O TRIUNFO DO REI DA GLÓRIA - Hernandes Dias Lopes

O TRIUNFO DO REI DA GLÓRIA - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade governantes dias de hoje nós vamos estudar o Salmo 24 peço que você abra sua bíblia por favor desta passagem nós vamos ler esse texto Salmo 24 com a vinda do Rei da Glória e ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém o mundo e os que nele habitam e fundou a ele sobre os mares e sobre as.

Correntes a estabeleceu e quem Subirá ao monte do Senhor e quem há de permanecer no seu santo lugar e o que é limpo de mãos e puro de coração o que não entrega a sua alma a falsidade nem jura dolosamente e este obterá do senhor a benção EA Justiça do Deus da sua salvação e tal e a geração dos que o buscam dos que buscam uma Face do Deus de Jacó.

Levantai oh portas as vossas cabeças levantai-vos ó Portais Eternos para que entre o Rei da Glória e quem é o rei da glória e o senhor forte e Poderoso o Senhor poderoso nas batalhas a levantar EA portas as vossas cabeças levantai-vos ó Portais Eternos para que entre o Rei da Glória quem é esse Rei da Glória o senhor dos exércitos ele é o rei da glória.

Amém eu quero então a luz desse texto tratar sobre o triunfo do Rei da Glória Tá mas me permita é Recordar aqui para aqueles que estão chegando aqui hoje ou estão participando desta classe pela primeira vez é porque estudar o livro de Salmos e esse é um livro peculiar da Bíblia porque esse livro Diferentemente dos demais ele foi escrito por vários autores.

E este livro demorou há cerca de mil anos para ser composto e ele é uma reunião de vários poemas de cento e cinquenta poemas desde poemas escritos por Salomão o melhor por Moisés que viveu 1500 anos de Cristo é o Salmo 91 Salmos compostos depois o cativeiro babilônico como salmo 126.

Eu volto um 500 de Cristo e este livro não é um livro de uma tonalidade só ele tem poemas de louvor tem poemas de contrição tem poemas de lamento tem poemas em precatórios tem poemas os messiânicos então ele ele não tem uma cor só a tonalidade só e o livro de Salmos.

O TRIUNFO DO REI DA GLÓRIA - Hernandes Dias Lopes

E foi reunido no livro certamente depois do cativeiro babilônico o e agregado em cinco livros distintos é o primeiro livro compreendendo o Salmos uma o 41 o segundo livro 42 aos 72 o terceiro livro dos 73 a 89 o quarto livro do 90 ou 106 e o quinto livro do 77 ou 150 bom então ele tem essa característica de ser também o livro.

Dos Cânticos do Hinário um povo de Israel por um poemas compostos para serem metrificados e cantados durante muitos anos o Hinário que se conhecia é o rio de Salmos e cantado Hoje nós estamos aqui considerando com vocês nas duas aulas anteriores o que nós chamamos da trilogia do pastor Salmo 22 23 e 24.

Se você tem no Novo Testamento três retratos de Jesus com pastor a Jesus é o bom pastor Jesus é o grande pastor que Jesus é o Supremo pastor e em João 10 11 Jesus é o bom pastor que deu a sua vida pelas ovelhas e em abreus 1320 Jesus é o grande pastor que vive para as ovelhas mas em primeira de Pedro 54 Jesus é o Supremo pastor que volta ara para galardoar as ovelhas.

Ó e esses três retratos de Jesus com pastor Du Novo Testamento são refletidos aqui na trilogia dos Salmos 22 23 24 e o Salmo 22 apresenta Jesus como o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas o Salmo 22 é o Salmo da Cruz e o Salmo 23 é conectado com Hebreus 13 e 20 e ele é o grande pastor que vive para as ovelhas.

E eu Salmo 24 é conectado com primeira de Pedro 54 ele é o Supremo pastor que voltará para as ovelhas ou pastor que triunfou e retornou para o céu em glória para então voltar para galardoar as suas ovelhas então nós poderíamos batizar esses 3 salmos da trilogia como salmo da Cruz o Salmo e do cajado e o Salmo da coroa o 22 é o.

Salmo da Cruz o 23 é o Salmo do cajado e o 24 é o Salmo da coroa com 22 o bom pastor 23 o grande pastor 24 Supremo pastor 22 da Cruz 23 o cajado 24 a coroa hoje nós vamos tratar do Salmo 24 e se você notou na trilogia 22 23 e 24 isso foi reunido posteriormente um este.

    Propósito Davi que escreveu os três Salmos na trilogia

    Vai do Calvário E aí resulta são da Entrada Triunfal do Cristo vitorioso nos páramos celestiais e ele vai dar Agonia do Calvário a Entrada Triunfal de volta e no céu na cidade santa a Nova Jerusalém e nós teríamos então no Salmo 22.

    A melodia triste do Calvário e do 23 a melodia da Paz Hino Salmo 24 nós teremos a melodia majestosa e Triunfante do retorno de Jesus à glória Celeste se alguém disse que esse Salmos esse sal 24 foi composto só para relembrar ou celebrar a entrada da arca da aliança e a na cidade de Jerusalém quando da vivai dançando diante da arca com.

    Exultação e alegria bom e que aquela cena de Davi entrando e dançando é liberando a entrada da arca e Jerusalém seria uma espécie de um exemplo de protótipo de preâmbulo daquilo que foi a entrada do filho de Davi o Messias glorificado os páramos Celestiais é claro que quando Davi compôs esse Salmo mesmo que tenha sido composto para representar a entrada da arca e.

    Jerusalém mas Davi estava certamente prefigurando A Ascensão Sublime do Rei da Glória aquele que venceu a morte aquele que venceu o diabo aquele que triunfou sobre os principados e potestades na cruz é aquele que conquistou com seu sangue um povo para ser e agora ele retorna para o céu ou um rei vitorioso celebrado Adorado pelos anjos e pela.

    Igreja Oi e a curioso eu queria só aqui nós vencemos é dois textos da Bíblia para entendermos esta Vitória e esse Triunfo de Cristo o primeiro deles e e de volta para cá no Salmo 24 por favor abre aí Hebreus 2 os versos 14 e 15 por favor E aí o hebreu os dois 14 15 16 invisto pois que os filhos têm participação comum de.

    Carne e sangue destes também ele igualmente participou para que por sua morte destruísse aquele que tem o poder da morte a saber o diabo o e livrasse todos que pelo pavor da Morte estavam sujeitos a escravidão por toda vida eu ele vem destrói aquele que tem o poder da Morte e livra todos que pelo pavor da Morte estavam sujeitos a escravidão por toda a vida ele vem para libertar um povo.

    É libertado do Poder da morte do medo da morte a e agora o segundo texto e Apocalipse 5 e a veja comigo aí quando o senhor é proclamado quando o senhor é adorado e ele Adorado pelos anjos ele é adorado pela igreja que está na glória a igreja glorificada porque eu cinco versos 11 a 14 Você pode ler comigo em voz alta esse texto vamos juntos pocalipse 5 11 a 14 vamos lá Vi e Ouvi uma voz de muitos.

    Anjos ao redor do Trono dos seres viventes e dos anciãos cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares proclamando em grande voz Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder e riqueza e sabedoria e força e honra e glória e Louvor E então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra debaixo da terra e sobre o.

    Mar e tudo que neles ar estava dizendo aquele que está sentado no trono e ao Cordeiro seja o louvor EA honra EA Glória eo domínio pelos séculos dos séculos e Os quatro seres viventes e responde uma Man também os anciãos prostraram-se e adoraram esta cena apoteótica arrebatadora da entrada do Rei da Glória nos páramos Celestiais sendo saudado sendo adorado sendo.

    Proclamado sendo ovacionado por todos os seres que habitam no céu na terra nos

    Mares ou seja o universo enfim está aqui apoteótica e arrebatadoramente saudando o Rei da Glória que está entrando nos páramos Celestiais Depois da sua a voz da vitória na cruz vencendo a morte ressuscitando e retornando para o céu Este é o cenário que o Salmo 24 vai descrever para nós então volta no Salmo 24 porta lá por favor.

    Bom então vamos olhar aqui primeiramente os atributos daquele que é adorado E olha que vai que começa ao Senhor pertence a terra Ah e tudo o que nela se contém o mundo e os que nele habitam o Boom do a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu e Diferentemente do que Israel pensava Deus não é apenas o Deus de Israel.

    E ele é o Deus de toda terra ele é o Deus de todos os povos ele é o Deus de todas as nações ele é o criador e o dono da terra e o Deus e todos os povos Então vamos olhadinha aqui algumas coisas primeiro o Senhor é o dono absoluto de todas as coisas ao Senhor pertence o que a terra e tudo o que nela se contém vamos entender isso ele é de que ele é dom da terra ele é.

    Tão do mar ele é um dos peixes eles vão dos animais terrestres ele é dono dos animais voláteis ele é dono dos homens ele dom das mulheres eledon das riquezas minerais ele é dono de tudo e isso nos leva a entender uma coisa a terra não é do homem o homem é apenas um locatário uma arrendatário em precaríssimo Direito.

    De posse que pode é receber despejo imediato o preste atenção nisso a sua casa seu apartamento suas fazendas seus bens penhorados no banco se você é um locatário em precaríssimo direito e posse que pode ser despejado imediatamente é o verdadeiro dono não é você nem eu a compreender isso irmãos faz toda a.

    Diferença se você não trouxe nada você não vai levar nada não tem gaveta em caixão não tem cofre em Sepultura não tem caminhão de a mudança enterro Eu e você no entrou no mundo e não voltará a com essa declaração espantosa porque as pessoas têm a ideia de que elas são as proprietárias as as os donos.

    E nós não temos Às vezes a ideia que nós estamos apenas um locatário em precaríssimo Direito de posse e poder ser despejados o cara mais rico do mundo de quem morreu é é pouco sua burra não é nada tem nada trouxe nada não leva nada E por quê Porque o verdadeiro Dono de Tudo da terra e tudo o que nela se contém de Deus e a terra não é apenas.

    A Propriedade Exclusiva de Deus a terra é o teatro palco da grande obra Redentora de Deus e agora veja você no verso 20 Capítulo 24 versos 1 e tá escrito que não apenas as coisas os bens tudo pertence a Deus mas o verso a parte bem diz um mundo e os que nele habitam e agora vamos entender que o senhor é o dono não apenas das riquezas sejam animais.

    Vegetais minerais e dos recursos petrolíferos É mas o senhor também é o dono dos que habitam na terra e agora tá falando de gente a todos os povos das Nações e não é verdade que só Israel e o povo de Deus mas todos os que habitam na terra pertencem a Deus o ou seja mesmos regimes monárquicos Onde os reis acham que os súditos são.

    Sua propriedade estão equivocados os reis passam e os príncipes lá Isaías 40 Disk basta o vento e são arrancados o e passam e se você para para pensar por exemplo Onde estão os faraós do Egito e onde está os grandes Monarcas e Como senaqueribe da assíria como Nabucodonosor da Babilônia um comentário grande do império medo-persa o Alexandre Magno do império.

    Greco macedônio Onde estão os césares de Roma e onde está no leão bonaparte's a mostrar Mussolini Onde está Hitler os Cullen e onde estão os homens que acharam que dominava o mundo Claro pó eu nunca foram de nada se acharam donos mas não eram o dono de tudo é Deus e os homens estão como locatários em.

    Precaríssimo de leite em pó se e basta um sopro divino e eles são despejados a granada bom Então essa é a verdade que esse Salmo de uma maneira eloquente está dizendo para nós e agora vem jogar CO2 comigo fundou a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu é a ideia que é que Deus e você lê isso aqui e depois se você vai para Gênesis.

    Capítulo 1 e está graficamente descrito a maneira Como Deus criou e fundou a Terra é sobre os mares mas Deus não é apenas o criador aquela ideia de que ele é o preservador o preservador e ele criou tudo em tudo nele subsist Às vezes a ideia que alguns têm de Deus é a ideia teísta Qual é a ideia desta a ideia de que Deus é apenas transcendente mas não é imanente ele.

    Criou mas não cuida ou melhor que ele criou e estabeleceu leis e às vezes agem por si mesmas sem um intercurso a interferência o a providência dele eu não Deus criou e Deus preserva Deus criou e Deus sustenta a Deus não é como um relojoeiro que cria um relógio da corda nele deixa o relógio trabalhar sozinho ele é o Deus que sustenta todas as coisas.

    E outras palavras nós podemos dizer que as mandíbulas famintas dos oceanos deve o horário uma terra não foram a interferência de Deus e foi perguntar da Jó onde estava você joga quando ele colocou limites do mar para que os vasinhos se a terra e eu conheço algumas pessoas que têm muito medo de comprar apartamento em orla eu resolvi invadir E aí e o que que o barulho invades e às vezes acontece um fenômeno outro como sunami.

    Da vida é mas quem botou limites no mar para ele invade a terra E por que que você compra uma casa uma um apartamento numa orla o Eduardo sossegado E aí e o homem pode achar que isso é coisa comum da natureza mas não a visão mais Ampla do ponto de vista da Providência Deus é o Deus que criou Deus é o Deus.

    Que preserva a Deus é o Deus que sustenta Deus eu Deus que estabeleceu limites nesse controle e ele tem o controle de todas as coisas e o texto está mostrando para nós é que esse Deus cria esse Deus preserva que esse Deus é tô no e esse Deus controla toda a criação ele é soberano e não há nada mais importante Irmão de quem entender quem é o nosso Deus e a majestade dele a grandeza dele o.

    Poder dele o controle dele do universo e na linguagem pictórica de Isaías poética de Isaías eu disse que aquele que mede as águas na concha da sua mão que pesa o pó das montanhas em balança de precisão que mede os céus a palmos que espalha as estrelas do firmamento e que hora é para as nações Poderosas e as considera como um pingo que cai um balde como pode uma balança de precisão como um vácuo como nada com o mesmo que.

    Nada essa é a grandeza do seu Deus essa Majestade do nosso Deus é mas vamos agora em segundo lugar olhar os atributos daqueles que adoram este Deus então Davi faz uma transição daquele que adorado para aqueles que adoram Então vamos ver primeiro lugar o adorador apresenta-se diante de Deus com reverência o verso 3 e quem Subirá ao monte do senhor.

    Quem há de permanecer no seu santo lugar tão note duas coisas subir e fazer mais o que permanecer e quem sobe quem permanece a subir ao monte do senhor é uma ideia bíblica de adorar a esse Deus ele está no alto e sublime lugar um alto e sublime trono você não desce você sobe você se Levanta para olhar para cima.

    Para aquele que está no trono aquele que reinará que ele quer soberano é que tá nas alturas em Luz inacessível Então essa é a ideia de subir para ter comunhão para ter intimidade para se relacionar com ele bom então adorarei a subir ao Lugar Santo é contemplar ao senhor é deleitar-se nele o e outras palavras você e eu fomos criados com um propósito bom e que propósito é esse o catecismo.

    De Westminster começa é com esta pergunta básica porém essencial Qual é o fim principal do homem e quem fez catecismo aqui estudou catecismo para responder comigo o fim principal do homem é o quê em glorificar a Deus e e Gonzalo para sempre o Dr John Piper trabalhando esse tema disse que o ser humano está cata a.

    Procura a busca de felicidade e não é nenhum problema com isso não há problema nenhum com isso ser humano foi criado para buscar felicidade mesmo é uma pessoa não quer ser feliz e ela tá sendo masoquista na verdade ninguém gosta de sofrer A não ser que você outra Sou doente você quer ser feliz você quer ter uma vida boa você quer morar bem você quer vestir bem você quer comer bem você quer se relacionar bem você quer ter uma família boa você.

    Quer ter relações bons você quer ter uma vida saudável você quer a vida feliz não é isso tá certo está certo há nada de errado nisso e agora ele diz o problema do ser humano é que ele se contenta com a felicidade pequena demais limitada de mais terrena demais quando Deus criou o salvou para a maior de todas as felicidades a precisar de conhecer a Deus e glorificar a Deus de fruir a Deus te exaltar a Deus te.

    Deleitar-se em Deus e você foi criado para isso e do livro Confissões de Agostinho ele tem uma declaração solene cima lá e diz ó Deus tu nos criaste para ti Oi e a nossa alma só terá descanso quando se voltar para ti e o homem é um ser eternamente insatisfeito até ter um encontro com Deus e essa é a grande Proposta o a grande.

    Tese do livro de Eclesiastes é o homem À Procura da Felicidade Oi e ele procura a felicidade onde na riqueza na bebida no sexo na fama nas realizações nas Posses nas conquistas nos Prazeres EA diz que tudo que ele procura a felicidade e até chega lá descobre que é vazio que é Bolha de Sabão que não tem consistência que não satisfaz que não.

    Preencha a uma e é disse que de bar do Sol Buscar a felicidade é correr atrás do vento você não consegue pegar o vento e não consegue é porque o propósito maior da vida o sentido maior da vida é subir e permanecer no monte Ou seja é adorar a Deus até você encontrar a Deus você é um ser insatisfeito bom Então essa é a grande pergunta quem e Subirá ao monte do senhor quem há de permanecer no seu santo lugar eu agora.

    Vai começar a descrever quem é que vai adorar a Deus vai subir em permanecer primeiro adorador é aquele que Orna sua vida com excelência às Moraes veja o verso 4 e o que é limpo de mãos e puro de coração e eu Entrega a sua alma a falsidade nem jura dolosamente 11 entendeu com as coisas aqui nesse verso é tá falando de pureza de ação e pureza de motivação preste atenção nisso.

    O que é limpo de mãos e puro de coração mãos o que você faz coração é o que você sente é o coração tem a ver com motivação mãos se a ver com ação e talvez nós colocaremos em ordem cronológica em ordem cronológica ou diríamos o que é puro de coração O que é livre mãos na verdade o primeiro você precisa ser puro de coração para depois ser livro de mão concordam e a motivação presente ação.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=qJE8oi-9BmI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem