NUNCA PERCA A ESPERANC A - Hernandes Dias Lopes

NUNCA PERCA A ESPERANC A - Hernandes Dias Lopes muito bem eu quero tratar com você no expondo das escrituras o texto de Lucas Capítulo 5 versos 12 a 16 sobre o tema nunca perca a esperança este Episódio registrado aqui em Lucas 5 também está relatado em Mateus 8 e em Marcos Capítulo 1 em outras palavras os três Evangelhos.

NUNCA PERCA A ESPERANC A - Hernandes Dias Lopes

Sinóticos registram este extraordinário milagre realizado por Jesus eh eu escolhi o texto de Lucas porque Lucas como médico ele dá um detalhe importante que os outros Evangelistas não descrevem ele mostra que este homem que foi curado de uma lepra estava tomado de lepra coberto de.

Lepra E com isso Lucas como o seu olhar clínico eh descreve para nós que esse enfermo está no seu estágio mais avançado da doença como que num estado terminal um estágio Terminal da enfermidade o texto mostra também em Mateus Capítulo 8 que esse fato ocorreu logo depois que Jesus desceu do Monte ah chamado Monte das bem-aventuranças.

Onde ele pregou o seu sermão célebre sermão sermão do Monte que está registrado com mais detalhes em Mateus 5 6 e 7 o fato aqui é que um leproso tomado de lepra vem a Jesus e este homem se prostra se ajoelha adora Jesus e humildemente roga Jesus dizendo Se Tu.

Quiseres tu podes purificar-me diz o texto que Jesus profundamente compadecido dele tocou-lhe e disse quero fica Limpo imediatamente o homem Ficou limpo e Jesus ordena ele ir ao sacerdote para oferecer o sacrifício devido e em face disso Jesus também dá uma ordem para ele para não contar esse milagre para ninguém mas esse homem saiu.

Propal O Extraordinário milagre a ponto de Jesus não poder entrar mais livremente nas cidades em Face das multidões que vinham a ele para serem curadas e diante disso Jesus se retirava para para os lugares ermos a fim de orar bom esta narrativa bíblica enseja noos algumas lições muito importantes primeiramente vamos ver aqui a o doente o doente o texto vai nos informar que este homem está coberto de.

Lepra a lepra era uma doença não só incurável mas trazia estigma pra pessoa na verdade havia 37 tipos de doenças de pele que eram chamadas de lepra Algumas curáveis outras não mas a lepra que aqui é descrita era uma doença não só incurável mas progressiva e devastadora a pessoa ia perdendo as cartilagens a carne ia apodrecendo.

A pessoa ficava desfigurada e via de regra esta pessoa encerrava os seus dias numa caverna numa colônia de leprosos diante de um sofrimento atrz de um estigma terrível esse texto retrata para nós que a lepra também era um símbolo de maldição de julgamento foi o caso que aconteceu com Miriã com o rei Osias.

E quando a pessoa estava leprosa ela ficava debaixo de uma espécie de estigma social então é por isso que a bíblia faz uma conexão entre lepra e pecado por exemplo o pecado como a lepra afasta uma pessoa leprosa não podia ficar com a família frequentar a sinagoga ir ao templo ela tinha que ser isolada num leprosário assim como a lepra para separa o pecado também o pecado faz.

Separação entre nós e o nosso Deus segundo a lepra deixa a pessoa insensível Às vezes as pessoas descobriam que estava com lepra porque caí água fervendo nos pés ou nas mãos e a pessoa não sentia nada ela insensibilização a consciência cauterizando a consciência terceiro a lepra deixa marcas uma pessoa leprosa Perdi as cartilagens do corpo a orelha os lábios.

Nariz as mãos iam sendo devastadas e a pessoa ficava desfigurada assim também é o pecado ele deixa marcas na alma na mente nas emoções no corpo a lepra cheira mal a carne apodrecida misturando-se com os TR tornava o quadro asqueroso difícil de lar assim é o.

Pecado ele vai destruindo ele vai tornando a vida insuportável os vícios as mazelas da prostituição da promiscuidade da bebedeira das drogas letais mas também a lepra mata mata porque não tinha cura a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte então Lucas vai descrever este.

    Este doente como um leproso coberto de lepra já no estado mais avançado da sua

    Doença ess homem diante desse diagnóstico tão Sombrio já separ da sua família da Comunidade dos Santos da Sinagoga vivendo isolado numa colônia de leprosos numa caverna ele rompe ele rompe esse esse cerco da doença e.

    Consegue chegar até Jesus se as pessoas tivessem percebido teriam apedrejado esse camarada ou ele teria que dizer maldito maldito ninguém podia aproximar-se dele mas ele não perdeu a esperança era uma causa perdida era um problema insolúvel mas ele recorre a Jesus e ao recorrer a Jesus ele não chega estadi suas virtudes ou seus predicados.

    Ou fazendo exigências ou dizendo eu rejeito a enfermidade ou decreta minha cura Eu exijo que eu seja curado não ele chegou humildemente ele se prostrou com o rosto em terra ele adorou a Jesus e humildemente ele disse Senhor Se Tu Quiseres tu podes purificar-me ele destaca duas coisas muito importantes aqui primeiro ele destaca a soberania de.

    Jesus Se Tu Quiseres Quem manda é Jesus Quem está no controle é Jesus ele reconhece que ele não está diante de um igual mas do soberano senhor a majestade de Cristo Ele afirma mas em segundo lugar Este homem se coloca numa posição de submissão Se Tu Quiseres tu podes el sabe que Jesus tem poder mas el se submete a vontade Soberana de.

    Jesus quantas pessoas que hoje em nome de uma fé robusta beiram a blasfêmia quando chegam petulant diante de Deus requerendo exigindo decretando proibindo como se Deus fosse seu serviçal Não este homem entende corretamente que Jesus tem o poder se ele quiser ele pode mas ele se submete à vontade soberana do Senhor Jesus Ele não desistiu Ele não jogou a.

    Toalha ele estava no fundo do poço no Fim da Linha mas ele não desistiu de esperar e de buscar um milagre na sua vida mas vamos ver em segundo lugar agora o médico porque uma coisa é você ter compaixão outra coisa é você ter poder há pessoas que têm poder mas não t compaixão há pessoas que T compaixão mas não t poder mas Jesus tem todo o poder Se Tu Quiseres tu.

    Podes disse o leproso e diz o texto que Jesus profundamente compadecido dele Jesus é misericordioso ele lança o seu coração na nossa miséria ele sabe exatamente o que você está vivendo e como você está passando ele tem diagnóstico da sua vida em suas mãos ele se compadece de você ele se importa com você ele conhece o seu nome ele conhece.

    Sua família ele conhece o seu passado ele conhece o seu presente até mesmo o seu futuro ele conhece as dores da sua alma os gemidos do seu coração ele conhece as noites end dormidas as madrugadas ins sonnes as lágrimas que copiosamente rolam pela sua face ele sabe o que você você tá passando e se compadece de você mas em segundo lugar o texto diz que Jesus profundamente compadecido dele.

    Tocou é incompreensível a princípio porque dentro das leis cerimoniais um leproso não podia ser tocado porque a lepra é contagiosa ela contamina como o pecado é contagiosa e contamina quando uma pessoa era tocada por um pros impuro o puro ficava impuro mas o puro aqui toca o impuro e em vez do impuro tornar o puro impuro o.

    Puro torna o impuro puro e diz o texto que Jesus o tocou sem

    Ficar contaminado pela lepra deste homem é curioso que na língua grega a palavra tocar não é apenas um tocar de leve ou constrangido como Às vezes acontece com você e comigo quando um mendigo com as mãos sujas mal cheirosas estende a mão para você às vezes você fica.

    Constrangido Às vezes você pega mas não tem uma firmeza de pegar de verdade a ideia aqui é de abraçar é de acolher no peito o problema é que esse homem está coberto de lepra e significa que a carne desse homem está apodrecendo esse homem cheira mal que a sua roupa está se misturando.

    Com a sua pele necrosada e desmanchando pela lepra em outras palavras não há estágio tão elevado do problema do pecado da mazela humana que leve Jesus a sentir náusea de você a descartar você como lixo ele está pronto a abraçar você como você está Não é venha como você está e permaneça como.

    Você quiser não venha como você está e Jesus vai transformar sua hisória Jesus vai restaurar sua sorte Jesus vai limpar você como limpou aquele homem Jesus profundamente compadecido tocou e lhe disse quero fica Limpo Jesus Tem Misericórdia Jesus tem poder Às vezes você tem misericórdia você vê uma pessoa sofrendo e você gostaria de ajudar você não tem poder.

    Para para ajudar você Vu enfermo surrado pela doença com dores atrozes em cima de uma cama e você gostaria de vê-la saindo daquele leito da enfermidade mas você não tem poder mas Jesus tem compaixão e Jesus tem poder quero e quando ele quer tudo é possível Ele pode tudo quanto ele quer nós não estamos diante de um Cristo.

    Vencido pela morte nós não est diante o Cristo que esteve Vivo e está morto estamos diante o Cristo que esteve morto e está vivo pelos séculos dos séculos estamos diante daqu que é a raiz de Davi o leão dabo de jud estamos diante daqu que é sol da justi e a bril estr da estamos diante do Todo Poderoso Deus o rei dos reis o senhor dos Senhores aquele que pode dizer eu sou o pão da.

    Vida a luz do mundo a porta das ovelhas o bom pastor a ressurreição e a vida o caminho a verdade e a vida a videira verdadeira para ele nada é impossível para ele não tem problema insolúvel não tem doença incurável não tem casamento irrecuperável não tem vida sem salvação ele ele pode tudo quanto quer e agora vamos olhar tendo visto o doente o médico vamos ver agora a.

    Cura Jesus diz quero fica limpo e imediatamente ele ficou Limpo Ou seja a cura que Jesus promove não é acrediário não é a prestação não é em doses homeopáticas quando Jesus cura a cura é verdadeira ele não camufla ele não.

    Engana ele não trapaceia há muitos curandeiros por aí que enganam as pessoas usam de artifícios para afirmar uma cura que nunca ou plantam pessoas que nem doentes são para declarar você tá curado joga fora a sua muleta quando a pessoa tava ali fazendo um teatro Jesus nunca fez.

    Isso as curas que Jesus operou eram imediatas eram verificáveis podia-se atestar a veracidade daquela cura quero fica Limpo e imediatamente ele ficou Limpo suas cartilagens se refizeram sua carne podre ficou curada e sã seu corpo devastado pela lepra e deformado por ela restabeleceu-se Jesus não faz nada pela metade ele faz.

    Tudo perfeito e completo O que é maravilhoso é que Jesus é o mesmo ontem hoje e para sempre o mesmo ele não se aposentou eu não está de viagem ele não está dormindo ele não está cansado ele trabalha até agora ele pode tudo quanto ele quer você pode falar com ele a qualquer dia em qualquer dia em qualquer hora em qualquer lugar em qualquer.

    Circunstância ele está sempre pronto ouvir o seu clamor e ele ainda hoje cura liberta salva redime perdoa transforma nunca perca a esperança porque este Jesus o Rei da Glória aquele que por amor de nós se esvaziou a se mesmo assumiu a forma de servo humilhou-se até a morte morte de Cruz Deus o exaltou sobre maneira e ele.

    Recebeu o nome que está acima de todo o nome para que o nome de Jesus se dobre Todo o joelho nos céus na terra e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é senhor para a glória de Deus pai ele cura ele salva ele liberta isso é um fato que ocorre ainda hoje e há de ocorrer até a sua gloriosa volta a sua gloriosa vinda mas esse texto nos apresenta uma quarta.

    Verdade que destaco aqui agora é o testemunho Jesus ordena esse leproso a ir e mostrar-se ao sacerdote e a oferecer a a oferta da Purificação sacrifício determinado por Moisés para servir de testemunha ao povo Por que Jesus fez isso já que a cura foi verificável atestá-lo sanitária para diagnosticar a lepra e era o sacerdote a Autoridade.

    Sanitária responsável para verificar a cura e então dar uma espécie de alvará de licença para que essa pessoa pudesse legitimamente retornar ao convívio social a sua família sinagoga ou trabalho quando Jesus determina esse homem O sacerdote esse Jesus tá dando esse homem a garantia de que a sua cura é verdadeira e que ele não deve apenas ter.

    Uma percepção subjetiva do Milagre mas objetiva porque o sacerdote haveria de diagnosticar e constatar a legitimidade da cura e dar a ele o alvará de soltura da prisão do leprosário para voltar ao convívio da sua família da Sinagoga do templo e do trabalho Jesus tá protegendo esse homem Imagine se ele voltasse sem passar por esse processo e chegasse em casa pulando de.

    Alegria tô curado tô curado tô curado a família dele fugiria dele a esposa dele não abraçaria ele Talvez seus filhos fugissem dele talvez ele fosse chamado de maldito na rua e fosse impedido de entrar na sinagoga Jesus está dando as credenciais para que esse homem pudesse ter sua liberdade assegurada para voltar ao convívio social mas agora um quinto ponto que eu quero.

    Destacar que é o impacto disso qual foi o impacto da cura desse homem tá escrita assim olha que coisa interessante porém o que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava afluíam para ouvirem a Jesus serem curadas de suas enfermidades o evangelista Marcos acrescentando mais um fato disse que a partir desse dia Jesus nem podia.

    Entrar publicamente mais n cidad tamanho a quantidade de gente que o procurava para ser curada testemunho desse hom foi eloquente retumbante o que me deixa é que Jesus dá uma ordem para estee homem para não contar nada para ninguém e ele sai proclamando o que Jesus fez na sua vida a nós a você e a mim Jesus dá uma.

    Ordem expressa Ide por todo mundo e pregar o evangelho a toda a criatura indo portanto fai discípulos de todas as nações ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos e às vezes nós nos acovardam e ficamos em silêncio esse homem reprova a nossa omissão.

    Covardia Porque mesmo sendo proibido de falar ele falou ele não podia conter aquela alegria presa no seu peito eu não podia colocar esta obra Milagrosa de Jesus dentro de um cofre e manter segredo ele tornou público o que publicamente Jesus fez na sua vida é maravilhoso que o testemunho deste homem deve mexer com você e.

    Comigo nós não podemos nos calar daquilo que temos visto e ouvido D Maravilha que Jesus fez na nossa vida estávamos mortos e revivemos estávamos perdidos e fomos achados éramos escravos e Somos Livres Estávamos na potestade de satanás e agora pertencemos ao reino de Deus vivimos nas trevas e fomos transportados para o reino da Luz Deus nos chamou Deus nos salvou nos constituindo o sacerdócio.

    Real e Nação santa para proclamarmos as virtudes daquele que nos chamou das Trevas para sua maravilhosa luz que Deus nos ajude a testemunhar como este homem testemunhou mas há aqui um Último Ponto desta mensagem que eu quero enfatizar Então veja você que aqui é o Retiro Versículo 16 diz Jesus porém se retirava para lugares solitários e orava.

    As multidões estão vindo com as suas necessidades as mais variadas Com Seus Problemas os mais graves querendo cura alívio libertação e ao ver essas Multidões vindo Jesus se retirava para os lugares solitários e orava Nós quase não conseguimos entender esse gesto de Jesus porque Jesus era um.

    Pregador Jesus tinha poder de curar e certamente Nós gostaríamos de ver Multidões e quanto mais gente melhor quanto mais retumbante é a multidão requerendo solução e quem tem poder para resolver e solucionar fazendo isso maior seria a glória mas Jesus tá nos ensinando um princípio o Deus da obra vem antes da obra de Deus a comunhão com Deus precede ao trabalho.

    Para Deus Deus vem antes das pessoas Jesus está nos ensinando o grande risco de cair no ativismo religioso de uma Zama de uma correria de um trabalho árduo mas sem tempo para buscar a face do pai para orar para se deleitar no pai para ter comunhão com o pai então entenda isso a maior.

    Prioridade da sua vida não é fazer a obra de Deus é ter comunhão com Deus da obra quando Jesus chamou os seus discípulos tornaram-se Apóstolos não os chamou prioritariamente para pregar chamou-os prioritariamente para estarem com ele só depois os envia a pregar a curar e a libertar o Deus da obra precede a obra de Deus o Deus da obra é mais importante.

    Que a obra de Deus Deus vem antes das pessoas se nós não tivermos tempo com Deus nós não teremos poder para fazer a obra de Deus é curioso que o verso seguinte Lucas 6 Lucas 5:17 diz assim ora aconteceu que daqueles dias estava ele ensinando e achavam-se ali assentados farus e Mestres da Lei vindo de todas as aldeias da Galileia da Judeia e de.

    Jerusalém e o poder do senhor estava sobre Jesus para curar ou seja há uma profunda conexão entre oração e poder Jesus como homem e homem perfeito foi um homem de oração é por isso que Lucas que enfatiza a humanidade perfeita de Jesus é o evangelista que mais trata da vida de oração de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yAN_lNUxMcI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem