso como é que Deus pode ser justo e ao mesmo tempo justificador do ímpio como é que Deus faz isso.

    Esse texto de Davi está trazendo a baila à tona a gloriosa doutrina da justificação pela fé e você se lembra que na cruz houve três transações a primeira delas diz lá em segundo Coríntios Capítulo 5 verso 19 Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões o que que é doutrina da.

    Imputação a palavra imputar significa pôr na conta de Quando Deus foi nos salvar a primeira coisa que Deus fez Deus não botou na sua conta na minha conta na nossa conta o nosso pecado a nossa dívida porque se Deus botasse na nossa conta a nossa dívida se Deus imputasse a nós as nossas transgressões nós não iríamos delas porque a nossa dívida impagável.

    Segunda Transação da Cruz além de segundo Coríntios 5:21 aquele que não conheceu o pecado Deus o fez pecado por nós significa o quê que Deus não imputou a mim o meu pecado mas Deus imputou o meu Pecado sobre o filho o filho dele Deus lançou sobre ele a iniquidade de todos nós ele foi feito pecado por nós Ele foi ferido Pelas nossas transgressões.

    Agradou o pai muelo naquela Cruz Deus aplica no filho o golpe da Lei e satisfaz a sua justiça porque o filho como nosso substituto representante fiador morreu pelos nossos pecados em nosso lugar É só por isso que você pode ler o Versículo 2 bem-aventurado o homem a quem o senhor não atribui iniquidade o camarada é iníquo ele cometeu iniquidade Deus não atribui a ele a iniquidade dele porque.

    Porque porque que eu não tenho que morrer pelos meus pecados Por que que eu não tenho que ir para o inferno por causa dos meus pecados não é porque eu sou bom porque eu sou santo que eu não comento pecado não é porque Deus pegou os meus pecados as minhas transgressões as minhas iniquidades e lançou todas elas sobre o seu filho e quando os meus pecados foram lançados sobre o filho de Deus a lei exigiu que ele morresse porque o salário do pecado é a morte ele não morreu como um Marte eu não.

    Morreu como a uma vítima indefesa ele morreu vicariamente substitutivamente ele morreu no nosso lugar ele morreu pelos nossos pecados agora Deus não atribui mas ele cuida de mim sabe por quê Porque Deus é justo e Deus sendo justo ele não pune o mesmo pecado duas vezes é punir o meu Pecado no filho dele para não punir o meu Pecado em mim mesmo Eis que Davi Tá ensinando aqui.

    Feliz o homem a quem Deus não atribui iniquidade terceira Transação da Cruz tá lá em primeiro segundo Coríntios 5:21 aquele que não conhecia o pecado Deus o fez o pecado por nós para que nele nós fossemos feito justiça e Deus sabe o que Deus vai fazer agora Deus vai imputar ou que seja botar na nossa conta toda a justiça do seu filho nota em vocês que justificação é um ato não é um processo segundo justificação não tem grau não.

    Tem ninguém mais justificado do que outro preste bem atenção no que eu vou lhe dizer a justificação não faz você justo justificação declara você justo é um ato de declaração então quando Deus puxa Sua ficha lá no tribunal do céu sabe o que tá lá justificado o que significa isso não só você não tem dívida mas você tem crédito crédito infinito toda a justiça de.

    Cristo está depositada na sua conta é por isso que a Bíblia diz já nenhuma condenação a mais para aqueles que estão em Cristo Jesus nosso senhor bem-aventurado aquele a quem o senhor não atribui iniquidade mas veja ainda em quarto lugar feliz aquele em cujo espírito não há dolo o que que é dolo dolo é má intenção é maldade.

    É aquilo que Davi fez é cometer o pecado tentou se livrar das consequências do Pecado chamando o marido mandando matar o marido casando com a viúva para fazer que tava tudo certo ele agiu com dolo e você sabe que dia da Lei nosso humana você tem crimes que são crimes culposos e crimes dolosos.

    E quando a lei vai julgar o peso é diferente você pode matar uma pessoa sem a intenção de matá-la por exemplo você está dirigindo seu carro e você está a 80 por hora numa avenida uma estrada que é permitida andar por 80 por hora se você tá na Bandeirantes na Dutra adulto na Bandeirantes 120 por hora de repente e inesperadamente uma pessoa entra na.

    Rua entra na Avenida entra na estrada não tem como frear bateu morreu já morreu Você cometeu um crime mas foi o quê culposo doloroso agora diferente que aqui é doloroso tô com raiva do fulano eu vou lá na loja compra um revólver a caixa de bala.

    E intencionalmente eu vou onde ele está e descarrego cinco balas no peito dele ele morre esse crime é o quê culposo doloso doloso o homem perdoado o homem transformado ele não nutre malignidade no sentido de desejar o mal de arma esquemas para prejudicar.

    É por isso que o texto vai mostrar para nós essa gloriosa verdade em cujo espírito não adoro esse é um cara feliz ele fica maquinando mal ele fica lá deitar a pessoa o que que eu posso fazer para prejudicar o Fulano que que eu posso fazer para tomar o que é do fulano que que eu posso fazer para acabar com a reputação do fulano Não age mais dessa maneira.

    Então vamos vamos para um outro ponto agora do texto que é a infelicidade da impenitência versus três e quatro olha comigo enquanto Caleu os meus pecados envelhecer os meus ossos pelos meus constantes gemitos vejam você que seus ossos ficaram envelhecidos pelos gemidos quando calei os meus pecados envelhecer os meus ossos pelos meus constantes o que que Davi está falando aqui tá contando a.

    Experiência dele que é viveu o pecado guardado no coração ele tem um poder de auto-destruição Incomparável pecado adoece é cada enfraquece pecado é habilita a saúde nada ruim ainda mais um cidadão do ponto de vista físico emocional do que o chicote da culpa que eu tormento emocional eu não dorme direito eu não como direito eu não tenho alegria.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FR_nhxeN3Ms

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem