SEM MEDO APENAS FÉ - Hernandes Dias Lopes

SEM MEDO APENAS FÉ - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade como Hernandes Dias Lopes Marcos 4 35 a 41 conseguiram que maravilha naquele dia sendo jantar tarde disse-lhe Jesus passemos para outra margem e eles despedida multidão levaram assim como estava no barco e outros barcos o seguiam ora levantou-se grande temporal de vento.

SEM MEDO APENAS FÉ - Hernandes Dias Lopes

E as ondas se arremessavam contra o barco de modo que o mesmo já estava a encher-se de água e Jesus estava na popa dormindo sobre o travesseiro eles o despertarão ele disseram mestre Não te importa que pereçamos e ele despertando repreendeu o vento e disse ao mar acalma-te emudece.

O vento se aquietou e fez-se grande Bonança então lhe disse porque sois assim tímidos como é que não tem de fé e eles possuídos de grande temor diziam uns aos outros quem é este que até o vento e o mar lhe obedece eu gostaria de pensar com vocês hoje sobre o tema não desanime Jesus está no controle eu inicio dizendo que as tempestades.

Ainda existem e primeiramente as tempestades são inevitáveis ninguém navega pelos Mares revoltos da existência sem enfrentar tempestades elas chegam para todos ricos e pobres homens e mulheres doutores e analfabetos crentes e descrentes.

Ninguém passa ileso na vida sem enfrentar tempestades talvez você que está aqui hoje esteja enfrentando alguma tempestade terrível que joga o barco da sua vida de um lado para o outro ao sabor do vendaval talvez essa pandemia que já está indo embora louvado seja Deus é trator Essa realidade morreram jovens e velhos.

Ricos e pobres médicos e pacientes empresários e empregados pastores e ateus porque a tempestade atinge a todos indistintamente mas em segundo lugar as tempestades da vida não são apenas inevitáveis elas são também imprevisíveis elas chegam de súbito sem mandar aviso prévio.

E às vezes colocam a sua vida de ponta cabeça é um acidente grave é um divórcio doloroso é um luto traumático é um rompimento de um namoro de um noivado deixando sequelas e cicatrizes é uma perda financeira radical é uma situação que você nunca imaginou passar na vida mas está passando sabe por quê Porque as tempestades são.

Imprevisíveis elas chegam sem você jamais ter imaginado passar por elas esse fato pode ser ilustrado pela própria geografia deste espaço aqui mas que todos vocês sabem que o chamado mar da Galileia ou Lago de genesaré o lago de tiberíades não é um mar é um lago e é um lago de Águas Doces o maior reservatório de água doce do Oriente Médio esse Lago tem 21 km de comprimento por.

14 de largura esse lago está encurralado por Montes do lado oriental as montanhas de golam e do lado ocidental as Montanhas da Galileia esse lago está a 220 metros abaixo do nível do mar mediterrâneo e um fato muito curioso acontece nessa região no extremo norte de Israel está um monte mais alto de Israel o monte hermon cujo símbolo fica coberto de gelo praticamente o ano todo e então de vez em quando o vento gelado desce dessas.

Montanhas cobertas de gelo encurralado pelos montes bate na superfície desse Lago às vezes sol a pino e começa uma tempestade de vento repentinamente foi certamente isso que aconteceu quando Jesus disse para eles passemos para outra Margem Não havia certamente nenhum sinal de tempestade mas enquanto navegavam a tempestade chegou subitamente transtornando a vida deles é assim na vida também você não planeja.

Você não espera mas a tempestade chega mas em terceiro lugar as tempestades são também inadmistráveis aqueles discípulos boa parte deles nasceram ao redor daquele Lago trabalhavam naquele Lago conheciam Cada Palmo daquele lago já tinham passado por outras tempestades naquele Lago e superadas tempestades Mas agora eles não conseguem controlar o.

Barco eles estão à Deriva Eles estão rodopiando no meio do mar indo para eles ao naufrágio inevitável e assim na vida também meus irmãos coisas domésticas coisas familiares de repente ficam estranhas relacionamentos estão harmoniosos de repente ficam tempestuosos Aquele filho aquela filha tão obediente de repente se torna Rebelde.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Aquele marido tão amável de repente se torna tão duro no trato aquela esposa

    Tão carinhosa de repente se transforma numa mulher indiferente e ácida as circunstâncias da vida que pareciam tão favoráveis e você estava ainda de vento em popa de repente o vento contrário começa a lançar-se sobre você e a sua vida começa a sofrer riscos e perigos e você não consegue administrar e as rédeas saindo das suas mãos e o.

    Leme não obedece mais o seu comando mas em quarto lugar bendito seja Deus as tempestades são também pedagógicas entendamos isso irmãos Nós cremos numa doutrina gloriosa que nós chamamos de Soberania de Deus nós não queremos em acaso nós não queremos em sorte nós não queremos em azar nós não queremos em determinismo cego nós não queremos em olho gordo nós não queremos em misticismo Nós cremos.

    Que a mão de Deus dirige o nosso destino Nós cremos que Deus está no trono que ele tem as rédeas da história em suas mãos e queria uma folha cai de uma árvore no outono sem que Deus saiba sem Que Deus permita as tempestades que vêm sobre a sua vida não vem para destruir você vem para fortalecer e tonificar as musculaturas da sua alma as tempestades não vem para.

    Nos destruir vem para nos fortalecer não vem para nos reprovar vem para nos aprovar na presença de Deus a guisa de introdução com a Bíblia aberta comigo no texto Eu gostaria que você considerasse essa passagem comigo o contexto aqui é que Jesus Passar a todo aquele dia ensinando as parábolas do reino e se você já deu aulas ou pregou o deu.

    Palestra um dia inteiro no final do dia você está exausto E então diz a bíblia que depois de dar estas palestras sobre o reino de Deus ensinar essas parábolas Jesus disse para os seus discípulos passemos para outra margem e diz a Bíblia que Jesus entrou no barco pegou um travesseiro foi lá para trás do barco na popa deitou e dormiu porque ele era homem perfeitamente homem estava cansado e nesse momento Então os discípulos.

    Começam a Navegar Quando A Tempestade súbita chega e eles tentam administrar o problema e não consegue e de repente quando o barco Estava à Deriva e prestes a naufragar eles recorrem a Jesus com uma pergunta em tom de censura mestre Não te importa que pereçamos e diz a escritura que Jesus levanta Acalma o Mar Aquieta o vento e pergunta para eles porque sois assim tímidos como é que não.

    Tem desfecho e Eles olham os para os outros espantados e tomados de Santa reverência e perguntam Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem se vocês perceberam comigo essa passagem está regida por três perguntas no verso 38 a pergunta dos discípulos é Jesus mestre Não te importa que pereçamos no verso 40 a pergunta de Jesus para os.

    Discípulos porque sois assim tímidos como é que não tem desfez a terceira pergunta está no verso 41 é entre os discípulos quem é este que até o vento e o mar lhe obedece se o texto está regido por essas três perguntas é sobre elas que vamos conversar com vocês nesta noite vejamos a primeira pergunta mestre Não te importa que pereçamos eu quero dizer que essa é a sua pergunta.

    Essa é a minha pergunta essa é a nossa pergunta na hora da dor na hora da angústia na hora do desespero na hora que a morte nos mostra a sua carranca na hora que a circunstância sai das nossas mãos na hora que o medo tenta nos encurralar na hora que as forças do nosso braço já não existem mais na hora que o barco da nossa vida não obedece mais o nosso comando todos nós ficamos Aflitos e.

    Nessa hora você pensa meu Deus Por que que o senhor não me socorre

    Porque quer ser tempestade veio porque comigo porque agora porque desse jeito e quando eles recorrem a Jesus eles recorrem não só com uma pergunta mas com a censura eles estão dizendo o seguinte não vai fazer nada não estás vendo o nosso perigo não estás percebendo a nossa angústia não está esgotando que esse mar está nos engolindo vivos vai continuar dormindo.

    Essa é a pergunta que nós fazemos mas Por que eles estão fazendo essa pergunta o que que não tá bem resolvido na cabeça deles primeiro não está bem resolvido na cabeça deles o fato de Jesus ter dado uma ordem para eles passemos para outra margem e na medida em que eles obedecem a Jesus eles enfrentam a tempestade na nossa cabeça.

    Via de regra o raciocínio é esse com cristo no barco tudo vai muito bem vai muito bem vai muito bem com um Cristo no barco tudo vai muito bem e aí você pensa assim se Jesus está conosco não tem tempestade não tem crise não tem problema não tem luta não tem dor não tem surpresa quando você obedece a Jesus O que que.

    Você espera vai dar tudo certo Mas de repente você entra no barco em obediência a Jesus e a tempestade pega você e a crise chega e a doença chega e o problema financeiro chega e o problema no casamento chega e o problema na família chega e a dor chega e vocês meu Deus não tô entendendo é fácil você entender a tempestade que foi através do profeta Jonas ele estava numa Rota de Fuga ele estava numa rota de desobediência e Deus mandou a.

    Tempestade atrás dele para trazer ele de volta para o caminho da Obediência notinha de rodapé crente Rebeldes e desobediente em endereço certo de Tempestades Deus não para destruir você para trazer você de volta agora o que você e eu não entendemos é como nós estamos fazendo a vontade de Deus e a tempestade nos apanha não tava bem resolvido a cabeça deles segunda coisa que não tava bem resolvido na cabeça deles como conciliar a urgência.

    Da Necessidade deles com a demora de Jesus em atendê-los eu pergunto a vocês o que Jesus estava fazendo aquele barco dormindo quem está dormindo não está agindo e sabe irmãos pior do que a tempestade para nós é a demora do Socorro tem hora que a demora de Deus grita mais alto nos ouvidos da nossa alma que o barulho mais ruidoso das circunstâncias.

    Mais adversas talvez foi a dor de Marta quando manda um recado para Jesus está enferma que ele é quem amas e eu fico imaginando que já que tinha muita gente na casa da Marta e da Maria as perguntas eram essas Será que ele vem mesmo e Marta responde é claro eu nunca nos deixou na mão e o Lázaro piorando e Marta talvez olhando na estrada Se Jesus apontava e alguém chegava o Marta eu acho que.

    Jesus não vem vem ele não deixa na mão não ele vem ele é amigo da gente ele não vai nos deixar de socorrer não ele vai chegar e o Lázaro piorando daqui a pouquinho alguém chegues o Marta seu irmão acabou de morrer e o Senhor Jesus não chegou os juDeus que estavam na casa da Marta disseram assim porque que ele não curou o Lázaro Por que que não evitou que Lázaro morresse ele não fez curas a.

    Distância Por que que não curou Quantas vezes você já passou Noites em dormidas madrugadas insônias com essa grande angústia meu Deus por que que o senhor deixou isso acontecer Por que que o senhor permitiu isso porque que o senhor não veio por que que o senhor não socorreu Por que que o senhor tá demorando porque que eu oro e a doença se agrava porque que eu peço e o problema não resolve por que que eu insisto e choro e jejum e clamo e a única voz que eu escuto é o barulho das.

    Ondas salvando o barco da minha vida na cabeça deles não tá bem resolvido mestre Não te importa que pereçamos aí diz o texto que Jesus Então se levantou repreendeu o vento repreendeu o mar porque o vento tem ouvidos e o mar consegue escutar o criador e eu fico imaginando que o mar com uma fera Selvagem Ao escutar o comando do.

    Criador vai se encolhendo vai se encolhendo e o vento vai se recolhendo as reclamaras e tudo se faz calmo e por não sujo eu quero dizer para você que a sua tempestade é maior do que você mas as suas tempestades tá debaixo do controle do Senhor Jesus o mar se revolta na sua vida mas o mar escuta a voz de Jesus e na hora que ele mandar o Márcio acalma o vento cessa e haverá Bonança na sua história na sua vida o que eu acho Maravilhoso.

    Pastor Marcos nesse texto é que há dois registros de Tempestades nos Evangelhos neste Este é o primeiro e curiosamente Jesus primeiro a calma a circunstância para depois acalmar os discípulos lá na segunda tempestade relatado em Mateus 14 22 a 33 o mar também está revolto e mas Jesus não está com eles e Jesus é encaminhando sobre o mar e os discípulos ficam.

    Apavorados pensando que é um fantasma e antes de Jesus acalmar a tempestade Jesus acalma os discípulos dizendo assim entende bom ânimo sou eu não tenho medo Por que que Jesus mudou de metodologia na segunda tempestade porque tem hora que Jesus sabe que a tempestade da sua vida não está dentro de você está fora de você tem hora que Jesus sabe que a tempestade não tá fora de você tá dentro de você.

    Tem hora que Jesus não tem que acalmar a circunstância tem que acalmar o seu coração eu quero dizer para você que Jesus está aqui nesta noite e ele conhece a tempestade de fora e ele conhece a tempestade dentro ele conhece a circunstância ele conhece o seu coração e hoje ele está aqui para acalmar a tempestade que tá dentro da sua alma e acalmar circunstâncias que estão assolando a sua vida e depois que Jesus acalma o mar e o vento agora vem a segunda pergunta.

    Do texto e Jesus Pergunta assim por que que vocês estão comendo que que vocês não tem fé e eu fico perguntando a mim mesmo meu Deus se eu tivesse lá eu estaria com medo um barco frágil de noite o mar moendo o barco o barco rodopiando no meio do mar se enchendo d'água você estaria comendo.

    Eu só fiz Pastor Marcos um cruzeiro com navio grande na vida fiz vários cruzeiros pequenos mas navio grande só fiz um na vida saiu de Santos para as praias do interior de do Rio de Janeiro e eu Prometi a mim mesmo nunca mais fazer outro Cruzeiro na vida prometi para mim mesmo ondas de cinco metros meus irmãos não ficou ninguém sem nausear naquele navio nós íamos para jantar e cambaleando segurando nas paredes e voltava sem chegar no refeitório vomitando pelo corredor.

    Uma coisa horrorosa e quando saímos do Rio nessa circunstância sabendo que tinha 8 horas pela frente eu fiz uma oração meu Deus ou eu durmo ou eu morro Agora pensa num Barquinho pequeno a morte mostrando a carranca você estaria com medo e Jesus por que vocês estão com medo como é que vocês não tem fé a grande Pergunta nesse texto é porque que eles deviam ter fé e não medo.

    Para ajudar vocês no recurso mnemônico da memória darlisei quatro motivos pelos quais eles não deviam ter medo e sem fé todos os quatro começando com a letra P primeiro Por que que eles vão ter fé e não medo primeiro por causa da Promessa de Jesus olha o versículo 35 passamos para outra margem Se Jesus disse passemos para outra margem para o destino deles a outra margem Então vou lhe dizer uma frase que se.

    Vocês guardarem a frase Me Dou por contente nesta noite Promessa de Jesus e realidade são a mesma coisa porque ele vela pela sua palavra cumprir e nenhuma de suas promessas cai por terra você não vive com já ouvimos aqui hoje por vista você viu pela fé e fé você crer que Deus falou é verdade se o senhor disse a outra Margem Não é o fundo do mar é a outra Margem Não.

    Importa o tamanho da Tempestade você vai chegar na outra margem você vai para um lugar seguro o seu destino não é o naufrágio o seu destino é o porto do final é o lugar seguro é outra margem porque que eles deviam ter fé no medo em segundo lugar primeiro por causa da Promessa segundo por causa da presença Jesus estava dentro do barco.

    E quem é Jesus é o criador do céu é o criador da Terra é o criador do mar é o criador do universo é o seu criador a criatura não pode ser maior que o criador a criatura não pode vencer o criador Se Jesus estava dentro daquele barco Aquele barco não podia naufragar meu amado irmão nós não vamos deixar de ter medo não eu nem mente que eu sou um cara valente Eu não tenho medo que eu sou um cara forte eu não tenho medo que eu sou um leão Eu não tenho medo que qualquer coisa eu enfrento no peito porque eu sou bom porque eu sou isso não.

    Não não não não você não precisa ter medo não é para ser forte não você é fraco eu sou fraco mas o seu Deus é forte o seu Deus é todo poderoso o seu Deus é onipotente o seu Deus está com você disse Davi eu não tenho uma sombra da morte porque tu estás comigo a tua vara e o teu cajado me consolo e Jesus prometeu Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos .

    Terceiro lugar porque que junto é feio no momento primeiro por causa da promessa segundo por causa da presença terceiro por causa da Paz de Jesus eu pergunto a vocês o que Jesus está fazendo no barco mesmo dormindo também fazer vou fazer outra pergunta Jesus sabia que a tempestade viria é óbvio que sim e se sabia porque dormiu Dormiu porque tinha plena consciência.

    Que tudo estava sob controle me permita dizer isso paz não é ausência de tempestade paz e a certeza que apesar da Tempestade Jesus está no controle você pode perder o controle ele jamais perde o controle você pode chegar um momento na vida que você não sabe o que fazer ele sabe você pode chegar um momento na sua vida.

    Meu Deus parece que a circunstância vai prevalecer parece que a situação é inadmável parece que tudo está indo de bancarrota em bancarrota mas Jesus não perdeu o controle ele está em paz tem hora que meu coração fica assaltado de temor e eu preciso dizer para o meu próprio coração como Salmo 116:7 volta minha alma ao teu sossego porque o Senhor tem.

    Sido Generoso para contigo descanso a minha alma calma acalma você não tá vendo saída a saída está nas mãos de Jesus você não controla a situação Jesus está com as rédeas na mão Você Não Sabe O Que Você Vai Fazer Jesus está conduzindo o seu barco para o porto seguro e Divinal quarto lugar porque que eles vão ter fé em momento primeiro por causa da Promessa segundo por causa da presença.

    Terceiro por causa da Paz quarto por causa do Poder de Jesus se vocês perceberam toda essa passagem está ao redor de outros textos que retratam o poder de Jesus por exemplo aqui Jesus tem poder sobre as leis da natureza o mar escuta a sua voz o vento obedece o seu comando quando ele fala o universo inteiro escuta a sua voz o sol para as estrelas aparecem quando.

    Ele fala o vento escuta sua voz quando ele fala uma mula profetiza quando ele falha um velho me obedece a sua voz e vai lá exercer o seu trabalho quando ele fala os demônios batem retirada quando ele fala os anjos sai na velocidade de um vento para cumprir as suas ordens Ele é o todo poderoso Deus e o universo inteiro se curva a sua soberania ele tem um controle ele está no comando ele é.

    Deus mas em segundo lugar se você perceber quando termina esse texto Jesus desembarca do outro lado na região Que nós conhecemos como decápolis as 10 cidades antigas num despenhadeiro de noite dentro de um cemitério e tudo que você não espera a ver dentro de um cemitério de noite a gente viva.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t1Tuq1-bmxw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem