15. A teologia do corpo (1Co 6.12-20)

15. A teologia do corpo (1Co 6.12-20) Muito bem queridos nós vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 6 nós vamos ler do verso 12 até o verso 20 primeiros coríntios Capítulo 6 de 12 a 20 enquanto a gente procura só as lembrancinha pro pessoal que nos acompanha pela pelo YouTube Aproveite aí já para se inscrever no canal da nossa igreja e acionar o Sininho para você receber as notificações de toda pregação.

15. A teologia do corpo (1Co 6.12-20)

Nova todo vídeo novo que nós postarmos na nossa igreja primeiro aos Coríntios Capítulo 6 de 12 a 20 palavras de Paulo todas as coisas me são lícitas mas nem todas convém todas as coisas me são lícitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas os alimentos são para o estômago e o estômago existe para os alimentos mas Deus destruirá tanto o estômago quanto os alimentos porém o corpo não é para.

Imoralidade mas para o senhor e o senhor para o corpo Deus ressuscitou o senhor e também nos ressuscitará pelo seu poder vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo e será que eu tomaria os membros de Cristo e os Faria membros de uma prostituta de modo nenhum ou não sabem que o homem que se une a prostituta forma um só corpo com ela porque como se diz os dois se tornarão uma só carne mas aquele que se une ao.

Senhor é um só espírito com ele fujam da imoralidade sexual qualquer outro pecado que uma pessoa cometeu é fora do corpo mas aquele que pratica imoralidade sexual peca contra o próprio corpo Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que está em vocês e que vocês receberam de Deus e que vocês não pertencem a vocês mesmos porque vocês foram comprados por preço agora pois glorifiquem a Deus no corpo de vocês amém até aqui a leitura da palavra do.

Senhor o Deus Diante da Tua Palavra nós pedimos a iluminação do Espírito Santo para compreender o seu significado e para sermos corrigidos orientados encorajados por ti diante desse texto tão desafiador tão atual para os nossos dias ajuda nos o pai a nos submeter a tua vontade também nessa área sexual é o que pedimos em nome de Jesus amém queridos nós vimos na primeira parte da.

Carta aos Coríntios que o apóstolo Paulo a escreveu com o objetivo de resolver alguns problemas de natureza teológica doutrinária e prática daquela igreja que ele havia fundado algum tempo atrás e ele começa tratando de uma questão muito grave que era questão da de uma divisão interna que havia na comunidade provocada pela criação de partidos em torno de personalidades.

Recentes da história da igreja então havia aquelas pessoas que se identificavam com Paulo outras com Apolo que tinha sido pastor lá depois de Paulo outro se identificavam com com Pedro que era o grande líder do colégio apostólico da igreja mãe em Jerusalém e havia aqueles que se identificavam com Cristo dizendo assim que eles não eram de homem nenhum que eles estavam comprometidos apenas com Jesus Cristo e Paulo Então.

Trata essa questão nos Capítulos 1 2 3 e 4 sendo que o capítulo 4 foca mais na questão da sua autoridade Apostólica que estava em jogo também no meio dessa confusão toda os irmãos se recordam bem como nós do que nós vimos quando estudamos esse capítulo depois de resolver o dia abordar essa questão das divisões o apóstolo Paulo parte para segunda divisão ou segundo grande problema que ele trata na carta problema.

Da igreja que é a falta de disciplina a igreja de Corinto era uma igreja que se gloriava de ser uma igreja espiritual pela presença abundante de dons espirituais particularmente aqueles dois relacionados com línguas profecias e curas mas ao mesmo tempo era uma igreja que havia descuidado da santidade de vida e da conduta dos seus membros não havia Pastoreio não havia.

Ênfase na ética na maneira de viver que agrada a Deus talvez os Coríntios haviam identificado espiritualidade com Essas manifestações carismáticas o que era um grande erro porque era possível estas coisas estarem presentes e ainda assim não haver Como existe aqui na igreja de Corinto um compromisso com a vida Santa ou uma entrega uma renúncia completa a pessoa de Cristo Paulo Então trata de.

Três assuntos relacionados com disciplina nos Capítulos 5 vocês nós já vimos dois ele tratou primeiro do caso de um de um membro da igreja que vivia abertamente com a mulher do seu pai ele trata isso no Capítulo 5 e ele repreende a igreja pela soberba da igreja que estava preocupada com tantas outras coisas mas não cuidava de resolver aquele problema que era um escândalo.

Inclusive para a sociedade de Corinto Paulo então determina que aquele aquela pessoa seja expulsa da igreja seja entregue a Satanás com objetivo de que ela se arrependa e Que ela possa voltar a comunhão da igreja o segundo problema de ordem prática e que precisava também de disciplina da igreja de cuidar da igreja e não teve é que tinha dois irmãos brigando dois crentes em Cristo irmãos em Cristo na igreja brigando por conta de alguma.

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    Questão financeira que não é definida no texto pode ter sido uma pode ter sido um

    Negócio pode ter sido aí uma dívida o que quer que tenha sido um se sentiu prejudicado e levou o outro ao tribunal expôs as entranhas da igreja depois a igreja ao vexame diante da de um tribunal que era composto de pessoas que não teriam nenhuma aceitação na igreja Paulo pergunta Será que não tem nenhum irmão sábio aí no meio de vocês.

    Que possam que possa resolver isso chegar um acordo resolver essa situação e Paulo disse que era melhor perder ter prejuízo do que ganhar mais as custas de expor o evangelho e a igreja nas barras de um tribunal secular e agora nós chegamos ao terceiro problema de natureza prática que era ao que parece a prática de alguns membros da igreja de continuar na chamada prostituição.

    Cultural que fazia parte muito marcante da vida social da cidade de Corinto eu vou já explicar algumas coisas aqui a respeito disso nosso objetivo nessa noite então vai ser expor essa passagem procurar entender o que é que Paulo está primeiro o que é que qual o problema que Paulo está abordando aqui isso é muito importante para a gente entender a solução depois nós vamos ver os princípios que Paulo coloca para resolver o problema e as orientações.

    Práticas que ele dá a igreja Então qual era o problema em si há diversas referências aqui no texto a imoralidade sexual por exemplo Paulo diz aqui no final do verso 13 o corpo não é para a imoralidade Ele diz também no verso 15 Será que eu tomaria os membros de Cristo e os Faria membros de uma prostituta ou então no verso 18 fujam da imoralidade sexual e ainda no mesmo verso quem pratica imoralidade sexual.

    Peca contra o próprio corpo é evidente que o tema que o assunto que está em jogo é a imoralidade sexual a palavra que é traduzida como imoralidade sexual é a palavra grega pornéia que foi passada por português como é a raiz da palavra pornografia pornografo pornófono pornográfico e ela é a palavra que indica a palavra mais Ampla na língua grega para indicar todo tipo de imoralidade na área sexual.

    Pornéia dependendo do contexto pode se referir a relações entre duas pessoas que não são casadas pode referir-se Adultério pode se referir a práticas homoafetivas homossexuais dependendo do contexto em que a palavra é usada mas exatamente então que tipo de cornéia ou de imoralidade Paulo está tratando aqui e o segredo é exatamente a palavra que ele usa no verso 15 quando ele diz assim que é um absurdo você pega os membros de Cristo e torná-los membros de uma.

    Prostituta então o tipo de imoralidade sexual que Paulo está abordando aqui é a prostituição então isso nos leva a o contexto da época e nós vemos como faz todo sentido que seja isso que Paulo esteja tratando aqui no mundo do antigo Oriente e até também no dia de hoje dependendo da cultura as pessoas adoravam Deuses que acreditavam eram responsáveis pela fecundação da terra pela alternância das estações e.

    Pelas colheitas eram chamados cultos pastoris ou agriculturais os Deuses eram geralmente considerados como aqueles que faziam a terra florescer que fecundavam a terra e esses cultos eram muitos muito comuns Especialmente porque as pessoas adoravam esses Deuses ou prestavam culto a esses Deuses porque achavam que eles eram os responsáveis pela chuva pela fecundação da terra pelo Florescer do fruto para que tivessem colheita e.

    Naturalmente riqueza prosperidade sobrevivência então esses cultos é muito comuns em todo o antigo Oriente e não Era exceção também na Grécia embora a religião grega religião da Grécia ela fosse um pouco diferente não é mas você tem que lembrar eu creio que você deve lembrar aí dos seus estudos lá do lado do colégio vai acontecer estudou um pouquinho da cultura grega da religião grega que havia Deuses que estavam relacionados.

    Com isso ou com esse tipo de coisa havia a Deusa Afrodite que era Deusa do amor e

    A Deusa Diana que era a Deusa da caça o Deus Baco que era o Deus do vinho Daí vem a palavra bacanal porque o culto abaco era um orgia onde todo mundo ficava embriagado e daí passava para outras coisas né daí passou para o português o nome bacanal a partir do Deus do vinho então havia não só na mitologia grega mas havia esses cultos místicos essas religiões místicas que.

    Tinham vindo lá da frísia da mesopotâmia e que infestava o mundo da época e Corinto era conhecida por ser uma cidade que tinha templos que eram dedicados a esses Deuses particularmente Afrodite que era a Deusa relacionada com a fertilidade a fecundidade e em outras coisas correlatas o que nos chama atenção aqui é que o culto a esses Deuses particularmente essa Deusa consistia entre eu tinha sacrifícios.

    Tinha oferendas tinha orações esses Deuses tinham seus profetas tinham seus oráculos e tinham os seus sacerdotes e as suas sacerdotisas nos seus templos e tinha um templo muito grande lá em Corinto fazia parte do culto que os adoradores depois de trazer a sua oferta a Deusa ele se deitassem com as sacerdotisas que eram chamadas de prostitutas cultuais Esse era o nome que dado eram prostitutas sagradas elas.

    Moravam no templo e ter relações com elas ensinava a fecundação da terra e fazia parte daquele rito antigo daquelas religiões antigas então isso era muito comum em Corinto e se a nossa reconstrução está correta a gente então entende o que é que Paulo está falando aqui quando ele diz assim que a imoralidade sexual tá errada e que tá errada você se deitar com uma prostituta praticamente toda prostituição que tinha no mundo antigo era religiosa tinha a.

    Ver fazia parte da cultura religiosa e a prostituta geralmente era alguém que estava ligado a uma dessas seitas uma dessas religiões Então é isso aqui essa nossa abordagem de que Paulo está tratando da prostituição cultural ela fica reforçada porque logo mais no Capítulo 8 ele vai tratar da questão de comida sacrificada ao ídolo e vai voltar a questão da participação dos cristãos no templo para.

    Desfrutarem ou serem parte das festas ou dos festivais que eram oferecidos a esses Deuses ele vai tratar isso no Capítulo 8 9 e 10 8 9 10 Então por trás de tudo que estava acontecendo nós temos que lembrar que havia esse apelo era muito forte isso em Corinto Corinto era uma cidade conhecida inclusive por esse tipo de prostituição a ponto de eu já ter citado para vocês aqui de que o verbo criou-se um verbo o verbo cointizar significava corromper alguém.

    Corromper alguém sexualmente exatamente por conta desse ambiente que era típico da cidade de Corinto portanto nós vamos partir dessa premissa que o que Paulo dessa premissa que o que Paulo tá fazendo aqui é abordando esse problema membros da igreja de Corinto continuavam na prática de ir aos templos participar da prostituição cultural como eles faziam antes da mesma forma que alguns estavam indo e comendo.

    Da comida sacrificada Ídolos quando ele coisa que eles faziam antes de conhecer a Jesus Cristo abordagem que Paulo faz aqui é surpreendente ele vai cuidar da questão da idolatria no capítulo 10 capítulo 10 ele vai dizer que quando você vai no templo Pagão e você participa lá você na verdade tá participando com os demônios e com os Ídolos ele vai deixar para o capítulo 10 mas aqui ele vai entrar na questão da imoralidade propriamente dita era prostituição cultural mas no fim era.

    A velha e conhecida por Néia e moralidade então ele vai tratar dessa questão aqui e ele faz isso falando sobre o corpo ele exalta o corpo como uma dádiva de Deus que tem uma finalidade um propósito muito honrado e elevado a ponto de que a própria ideia da imoralidade ou de relacionar-se com a prostituta.

    Degrada o corpo é alguma coisa que está muito abaixo da dignidade que Deus deu ao corpo humano lembrando para vocês que essa abordagem de Paulo aqui ele vai é levar o corpo humano ele vai colocar numa posição impensada para aquela época essa abordagem vai contra o pensamento Platônico que dominava a sociedade daquela época onde havia uma divisão entre matéria e espírito o espírito sendo bom e a matéria sendo má então o.

    Corpo era sempre desvalorizado em contraste com o espírito as coisas do Espírito mas o que Paulo tá trazendo aqui é a visão Bíblica da criação e que Deus nos fez não somente alma e isso é um pecado inclusive dos Evangélicos evangélicos estão sempre preocupados com a salvação da alma mas Deus não nos fez espíritos desencarnados Deus nos deu um corpo a redenção não é somente para mas.

    A redenção é para o corpo também é para o corpo também e ao fazer isso o apóstolo Paulo vai na contramão do pensamento da época e elabora aqui o que nós chamaremos de uma teologia do corpo que ele vai usar como base para combater a prostituição ou qualquer outra coisa que diminua o status que Deus deu ao corpo humano quando ele nos fez lá em Adão Então é isso que.

    Nós queremos ver aqui com vocês aparentemente não havia ação Pastoral nós já Vimos que isso parece que era recorrente na igreja de Corinto ninguém cuidou do imoral do Capítulo 5 ninguém resolveu o problema dos dois irmãos do início do Capítulo 6 aparentemente também a liderança não tava cuidando da imoralidade na qual alguns dos membros estavam vivendo aqui no final do capítulo 6 Paulo então intervém com autoridade de apóstolo apóstolo de Jesus Cristo com cobertura e jurisdição.

    Universal sobre todas as igrejas para poder resolver esse problema vamos ver aqui os princípios que Paulo desenvolve seguindo a prática dele de sempre colocar primeira teoria e depois a prática porque a prática tem que ser orientada pela teoria senão vira pragmatismo pragmatismo vamos dizer então os princípios que ele coloca aqui começando no verso 12 nos versos 12 e 13 Paulo Responde ao que.

    Parece ser um dito um aforisma um provérbio que era citado por esses membros porque a gente fica pensando né como é que um crente em Cristo que se converteu através da pregação do evangelho pelo Apóstolo Paulo como é que ele justifica isso dele ir ao templo Pagão comer dos sacrifícios e participar lá do culto que inclui o relacionamento sexual com as prostitutas como é que um membro se justifica se você tem a nova versão Almeida ou a.

    NVI ou a nvt que são versões mais modernas você já vai perceber que elas colocaram a declaração do verso 12 e 13 entre aspas se você tá seguindo Almeida atualizada que a bíblia padrão ainda por enquanto ela não tem aspas mas os estudiosos intérpretes eles entendem que a melhor maneira de entender os versos 12 13 é que o apóstolo Paulo está citando a desculpa que os membros de Corinto.

    Estavam usando para frequentar esses templos pagãos por exemplo no verso 12 o que que eles estavam dizendo todas as coisas me são lícitas Qual é a resposta de Paulo mas nem todas convém a eles dizem todas as coisas são lícitas Qual é a resposta de Paulo mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas Eles continuam dizendo os alimentos são para o estômago e o estômago existe para os alimentos mas Paulo responde Deus vai.

    Destruir tanto uma coisa como a outra então o que você tem nos versos 12 13 é um diálogo de Paulo com a desculpa que aqueles crentes estavam usando para poder viver naquela prática e a Desculpa era basicamente essa todas as coisas me são lícitas tudo me é permitido como Cristão Cristo pagou meu pecado ele morreu na cruz por mim eu sou Herdeiro do mundo todas todas aquelas leis do Antigo Testamento que proibiam determinadas coisas não como a isso não.

    Como aquilo não faça tal coisa todas essas leis já foram cumpridas em Cristo portanto eu sou livre e como livre eu sou todas as coisas me são lícitas eu posso é todas elas me são permitidas talvez por alguns de nós isso possa parecer uma argumento absurdo mas a história da igreja revela que esse argumento sempre esteve presente dentro da igreja cristã e inclusive está presente dentro da igreja cristã até o dia de hoje você encontra grupos dentro da igreja que a gente chama geralmente libertinos que é o pessoal que diz isso.

    Eu fui salvo pela graça Cristo morreu na cruz ele cumpriu a lei por mim o antigo testamento a lei é coisa do Antigo Testamento eu vivo na graça e Deus é amor então eu posso tudo tudo minha lícito essa era a desculpa a primeira que esse pessoal estava usando para justificar a participação deles no templo Pagão comendo aquela comida sacrificada Ídolos e participando da prostituição a resposta primeira resposta de Paulo é.

    Mas nem todas as coisas convém Paulo não Tá negando que todas as coisas são lícitas ao Cristão e de fato nós não precisaríamos porque por causa do que Cristo fez nós não precisaríamos ter escrúpulos de desfrutar das coisas boas do mundo o mundo é nosso o Cristão devia ser a pessoa mais alegre do mundo em participar das coisas boas do mundo e para praia e para o campo comer bem um tempo de lazer legões livros ele devia ser a pessoa mais feliz.

    Mais alegre e fazer isso com gratidão no coração deviam ser o povo mais feliz da face da terra porque tudo nos é isso tudo isso Foi Deus Quem Fez fez para o nosso aprazimento Para Nossa Alegria mas o apóstolo Paulo nem tudo convém nem tudo convém de fato Deus nos deu o mundo todo mas ele disse da árvore do conhecimento do bem e do mal você não vai comer lembra do episódio lá no.

    Jardim pode comer de todas as árvores do Jardim mas dessa você não vai comer tudo é lícito mas nem tudo convém Tem certas coisas que não convém ao nosso status de justificados perdoados chamados santificados convertidos e transformados em Cristo Jesus e com certeza a prática da imoralidade é uma dessas Com certeza a imoralidade apneia é uma dessas coisas que não convém aos santos que não convém.

    Aos filhos de Deus não convém aqueles que se declaram seguidores de Jesus Cristo então eles diziam todas as coisas me são permitidas Paulo diz é verdade mas nem todas convém Nem todas convém aí Eles continuam dizendo todas as coisas me são listas ainda no verso 12 e Paulo responde mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas eu não vou deixar que o prazer que essas coisas me trazem que o desejo e a.

    Paixão por estas coisas me dominem a ponto de que eu perca o domínio próprio o controle de mim e eu faço aquilo que entristece o espírito santo de Deus tudo me é lícito por exemplo comer é uma coisa maravilhosa mas eu não vou me deixar dominar pela glutonaria beber um vinho gostoso não é maravilhoso é bom mas eu não vou me deixar dominar Pelo vinho e me embriagar e ofender a Deus pela minha embriaguez eu não vou.

    Fazer isso eu posso desfrutar de coisas maravilhosas mas eu não vou deixar que o exagero o abuso e a falta de domínio próprio faça com que isso que é o motivo de alegria e gratidão a cada se tornando motivo de tropeço para os demais irmãos em Cristo Jesus todas as coisas são lícitas mas eu não vou me deixar dominar por nenhuma delas a ponto de que elas me levem a entristecer a Deus a ofender ao Espírito.

    Santo e magoar o meu salvador que morreu na cruz por mim o outro argumento usado aqui pelos libertinos liberais lá de Corinto é o seguinte argumento sexo é uma coisa natural sexo é uma coisa natural o corpo precisa de sexo da mesma forma que o corpo precisa de alimentos é o argumento aqui no verso 13 se você tá usando a Nova Almeida atualizado você vai ver que ainda está em entre aspas eu creio que a nvt também a NVI eu não tenho certeza.

    Mas ele diz aqui olha os alimentos são para o estômago e o estômago existe para os alimentos isso não é Paulo que tá dizendo ele tá repetindo o argumento que aquele pessoal tava dizendo assim mas sexo é uma coisa tão natural é tão natural quanto você ter fome é um desejo natural do corpo da mesma forma que o corpo foi feito para os alimentos e os alimentos para o corpo sexo foi feito para o corpo e o corpo para o sexo então da mesma forma.

    Que é natural e normal você tomar uma refeição para satisfazer o seu apetite natural você ter relações sexuais É também um ato fisiológico apenas de satisfação de uma necessidade você vê que esse argumento é antigo né porque ele é muito usado hoje pastor Eu tenho 23 anos hormônios estão na flor da pele tô queimando aqui pastor como é que você tá dizendo que você é virgem como é que você tá dizendo para eu me controlar.

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