NÃO SE ENVERGONHE DO EVANGELHO! - Hernandes Dias Lopes

NÃO SE ENVERGONHE DO EVANGELHO! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes seja bem-vindo e peço a você que aí na sua casa pegue a sua Bíblia e abra comigo a sua Bíblia na segunda carta de Paulo a Timóteo no capítulo 1 peço que você abra a Bíblia acompanhe comigo a leitura e permaneça com a sua Bíblia aberta para que você possa também acompanhar a exposição dessa passagem eu vou passar a ler então segundo Timóteo.

NÃO SE ENVERGONHE DO EVANGELHO! - Hernandes Dias Lopes

Capítulo primeiro Paulo Apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus ao Amado filho Timóteo graça misericórdia e paz da parte de Deus pai e de Cristo Jesus nosso senhor dou graças a Deus a quem desde os meus antepassados sirvo com consciência.

Pura Porque sem cessar me lembro de ti nas minhas orações noite e dia lembrado das suas lágrimas estou ansioso por ver-te para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua F Sem fingimento a mesma que primeiramente habitou em tua avó lloy e em tua mãe eice e estou certo de que também em ti por esta razão pois te admoesto que reavive o dom de Deus que é.

Em Ti pela imposição das minhas mãos porque Deus não nos tem dado espírito de covardia mas de poder de amor e de moderação não te vergonhas portanto do testemunho de nosso senhor nem do seu encarcerado que sou eu pelo contrário participa comigo dos Sofrimentos a favor do Evangelho Segundo o poder de Deus que nos salvou e nos chamou com Santa vocação não segundo As.

Nossas obras mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos e manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salv Cristo Jesus o qual não só destruiu a morte como trouxe a luz a vida e a imortalidade mediante o evangelho para o qual eu fui designado pregador apóstolo e mestre e por isso estou.

Sofrendo essas coisas todavia não me envergonho porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia mantenho o padrão das santas palavras que de mim ouviste com fé e com amor que está em Cristo Jesus guarda o bom depósito mediante o espírito santo que habita em nós estáis ciente de que todos os da Ásia me.

Abandonaram dentre eles cito figelo e Hermógenes concedo o senhor misericórdia a casa de onesíforo porque muitas vezes me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas antes tendo ele chegado a Roma me procurou solicitamente até me encontrar até me encontrar o senhor lhe conceda naquele dia achar misericórdia da parte do Senhor e tu sabes melhor do que eu e tu sabes melhor do que eu quantos.

Serviços me prestou em Éfeso pois bem Eu gostaria de à luz desse texto pensar com você sobre a necessidade de se preservar a pureza do evangelho em tempos de tantas angústias e até mesmo de perseguições deixa eu situar esta carta para que você possa então entender um.

Pouco melhor eh o conteúdo deste texto que nós lemos o apóstolo Paulo que foi o grande Bandeirante do cristianismo o grande missionário transcultural da Igreja Primitiva escreveu dos 27 livros do novo testamento escreveu 13 quase a metade e esta carta foi a última carta que ele escreveu esta carta ele a escreveu da.

Sua segunda prisão em Roma e ele foi preso pela segunda vez em Roma porque atribuíram a ele um crime que ele não praticou vocês bem conhecem a história e sabem que no dia 17 de julho do ano 64 a cidade de Roma foi incendiada com mais de 1 milhão de habitantes a capital do império a mais populosa e a mais rica.

Cidade do mundo da época e aquele incêndio foi devastador porque durou sete noites e seis dias a cidade foi devastada em virtude disso então Eh Nero que foi o verdadeiro incendiário o Imperador encont um á para botar culpa do incêndio de Roma nos cristãos isso porque os bairros que não foram devastados pelas Chamas eram densamente.

Povoados por juDeus e cristãos então atribuem aos cristãos o incêndio e a partir daí começa uma espécie de massacre sobre os cristãos para você ter uma ideia faltou madeira na época para fazer Cruz tamanha a quantidade de crentes que eram crucificados depois eles passaram a ser queimados vivos e é nessa conjuntura é nessa conjuntura que Paulo é preso acusado de ser o líder dos.

    Incendiários só que agora ele não está preso mais como um líder religioso

    Ou como um Apóstolo como da primeira prisão Mas agora ele está preso sob acusação pesada perigosa de ser o líder dos incendiários de ser um criminoso de ser um mau feitor de ser um bandido e em virtude desse fato Ele relata no Capítulo 2 Versículo 9 que ele.

    Está ofrenda algemas como um malfeitor acusado de ser um criminoso de liderar aquela Façanha nefasta do incêndio da capital do império o resultado disso o resultado disso é que os crentes da Ásia conforme Capítulo 1 verso 15 membros das igrejas que ele plantou.

    Direta ou indiretamente na província abandonaram a ele estavam conscientes de que defender Paulo naquela conjuntura era correr o risco de sofrer as mesmas sanções então covardemente eles se afastaram de Paulo no Capítulo 1 Versículo 8 o próprio Timóteo está com vergonha de Paulo e no capítulo 416 Paulo relata que marcaram uma.

    Audiência para que ele apresentasse a sua defesa a sua defesa e então o apóstolo Paulo vai para essa audiência na expectativa de que haverá lá alguém para defendê-lo para testemunhar a seu favor entretanto quando Paulo chega nesta primeira audiência nesta primeira defesa para apresentar suas testemunhas diz o texto que ninguém foi a seu favor antes todos o.

    Abandonaram O resultado é que Paulo então naquela audiência Muito provavelmente ele é sentenciado a pena de morte por ser um cidadão Romano não foi condenado à crucificação como foi PED porque era um cidadão comum mas Paulo foi condenado a ser degolado então ele está agora na masmorra mamertina uma prisão insalubre escura úmida de onde as.

    Pessoas saíam leprosas ou por martírio e é dessa masmorra que ele escreve a sua última carta segundo Timóteo Então hoje aqui com você eu quero considerar o capítulo primeiro e tirar daqui algumas lições preciosas o Dr John stot príncipe da exegese bíblica disse que nós poderíamos resumir esta carta em quatro.

    Verbos guarda sofre permanece e prega pois hoje então eu quero me concentrar com você no texto eixo desta passagem que é o Versículo 14 quando ele diz guarda o bom depósito ele tá falando do Evangelho então é sobre este assunto que eu quero à luz desse Versículo que eu quero expor para você o capítulo.

    Primeiro de segundo Timóteo com a Bíblia aberta vamos acompanhar primeira cois que Paulo faz é a sua saudação e na saudação ele tem quatro verdades para dizer primeiro a fonte do seu apostolado olha comigo o verso um Paulo Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus ele não se autointitula Apóstolo ele não é nomeado Apóstolo por nenhum líder.

    Religioso ele recebe o seu apostolado pela vontade de Deus Somente o senhor pode constituir Apóstolos é por isso que hoje nós não temos mais Apóstolos hoje nós somos uma igreja apostólica no sentido de seguir a doutrina dos Apóstolos segundo lugar o propósito do seu apostolado tá bem claro aí no verso 2 de conformidade com a promessa da vida.

    Que está em Cristo Jesus num mundo que está enfrentando

    Martírio os crentes sendo queimados vivos ou crucificados e mais tarde depois do ano 70 com a inauguração do Coliseu romano també também jogada As Feras Paulo prega o evangelho que traz em si a promessa da vida os crentes não precisavam ter medo.

    De morrer porque o evangelho que os alcançara é o evangelho que traz em si a promessa da vida e essa vida está em Cristo Jesus terceiro Paulo demonstra aqui o seu profundo amor por Timóteo o verso 2 ao Amado filho Timóteo Timóteo eraa o mais próximo colaborador de Paulo Paulo amava a Timóteo profundamente e o considerava como um filho amado um filho espiritual quarto a bênção que ele traz.

    A Timóteo veja comigo o verso 2 graça misericórdia e paz da parte de Deus pai de Cristo Jesus nosso senhor veja você graça e misericórdia são dois termos que parecem análogos mas T Claras distinções graça é aquilo que Deus dá a você e você não merece misericórdia é aquilo que Deus não dá a você e você merece eu não mereço salvação e Deus me.

    Dá salvação isso é graça eu mereço o castigo e o juízo e Deus não me dá o castigo juízo isso é misericórdia Então Deus dá tanto graça quanto misericórdia e a paz é o fruto o resultado da Graça e da misericórdia graça e misericórdia é a causa paz é o resultado é a consequência graça e misericórdia é a raiz paz é o fruto desta árvore Então esta é a saudação que Paulo.

    Traz vamos ver agora a formação espiritual de Timóteo como Paulo trata desse assunto aqui primeiro lugar a formação familiar olha comigo o Versículo 5 pela recordação que guardo de tua fé Sem fingimento a mesma que primeiramente habitou em tua avó Loide E em tua mãe unice e estou certo de que também em ti o que Paulo está ensinando aqui é que a fé começa em.

    Casa Timóteo Já é a terceira geração da fé a mesma fé que habitou na Volo habitou Na mã eice e agora habita no seu coração é dentro de casa que nós ensinamos a palavra de Deus e nós nutrimos em Cristo A Fé genuína a fé verdadeira agora Note em segundo lugar a amizade espiritual de Paulo por Timóteo confira comigo os versos de número 3 e 4 dou graças a Deus a quem de.

    Os meus antepassados sirvo com consciência pura Porque sem cessar me lembro de ti n minhas orações noite e dia lembrado das suas lágrimas estou ansioso por ver-te para que eu transborde de alegria então note você que Paulo tinha um carinho tão grande por Timóteo que confessa aqui que orava por ele de dia e de noite e Paulo se lembrava das Lágrimas de Timóteo e ao lembrar-se das Lágrimas de Timóteo estava muito desejoso de vê-lo.

    Timóteo tinha ficado e você se lembra disso quando ele sai da primeira prisão ele deixa Timóteo em Éfeso deixa Tita em Creta e timote está pastoreando aquela promissora Igreja Missionária igreja que alcança toda província da Ásia menor quando Paulo passou em Éfeso 3 anos ele chega a dizer que enfrentou tribulações aci das suas foras a ponto de desesperar-se da própria vida pois.

    Timóteo que era jovem que era tmido que era doente estava agora à frente do Pastoreio desta grande igreja com muitas pressões e Paulo se lembra dessas Lágrimas e Paulo sente saudade do seu filho na fé seu filho Timóteo e agora note comigo o dom espiritual dele no Versículo 6 por esta razão pois te admoesto que reaves o dom de Deus que é em Ti pela imposição das minhas mãos eu chamo a sua.

    Atenção que Timóteo era um pastor ordenado e Paulo foi o líder da cer da imposição de mãos dando a Timóteo este Ofício e este ministério do Pastoreio o que tava acontecendo com Timóteo era o seguinte a Perseguição o abandono dos crentes da Ásia preste atenção nisso esses crentes da Ásia que abandonaram Paulo eram ovelhas de Timóteo Timóteo era o pastor dessa gente.

    O próprio Timóteo afetado por isso diz o verí está com vergonha de Paulo e um pouco acanhada até em em apresentar com ousad o evangelho e Paulo tá orando e falando para Timóteo Meu filho é hora de você soprar a palavra re avivas aqui é a mesma de um Folle que você sopra para acender As Brasas dizend Timóteo não permita que as.

    Cinzas do Medo ou o perigo da perseguição Tire o brilho do seu ministério tira a sua ousadia Tire o seu entusiasmo você não tem que buscar nada novo Timóteo Você só tem que reavivar aquilo que você já tem esse dom que Deus lhe deu precisa ser reavivado precisa soprar nele O sopro do Espírito para que as cinzas sejam removidas e As Brasas voltem a arder e esse fogo Flame de novo o seu coração.

    Timóteo mas ainda note comigo por favor em quarto lugar a disciplina espiritual que timóte devia ter nos versos 7 e 8 Olha aí porque Deus não nos tem dado espírito de covardia mas de poder de amor e de moderação não te envergonhes Portanto o testemunho de nosso senhor nem do seu encarcerado que sou eu pelo contrário participa comigo dos Sofrimentos a favor do Evangelho segundo o poder de Deus timóteos está com.

    Medo e sabe antes de você criticar Timóteo Talvez seja importante se colocar no lugar dele A Perseguição está se alastrando em Roma seu Líder espiritual Paulo tá preso e condenado à morte em Roma Os crentes estão sendo queimados vivos e crucificados aqui na província da Ásia tá todo mundo alarmado todos abandonaram.

    Paulo e Timóteo diante disso talvez tema que esses ventos Da perseguição cheguem também na sua cidade Éfeso e todos ou muitos sejam presos torturados e até mesmo chegu ao martírio e ele então está intimidado com medo e Paulo diz Timóteo Deus não nos deu espírito de medo Deus não nos deu espírito de covardia Timóteo não se renda o medo não.

    Ensarilhar cha ré não recue Timóteo o medo pode nos congelar o medo pode nos paralisar o medo pode nos tirar o brilho da coragem então Paulo diz a Timóteo Deus nos deu foi espírito de poder Timóteo então não abra mão de ser um homem ousado pare de ficar com vergonha seja das minhas cadeias seja de Cristo seja do Evangelho.

    É hora de você se levantar você é um líder na cidade é um líder da igreja levante homem Coragem coragem participa dos meus Sofrimentos não recu Timóteo não D marcharé Timóteo assuma seu papel de líder de pastor da igreja e lidere o povo a não ficar com medo diante disso então nós vamos olhar um outro.

    Ponto que Paulo trabalha aqui que é a singularidade deste evangelho olha comigo por favor Versículos 9 e 10 primeira coisa que Paulo trata aí é do propósito do Evangelho olha comigo o verso 9 que nos salvou e nos chamou com Santa vocação Então a primeira coisa que você nota é que o Evangelho é o Evangelho da Salvação ho gente não tem salvação noutro meio tem muitas religiões do.

    Mundo algumas antigas até algumas com bilhões ou melhor pelo menos mais de um bilhão de seguidores mas nem a antiguidade nem a quantidade de gente que segue esse caminho pode encontrar salvação porque a salvação está no evangelho do Senhor Jesus Cristo o Evangelho é o poder de Deus paraa salvação de todo aquele que crê segundo lugar a eficácia do evangelho que nos salvou e nos chamou.

    Com Santa vocação o Evangelho é o poder de Deus e Deus é o Deus que chama aos que ele predestina ele chama e chama eficazmente foi o que o senhor Jesus Cristo disse em João 6:37 ninguém pode vir a mim se o pai não trouxer aquele que vem a mim de maneira nenhuma eu lançarei fora mas mais ainda olha a graça soberana do Evangelho não segundo As Nossas obras mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em.

    Cristo Jesus antes dos tempos eternos Deus escolheu você e Deus escolheu você não por causa das suas obras mas por causa da sua graça não no tempo mas antes dos tempos eternos então é maravilhoso você entender isso porque não fomos nós quem escolhemos a Deus foi Deus quem nos escolheu não fomos nós quem amamos a Deus primeiro foi ele que nos amou primeiro quando nós atendemos ao seu chamado ele mesmo operou em nós tanto.

    Querer quanto realizar é ele quem chama mas ainda veja você comigo a manifestação do Evangelho no Versículo 10 e manifestada agora pelo aparecimento de nosso senhor e salvador Jesus Cristo o qual não só destrui a morte como também trouxe à luz a vida e imortalidade mediante o evangelho eu acho isso precioso porque esta graça Salvadora dor é manifestada em Cristo e para uma.

    Igreja que estava nas portas Da perseguição e do martírio Paulo vai dizer que ele apareceu primeiramente destruindo a morte e trazendo a luz a vida e a imortalidade mediante o evangelho Então você e eu não precisamos ter medo da morte mesmo diante de uma pandemia você não precisa ter medo da morte porque a morte já foi destruída e ela já foi destruída pela obra vicária de Cristo pela morte.

    Substitutiva de Cristo porque ele entrou nas entranhas da Morte ele arrancou a guilhão da Morte ele matou a morte e ele ressuscitou inaugurando a imortalidade pois bem depois que Paulo Então mostra isso a natureza deste evangelho a singularidade deste evangelho ele vai mostrar para Timóteo agora o compromisso que ele e Paulo tem com este evangelho Então vamos ver primeiro olha comigo.

    Versículo 11 para o qual eu fui designado pregador apóstolo e mestre ele não entra nesse ministério por conta própria ele não se autointitula pregador mestre e apóstolo Ele não recebe esse desiderato este ministério por parte de outro Líder ele é designado pelo próprio.

    Senhor Jesus Cristo e isso desde a sua conversão lá no caminho de Damasco então ele aqui exerce três Ministérios ele é pregador Ele é professor mestre e ele é uma apóstolo que tem autoridade do próprio Senhor Jesus para liderar a igreja de Deus naquela circunstância e naquele.

    Século segundo lugar veja comigo que ele não só tem o compromisso ele não apenas tem a responsabilidade de anunciar o evangelho como pregador como mestre como Apóstolo Mas ele tem também a responsabilidade de sofrer pelo evangelho Olha o Versículo 12 comigo e por isso estou sofrendo essas coisas todavia não me envergonho porque sei em quem tenho crido e eu.

    Estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu tesouro ou o meu depósito até aquele dia então Chama sua atenção para esse ponto fundamental parece-nos que a nossa geração hoje faz de tudo para evitar o sofrimento nós não queremos sofrer nós tentamos fazer uma política de boa vizinhança com o mundo queremos agradar o mundo nos conformamos com o mundo amamos.

    O mundo queremos os aplausos do mundo queremos a aprovação do mundo queremos fazer queremos fazer ponte de amizade com o mundo para não sofrermos mas Paulo está dizendo que pregar o Evangelho ensinar o evangelho e sofrer são coisas que caminham juntas Aliás ele chega a dizer no Capítulo 3 Versículo 12 desta carta.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=f-3e6fPMGw8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem