POR ISSO VOCÊ ESTÁ CANSADO, IRMÃO! Rev. Arival Dias Casimiro IPP

POR ISSO VOCÊ ESTÁ CANSADO, IRMÃO! Rev. Arival Dias Casimiro IPP Bom dia irmãos todo mundo animado aí ou não posso chegar até à 13 horas pregando aqui abra a sua Bíblia em segundo Coríntios Capítulo 4 segundo Coríntios Capítulo.

POR ISSO VOCÊ ESTÁ CANSADO, IRMÃO! Rev. Arival Dias Casimiro IPP

4 diz assim pelo que tendo este ministério segundo a misericórdia que nos foi feita não desfalecemos vamos ler juntos 41 vamos lá de novo pelo que tendo este ministério segundo a misericórdia que nos foi feita não desfalecemos vamos pro Versículo 16 até.

O Versículo 18 vamos juntos o que que diz lá por ISO não desanimamos pelo contrário mesmo que o nosso homem exterior se corrompa contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de Glória acima de toda a comparação Não atentando nós n coisas.

Que se vem mas as que se não vem porque as que se vem são temporais e as que se não vem são eternos deixa a sua Bíblia aberta que eu farei uso de todo o Capítulo e eu usei o versículo primeiro e o Versículo 16 porque nesse texto nesses dois Versículos nós temos a essência do ensino desse Capítulo Paulo tá dizend não desfalecemos em outras palavras.

Versículo 18 el disse Por isso não desanimamos e o tema da nossa mensagem da nossa meditação nessa manhã é lidando com o esgotamento espir palavra bonita agora que tá na moda é Born bornout foi quem criou essa essa teoria e estabeleceu esse diagnóstico de esgotamento de cansaço ele diz lá no seu.

Texto que esse esgotamento esse Born é uma experiência devastadora que envolve sentimentos e desinteresse indiferença apatia cansaço e perda de motivação quem já passou por isso aqui levanta a mão esse nome bornal é um nome novo paraas coisas antigas porque sempre existiu e Sempre existirá esgotamento é a mesma coisa de você usar.

O termo depressão hoje que é um termo moderno mas já existia esse problema há muito tempo e o apóstolo Paulo escreve essa segunda carta aos Coríntios é a carta mais Pastoral dele onde so as críticas daquela igreja ele abre o seu coração ele fala coisas que ele não falou da sua vida pessoal para nenhuma igreja e nesse capítulo 4ro ele vai.

Justamente mostrar para essa igreja que em meio a Tantas lutas a tanto sofrimento a tanta tribulação nós não podemos nos desanimar ainda que você esteja vivendo um período difícil na sua vida um período nebuloso e você pensa em desistir ou você foi alcançado por esse tipo de apatia e aqui eu falo principalmente pros crentes uma apatia espiritual um.

Desânimo espiritual Paulo tá dizendo para mim para você nesta manhã não desfalecemos não desfalecemos quando a gente vai estudar na Bíblia sintomas de esgotamento espiritual o primeiro deles tá lá em Isaías 40:27 quando o povo diz assim Deus se esqueceu de de mim minha vida meus problemas Deus não tá nem.

Aí outro sintoma é quando você para de orar outro sintoma é que você para de lutar contra o pecado você liga o o presbiteriano automático lá o e deixa aí você procura satisfação não na vontade de Deus mas nos seus desejos pessoais e também você enfrenta um cansaço de fazer o bem.

Você já teve isso tô cansado de ser o trouxa o tonto eu só quero bem só faço o bem por isso que Paulo diz lá não cansemos de fazer o quê o bem porque fazer o bem o qu cansa e fazer o bem para quem não reconhece para quem não agradece aí que você fica mais irritado ainda mas Paulo ele.

Teve uma vida muito difícil muito complicada quando Paulo se converteu ele já se converteu com o destino de ser Apóstolo aos gentios e diz Deus eu vou mostrar para esse Paulo O que que significa sofrimento então não tem na Bíblia não tem jó tá certo não tem eh rut com.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Noemi não tem nenhuma figura que já na sua conversão recebeu essa predestinação

    Pro sofrimento Paulo viveu o seu ministério um ministério frutífero um ministério abençoado mas um ministério profundamente atribulado Veja por favor em segundo Coríntios Capítulo 1 favor quando ele trata da teologia do.

    Consolo da Consolação veja no Versículo oito que que diz aí primeiro Coríntios segundo Coríntios 2 Versículo 8 o que que diz porque não queremos irmãos que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio da Ásia porquanto foi acima o quê a ponto de desesperarmos a quê até da própria.

    Vida então se você quer Eh estudar uma vida de Sofrimento tem que estudar a vida de Paulo mas Paulo ele conhecia Deus ele tinha intimidade com Deus e ele vai colocar no primeiro Capítulo dessa epístola aquilo que eu chamo de teologia do consolo teologia do encorajamento pra.

    Gente eh combater esse esgotamento que muitas vezes a gente passa esse desânimo essa apatia que a gente enfrenta ele vai colocar lá no capítulo primeiro Versículo 3 ele diz bendito seja o Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo o pai de misericórdias e o Deus de toda o quê Consolação ele ele pessoalmente é que nos conforta em toda a nossa o quê.

    Tribulação então Paulo escreve esse capítulo 4 para falar como ele vive o seu ministério como o poder de Deus se manifesta na sua vida para ele enfrentar os problemas desse ministério para que ele não desanimasse para que ele não entrasse nesse processo de esgotamento de bornal espiritual vamos ver então Quais são as estratégias e os princípios que ele.

    Coloca para mim aqui vamos primeiro princípio está no versículo primeiro primeiro primeiro princípio que Paulo nos ensina para nós darmos com esgotamento espiritual Vamos ler juntos bem forte pelo que tendo este ministério segundo a misericórdia que nos foi feita Não o quê então o primeiro princípio que Paulo usa para combater o esgotamento.

    Espiritual O desânimo espiritual é que ele tem um ministério a cumprir ele diz tendo este ministério segundo a misericórdia que nos foi o qu feita então o seguinte diante dos dos Sofrimentos das dificuldades você tem que se lembrar que Deus lhe deu uma missão que Deus lhe deu um.

    Ministério que você é uma pessoa útil importante para Deus para fazer a vontade de Deus isso anima você ou desanima Ele tá dizendo Nós não somos o quê inúteis o que desanima muitas vezes as pessoas é esse senso de inutilidade mas Paulo tá dizendo gente tendo Esse.

    Ministério eu rejeito determinadas coisas eu eu vivo intensamente a vocação para a qual eu fui chamado é muito interessante porque geralmente a pessoa quando ele entra num processo de apatia ele vai diminuindo o seu trabalho ele vai perdendo o prazer do seu trabalho mas Paulo justamente ao.

    Contrário ele tá dizendo eu tenho um ministério para cumprir eu tenho um

    Chamado a cumprir se você é médico se você é professor se você é advogado se você conhece o conceito bíblico de vocação Cristã a sua profissão é o Seu Chamado é o seu trabalho é o seu ministério significa que você tem importância Você tem uma missão você existe para cumprir Um Projeto de Deus Deus preparou bo obras.

    De antemão para que você ande nelas então para de chorar mingar Para de olhar para si com desprezo tendo este ministério segundo a misericórdia que nos foi o quê feita verso 6 e 7 por favor leia com comigo por favor vamos ler juntos porque Deus que disse das Trevas.

    Resplandecerá a luz ele mesmo resplandeceu em nosso coração para a iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo temos porém este tesouro em vasos de barro para que a excelência do Poder seja de Deus não de nós Paulo tá dizendo nós temos um ministério para realizar anime-se segundo nós temos um tesouro.

    Valioso e esse tesouro valioso é o conhecimento de Deus através de Jesus Cristo Você já pensou nisso que muita gente entra em esgotamento espiritual poraus de dinheiro por não ter determinadas.

    Coisas o único rico triste que eu conheço foi o Jovem Rico que Jesus diz vai vende tudo que tem aí ele ficou o qu triste porque era rico você vê pobre triste irmãos eh a gente não tem admissão do que Paulo tá colocando aqui porque ele diz assim assim como Deus Criador Ele criou todas as coisas o universo haja luz e houve luz assim como.

    Ele criou tudo ele também deu uma ordem o espírito santo deu uma ordem ele deu uma ordem e o conhecimento de Deus resplandeceu em nosso coração para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face o quê de Cristo e disz este é o tesouro maior tesouro que uma pessoa pode ter nessa vida é ter recebido de.

    Deus essa ação essa compreensão do Evangelho Amém então você pode est vivendo a pior situação que você tiver vivendo a crise que você esver vivendo você é uma pessoa abençoada porque você carrega dentro de você esse tesouro ainda que em pote de barro mas um dia esse pote Barro vai virar o quê um corpo quê glorioso.

    Eu falei hoje cedo aqui que eu conversei com o Tibério ontem nosso missionário lá na Rússia ele está lá no fim do mundo como é o nome daquele Sibéria está na Sibéria essa semana o filho dele 11 anos foi fazer um trabalho de evangelização eu me lembro do pastor Zé Cloves lá de Recife ele botou uma cartolina com perguntando onde a pessoa.

    Vai passar a eternidade e o menino foi preso 11 anos porque lá tem a justiça infantil na Rússia e ele foi preso justamente porque estava pregando o evangelho e lá vai Tibério com advogado para soltar o menino e agora o menino tá respondendo um processo 11 anos Aí ele me ligou ele é um paraibano casado com uma russa Pensa numa mistura.

    Santa tem três filhos e o menino de 11 anos e ele tava feliz el disse pastor o menino tá feliz por quê Porque tá sofrendo porque Conhece a Jesus naquela Sibéria mais de menos 35º tá fazendo lá evangelizando então quando você tiver querendo desanimar lembre-se que você tem um tesouro.

    Preciosíssimo maior tesouro deste mundo que é o conhecimento de Deus na face de Jesus Cristo amém Então se anime terceira coisa que Paulo vai nos ensinar aqui nesse texto eu acho isso maravilhoso é que nós.

    Precisamos pensar corretamente sobre tribulação sobre sofrimento Eu quero que você leia comigo os versos 8 e 9 8 e 9 Vamos ler juntos bem forte em Tudo somos atribulados porém não perplexos porém não perseguidos porém não abatidos porém não o quê destruídos que coisa.

    Maravilhosa ele diz não em algumas coisas mas em tudo em tudos somos o quê atribulados Se a gente pudesse fazer assim uma seleção né ser seletivo Não não vamos ter tribulação só nessa área mas você tem tribulação em casa você tem tribulação no trabalho você tem tribulação na igreja Paulo diz em Tudo somos atribulados e pior n isso ele para.

    Melhorar a coisa ele diz assim levando sempre no corpo o morrer de Jesus ou seja já há uma sentença de morte para nós então presta atenção o que Paulo tá colocando ele diz assim olhe corretamente paraa tribulação nós somos atribulados porém Não o quê angustiados Por mais tribulação que você.

    Passa isso não vai destruir você internamente Por quê ele vai colocar isso no versículo 7 opera em nós o quê o poder de de Deus dá um polinho em segundo Coríntios Capítulo 12 Paulo nesse curso de como combater o esgotamento espiritual ele dá o exemplo.

    Dele no versículo 7 ele disse para que não me ensoberbecesse com a grandeza da Revelação foi-me posto um espio na carne mensageiro de satanás para me esbofetear a fim de que não me exalte Você tem algum espio na carne esbofeteado você todo dia toda hora tem não vai dizer que é o marido pelo amor de.

    Deus mas Paulo ele Ora para que Deus tire esse espinho Ora ora ora Deus não atende e ele aprendeu uma coisa diz olha Paulo você tem tantos privilégios como eu e você nós somos tão privilegiados ele diz ao invés de tirar o espinho eu vou aumentar a dosagem de graça amém elz a minha graça o qu te te basta porque o meu poder se.

    Aperfeiçoa na fraqueza quanto mais fraco você estiver mais eu vou derramar sobre você o meu poder por isso que ele diz irmãos Versículo 9 segundo Coríntios 12 Versículo 9 que que diz aí então Deus me disse a minha graça o qu te basta porque o Poder se aperfeiçoa na fraqueza de boa vontade pois mais me gloriarei nas fraquezas para que sobre mim repouse o qu o poder de Cristo pelo que sinto.

    Prazer nas fraquezas nas injúrias nas necessidades nas perseguições nas angústias por amor de Cristo porque Quando sou fraco Então o quê eu sou forte presta atenção que Paulo não é masoquista e ele não está estabelecendo aqui o masoquismo Cristão o que ele tá colocando aqui é que é justamente nos momentos de tribulações que o crente Experimenta o quê O Poder da Graça de.

    Deus você é perseguido porém não o quê desamparado você é abatido Porém você não é o quê destruído sabe por quê Porque nada nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está o quê em Cristo em tudo isso Somos mais que vencedores e quem é aquele que vence o mundo quem é aquele que vence a.

    Tribulação é justamente aquele que é nascido de Deus então eu não queria desanimar você não mas tô aqui para lhe animar a palavra de Deus é Clara temos uma Total dependência o quê de Deus Olhe pras tribulações pros problemas que você tem passado como.

    Algo que ao invés de afastar Deus de você vai aproximar Deus de você é como o filho que fica doente a mãe se aproxima mais o cuidado paternal se manifesta na vida do crente justamente nesses momentos Romanos Capítulo 8 Versículo 28 é bom recitar esse versículo Agora eu quero que você viva.

    Esse versículo que que ele diz aí Romanos 8:28 sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles daqueles que são chamados segundo o seu pastor eu tô com câncer eu tô enfrentando um problema sério eu tô vivendo uma situação complicada veja bem quanto mais dependente de Deus como crente você for.

    Mais O Poder da Graça de Deus se manifestará na sua vida amém o problema não vem para desanimar O problema vem para fortalecer porque crente que não é provado ele não cresce não amadurece tô animando vocês ou não temos o ministério a cumprir temos um tesouro.

    Valioso temos uma visão diferente do mundo diferente do Espiritismo diferente do budismo diferente de tudo que existe por aí do sofrimento Jesus é o Senhor do sofrimento Quem pecou para que ele nascesse cego ele ou seus pais a causa.

    Todo mundo queer a causa do sofrimento Jesus disse não ele nasceu cego para que nele se manifeste o quê a glória de Deus Pastor por que que eu tenho um filho autista é um presente de Deus para você e esse menino nasceu Pra Glória de Deus tá entendendo ah eu tô amaldiçoando não meu irmão lembre-se que quem.

    Amaldiçoa e quem abençoa é Deus lembre-se que o nosso Deus Ele tá nos tá trabalhando em nós para nós vivermos eternamente com ele Versículo 16 nós temos uma quarta estratégia que Paulo nos dá.

    416 Vamos ler juntos bem forte que que diz por isso não desanimamos pelo contrário se corrompa com tudo nosso renova Você já notou que quando a gente olha pro nosso exterior essa semana eu me vi nu diante do espelho uma.

    Tristeza Eu já fui tão melhor porque se a gente olhar pro exterior você desanima você estica para cá puxa aí dá um negócio volta tudo que era é igual pintar cabelo homem pintar cabelo de azul horrível tem uns que pinta só.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yXomNOrqKlc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem