Digno de Adoração Apocalipse 1.4-6 - Voddie Baucham

Digno de Adoração Apocalipse 1.4-6 - Voddie Baucham nosso texto nessa manhã está em Apocalipse Capítulo 1 peguem suas bíblias por favor abram em Apocalipse Capítulo 1 começando no Versículo 4 João as sete igrejas que se encontram na Ásia graça e paz a vos outros da parte daquele que é que era e que há de vir da parte dos sete espíritos que se.

Digno de Adoração Apocalipse 1.4-6 - Voddie Baucham

Acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo a fiel testemunha o primogênito dos mortos e o soberano dos Reis da terra Aquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados e nos constituiu o reino sacerdotes para o seu Deus e pai a ele a glória e o dom pelos séculos dos séculos Amém Eis que vem com as nuvens e Todo Olho o Verá até quantos os traspassaram.

E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele certamente Amém Pode se sentar sempre que falamos sobre o livro do apocalipse há uma sensação de apreensão temos medo deste livro eu lembro-me de quando cheguei à fé saibam que eu não cresci na igreja eu não cresci em torno do.

Cristianismo fui criado por uma mãe budista solteira adolescente nunca ouvi o evangelho até o meu primeiro ano na universidade tive alguns companheiros de time de futebol que me discipular que compraram minha primeira Bíblia para mim e por alguma razão pareceu-me uma boa ideia começar pelo fim assim o primeiro livro que li foi o Apocalipse a pior decisão de.

Todas eu não recomendo amém então Somos Assim ficamos apreensivos é como se o Apocalipse fosse um livro místico que não pode ser compreendido e não tem aplicação prática para nós que vivemos aqui e agora e há uma série de razões para isso em parte porque tem sido bem sensacionalista ao longo dos anos há.

Pessoas que foram ao o livro do apocalipse com absoluta certeza de que as questões presentes são as questões do fim dos tempos dizíamos com toda a certeza que Hitler era o anticristo e isso era o fim dizíamos com toda a certeza dizíamos com certeza que quando a Guerra do Golfo começou era a antiga Babilônia seria a batalha do armagedon tudo estava se cumprindo foi.

Consumado existem livros escritos Talvez o mais famoso deles seja 88 razões porque o arrebatamento se dará em 1988 e por causa deste sensacionalismo por causa destas previsões falsas repito muitos pensam que o melhor talvez seja evitar o Apocalipse mas há outras razões pelas quais evitamos o Apocalipse um um deles é o tipo de literatura não estamos muito familiarizados com a literatura.

Apocalíptica não é algo que entendemos tão facilmente mas você precisa ponderar que a literatura Apocalíptica é absolutamente algo que aqueles que receberam o livro do apocalipse compreenderam eles discerni num instante que tipo de literatura estava sendo apresentada penso que o equivalente para nós seria um conto de fadas se alguém começa uma história para você com Era Uma Vez isso é tudo que você precisa.

Saber para entender que provavelmente estamos prestes a ouvir um conto de fadas porque é um tipo de literatura popular e você conhece bem as regras que cercam esse tipo de literatura ora não conhecemos bem as regras que cercam a literatura Apocalíptica por isso ela tende a nos deixar desconfortáveis outra razão pela qual ficamos desconfortáveis é porque Apocalipse cita o antigo testamento incessantemente mais do que.

Qualquer outro livro do Novo Testamento e bem não estamos familiarizados com o antigo testamento Amém nós apenas talvez a maioria dos cristãos aqui na Igreja de Cristo não esteja mas a maioria dos cristãos simplesmente não é tão familiarizada com o antigo testamento não só a mais referências do Antigo Testamento no Apocalipse do que em qualquer outro livro mas mais da metade dessas referências vem do Salmos Isaías Ezequiel e Daniel E adivinha.

Isaías Ezequiel e Daniel são o mesmo tipo de literatura Apocalíptica literatura Profética com a qual não estamos familiarizados Daniel contém mais em proporção ao seu cumprimento mas em termos de referências reais Isaías é o primeiro e assim Se não formos familiarizados com o antigo testamento se não ficarmos confortáveis com o antigo testamento então não seremos familiarizados e nos sentiremos desconfortáveis com o livro do.

Apocalipse depois há os símbolos que repito são bem comuns na literatura Apocalíptica mas se você não está familiarizado com a literatura Apocalíptica então você não entende como as cores os animais os candelabros Os Espíritos as Chaves e assim por diante ajudam a interpretar a história muitas vezes tentamos tentamos usar por exemplo ferramentas interpretativas que.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Usaríamos para um tipo de literatura para esse tipo de literatura e um

    Exemplo disso é um exemplo que eu ouvia quando era mais jovem mesmo antes de me tornar Cristão de não ir à igreja eu cresci em Los Angeles e havia muitos nacionalistas negros por lá naquela época diversos movimentos nacionalistas negros o principal deles era a nação do Islã e a nação do Islã costumava ir ao livro do apocalipse onde Jesus é.

    Retratado com pés semelhantes ao bronze polido e cabelos como lã e diziam veja ele é homem negro Ora se você entende a literatura Apocalíptica então sabe que pés de bronze polido são uma imagem do juízo e cabelos como lã São uma imagem do ancião de dias o juiz sábio Mas mesmo que você não saiba tudo que você precisa saber é que na mesma descrição os olhos dele são como fogo o que deveria lhe dar uma pista.

    Sobre o fato de que o autor não está sendo literal mas não posso dizer quantas pessoas discutem a cor da pele de Jesus com base naquela cor simbólica dada no livro do apocalipse porque pegamos esse tipo de literatura e tentamos usar regras de outros tipos de literatura para interpretá-la o que repito leva a erros que nos afastam do livro depois H os números.

    Os números do livro Estes são importantes para nós esta manhã existem vários números importantes no livro O número três é importante o número três é importante porque é o número de Deus nosso Deus triuno o pai o filho e o Espírito Santo o número quatro é importante porque é o número da criação quatro anjos quatro cantos da Terra quatro ventos a proposta os cristãos nunca pensaram ensinaram que a terra.

    Fosse plana Até recentemente há vários cristãos por aí defendendo esse argumento mas sempre entendemos que isso foi simbólico os quatro cantos da terra não significam que a terra seja plana e tenha quatro cantos mas o número quatro é uma referência à terra e assim os quatro cantos da terra fica toda a terra quatro seres viventes cada tribo língua povo e Nação o que isso significa todos os povos da.

    Terra o número sete o número da conclusão vemos isso em nosso texto várias vezes sete igrejas sete espíritos sete candelabros de ouro Sete Estrelas Sete Selos sete chifres sete olhos sete anjos sete trombetas e assim por diante o número 10 é outro número de conclusão É um tipo diferente de conclusão número 12 o número do Povo de Deus 12 tribos 12 apóstolos 12 estrelas acima da cabeça da.

    Mulher então existem múltiplos desses números 24 Diante do Trono 11 12 e outro 12 os 144.000 12 vezes 12 ve 1000 repito quando entendemos esses números e os seus significados isso tira um pouco do Mistério e nos ajuda a entender o que estava sendo comunicado há uma mensagem simples no livro do apocalipse e essa mensagem simples é esta Deus está no.

    Controle e ele triunfará no final Essa é a mensagem dest livro então quem vai ao livro do apocalipse raciocina e sai com medo o faz por falta de compreensão do texto A última coisa que devemos retirar do Apocalipse é o medo a menos é claro que estejamos fora do acampamento e fora do reino nesse caso tenha medo tenha.

    Muito muito medo mas não fique com medo arrependa-se Corra para o cordeiro e seja salvo bem com isso vamos dar uma olhada em Apocalipse Capítulo 1 quero que vocês observem isso também curiosamente o Apocalipse é sem dúvida O livro mais fácil de memorizar do novo testamento uma das razões pelas quais é fácil memorizar é por causa de de todos os números de todas as cores e de todas.

    As imagens mas também porque há um padrão no livro do apocalipse eu chamo isso de a valsa do Apocalipse uma

    Espécie de 1 2 3 1 2 3 o número três é o número de Deus mas também é uma ferramenta retórica usada no Apocalipse veremos isso por exemplo veja Apocalipse Capítulo 1 Versículo 1 revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu é um para mostrar aos seus servos as coisas que.

    Devem acontecer ele deu a conhecer dois enviando seu anjo Ao Seu servo João e depois três o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo quanto tudo o que viu agora há dois TR aí número um é a revelação de Jesus Cristo Deus deu a ele ele deixou isso claro certo e então João atestou do que João atestou ele atestou a palavra de Deus e o.

    Testemunho de Jesus Cristo quanto tudo o que viu 1 2 3 1 2 3 Versículo 3 bem-aventurados Número Um aqueles que leem as palavras da profecia e bem-aventurados os número dois aqueles que ouvem e número três guardam as coisas nelas escritas pois o tempo está próximo há um padrão aqui se você ler o livro do apocalipse você verá esse padrão repito é por isso que me refiro a isso como a vola do Apocalipse 1 2 3 1 2 3 então aqui esse número é mais o ritmo.

    Do texto do que aponta para algo simbólico mas em nosso texto começando no Versículo 4 vemos algo surpreendente surgindo se eu tivesse que intitular essa mensagem o título seria digno de adoração começamos no Versículo 4 João as sete igrej que se encontram na Ásia ora havia mais de sete igrejas na Ásia na época em que Apocalipse foi escrito mas as sete igrejas mencionadas que são.

    Abordadas diretamente nesta carta são na verdade igrejas que existem numa rota postal circular esse número sete é o número da conclusão ou o número da perfeição se preferirem isso o isso o torna diferente do número 10 10 é sempre apenas a conclusão mas este sete este sete é o número da conclusão perfeita por isso esta rota postal circular com sete.

    Igrejas João está dizendo que está escrevendo para a igreja perfeita de Deus a igreja completa de Deus em outras palavras esta carta que João está escrevendo não é relevante apenas para as igrejas na Ásia nem apenas a relevante para a igreja daqueles seus dias as sete igrejas que se encontram na Ásia graça e paz a vos outros Observe isto da parte daquele que é que era e que há de vir 1 2 3 este três porém.

    Refere-se a Deus e sabemos disso porque Deus é aquele que é que foi e que há de vir da parte dos sete espíritos que se acham diante do seu trono e de Jesus Cristo então há outro três daquele que é que era e que a deir da parte dos sete espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo mas há uma questão que é levantada aqui se você acabou de ler isso imediatamente a pergunta é Qual é a referência ali Aos sete espíritos que estão diante do seu.

    Trono o que o que é isso bem algumas pistas algumas pistas número mas em segundo lugar se você avançar para Apocalipse Capítulo 4 Apocalipse Capítulo 4 em Apocalipse 4 E5 há uma imagem da adoração Diante do Trono de Deus é absolutamente inspirador mas em Apocalipse Capítulo 4 Versículo 5 Lemos do Trono.

    Vozes e trovões e Diante do Trono ardem sete tochas de fogo que são os sete espíritos de Deus novamente este número sete o número da perfeição um número de conclusão Então seja o que for é um espírito perfeito a outra coisa que deixa isso claro é que faz parte de outra Tríade então daquele que é que era e que h de vir Esse é Deus o pai e sabemos que o terceiro nesta Tríade é.

    Jesus Cristo Então faz sentido que o segundo nesta Tríade que é referido como espírito seja Deus oou Espírito Em outras palavras graça e paz a vós outros do pai do espírito e do filho graça e paz a vós outros de do Deus Trino Por que Cristo é digno de adoração ora Cristo é digno de adoração antes de mais nada porque ele é Deus não como Deus não perto de Deus nem.

    Quase Deus mas ele é Deus ele é o filho eterno Ele é aquele que trouxe o mundo à existência e como Deus Cristo é digno da nossa adoração vemos isso por exemplo repito Se você olhar para o Capítulo 5 lembra que eu lhes disse do Apocalipse 4:5 você os junta a esta esta imagem totalmente inspiradora de adoração que acontece Diante do Trono veja Apocalipse.

    5:11 vi e Ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do Trono dos seres viventes e dos anciãos cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares proclamando em grande voz Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder vamos contar ó poder e a riqueza e a sabedoria e força e honra e glória e Louvor isso é sete isso é louvor sétuplo.

    É louvor perfeito o Digno É O Cordeiro De Receber louvor perfeito em outras palavras o Digno É O Cordeiro De Receber a adoração que está sendo merecida no Trono de Deus por quê Porque o cordeiro é Deus Cristo é digno de adoração porque Cristo é Deus não só.

    Isso mas no Versículo 5 do nosso texto e da parte de Jesus Cristo quem é Jesus Cristo a fiel testemunha o Prim dos mortos e o soberano dos Reis da terra agora geralmente quando o Deus triuno é apresentado nas escrituras é pai filho espírito santo Essa é a ordem normal que você encontra aqui mas aqui João escreve pai espírito.

    E depois filho porque o ponto que ele está defendendo aqui é um ponto refere ao filho o que faz sentido porque no versículo 1 lembra do que Lemos no Versículo revelação de Jesus Cristo revelação do filho de Deus esse é o ponto focal aqui em Apocalipse e é também o ponto focal da mensagem de João aqui neste primeiro segmento de Jesus Cristo a fiel testemunha o primogênito dos mortos e o soberano dos Reis da.

    Terra Cristo é digno de adoração primeiro porque ele é Deus Cristo também é digno de adoração no entanto porque ele é a testemunha fiel não apenas uma testemunha Fiel ele é a fiel Testemunha e o que se quer dizer aqui é que Cristo é uma testemunha que só pode ser fiel porque ele é Deus ele é perfeito ele é a verdade ele é o caminho a verdade e a vida Ele só pode ser uma testemunha fiel.

    Mas também significa aqui que Cristo é a única testemunha que foi e sempre seremos fiéis houve outras testemunhas e somos gratos por elas poderíamos fazer uma lista de chamada Celestial você poderia dizer Adão Adão você pode vir e testemunharão teria dizer na verdade não eu fui meio.

    Infiel Ok Abraão e você venha e Abraão você testemunhar eu eu eu eu eu poderia mas eu sim fragilidades falsas pecados eu não sirvo bem Davi você pode batiba bem bem e poderíamos continuar indefinidamente e só restaria um apenas um todos os demais são boas testemunhas Amém todos os demais são testemunhas.

    Confiáveis Mas eles são testemunhas frágeis e imperfeitas mas há uma testemunha que só pode ser fiel e ele é a única testemunha que foi é e sempre será Fiel ele é digno de adoração como fiel testemunha é por isso que não adoramos a Adão nem a Abraão nem a Isaque nem a Jacó nem a qualquer outra.

    Pessoa adoramos somente a Deus Cristo é Deus e ele é a fiel testemunha em segundo lugar adoramos a ele ele é digno de adoração antes porque é o primogênito dos Mortos ele é primogênito dos Mortos eu conversei com uma testemunha de Jeová há pouco tempo e as Testemunhas de Jeová argumentam que Jesus é o primeiro ser criado eles isolam uma série de textos e sempre especialmente Colossenses 1 e o primogênito de toda a criação segundo.

    Eles é que Deus o criou primeiro e depois que Deus o criou Ele criou todo o resto e aquela palavra ali em Colossenses 1 significa preeminente primogênito nem sempre significa o primeiro a nascer Deus chama Israel de seu filho primogênito Israel não foi a primeira nação a nascer mas é a nação proeminente em termos do Povo de Deus e aqui Jesus está como primogênito.

    Dentre os mortos mas ele é o primeiro que morreu e ressuscitou na verdade não foi ele teve outro se lembram de Lázaro Lázaro ressuscitou dentre os mortos não só isso sabemos que o profeta Elias no antigo testamento ressuscitou alguém dentre os mortos Então essa ideia de Jesus ser o primogênito dos Mortos não significa que.

    Ele seja o primeiro que morreu e voltou Mas significa que ele é preeminente Por que ele é preeminente Ora por algumas razões número um ele é preeminente porque sua ressurreição foi diferente de tudo aquele que Elias ressuscitou e mesmo aquele que Jesus ressuscitou tem algo em comum estão mortos Amém eu só para mim isso sempre me pega quando eu leio quando leio sobre Lázaro.

    Fico animado mas porque Lázaro está Lázaro está morto ele se foi ele está com o Senhor ele está Está tudo certo mas ele morre de novo pior que isso certo Quer dizer posso imaginar posso imaginar pessoas lá Lázaro talvez não imediatamente mas depois de alguns dias tipo Lázaro o senhor ressuscitou você dentre os mortos você deveria ser o homem mais feliz do mundo o que há de errado e ele dizia terei que ressuscitar de.

    Novo eu estava acabado eu estava acabado eu enfrentei o último inimigo que todos tememos e trememos e ainda terei que passar por isso de novo não Jesus Jesus ressuscitou no terceiro dia para nunca mais morrer ele venceu a morte o inferno e a Sepultura então ele é o primogênito dos mortos por causa disso mas ele também é o primogênito dos mortos porque todos os outros que esperam.

    Antecipar e experimentarão a ressurreição dos mortos experimentarão a ressurreição não apenas como Ele experimentou mas porque Ele experimentou venceremos a morte por causa por causa de Cristo o primogênito dos Mortos ele é digno de adoração porque é Deus porque é a fiel Testemunha e porque é o primogênito dos Mortos terceiro ele é o soberano dos Reis da.

    Terra ele é o soberano dos Reis da terra é algo incrível conhecer um rei Amém ou um presidente por exemplo mesmo que seja um presidente de quem você não gosta eu sei que as pessoas o atual presidente e com razão Senhor tenha piedade mas o problema é o seguinte não importa o que você pensa sobre um.

    Presidente as paixões das pessoas são fortes se ele convidasse você para entrar e você ficasse diante dele seus joelhos tremiam por causa do Ofício Se você ficasse ali no salão oval abrir e a entrada do presidente dos Estados Unidos sua respiração não ficaria tão calma como está agora por causa do Ofício.

    Dele é algo incrível mas Cristo é o soberano dos Reis na terra de todos os reis da terra o soberano de todos os reis que já existiram e de todos os reis que existirão ele é o rei dos reis e o senhor dos Senhores Todo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0G9ws51Ss_I

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem