18. Não há como fugir de Deus (Am 9.1-6)

18. Não há como fugir de Deus (Am 9.1-6) Saudamos os irmãos com a paz do Senhor Jesus nesta manhã queremos convidá-los a abrir a palavra de Deus no livro do profeta Amós chegamos ao capítulo final do livro de Amós amostra Capítulo 9 nós vamos hoje do verso primeiro até o verso 6 Depois ainda teremos mais duas mensagens em amostra e vamos terminar o livro.

18. Não há como fugir de Deus (Am 9.1-6)

Capítulo 9 de 1 a 6 se vocês foram capazes de achar sofonias Amós não deve ser um problema né Amós 9 de um em diante vi o senhor que estava em pé junto ao altar e me disse fere os capitães estremecerão os umbrais e fazem tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles matarei a espada até o último deles nenhum deles fugirá e nenhum escapará.

Ainda que desçam ao mais profundo Abismo a minha mão tirará de lá se subirem ao céu de lá os farei descer se se esconderem no símbolo do Carmelo de lá buscar e de lá os tirarei e se dos meus olhos se ocultarem no fundo do mar de lá darei ordem a serpente e ela os morderá se forem para o cativeiro diante de seus inimigos ali darei ordem a espada e ela os matará porém os olhos sobre eles para o mal e não para o bem porque o senhor o.

Senhor dos exércitos é o que toca a terra e ela se e todos os que habitam nela se enlutaram ela Subirá toda como Nilo e se abaixará como rio do Egito Deus é o que edifica suas câmeras no céu e a sua boba da fundou na terra é o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra senhor é o seu nome até aqui a leitura da palavra de Deus nós vamos orar mais uma vez ó Deus nós pedimos e iluminação do teu.

Espírito santo para compreensão da tua palavra te damos graças pelo privilégio de poder estudá-la livremente em nosso país tiramos Graças por esse momento de culto quando teu povo se reúne aqui e também quando se reúne em tantos outros lugares no mundo nesse que é o primeiro dia da semana o dia do Senhor pedimos ao pai que apliques essa palavra ao nosso coração em nome do Senhor Jesus amém.

Queridos essa é a última visão de uma série de cinco visões que Deus deu ao profeta Amós concernente ao futuro da nação de Israel Amós e o gafanhotos viu incêndio viu Deus em cima da parede com o prumo viu um sexto de frutas maduras de verão e agora ele vê Deus ao lado do altar essa última visão ela segue na direção na mesma direção do da visão do cesto de frutas.

Maduras as frutas maduras prontas para serem comidas era a nação de Israel pronta para o juízo e agora essa última visão é a confirmação de que o juízo de Deus virá Inexoravelmente de que não haverá escapatória nenhuma Para os habitantes do reino do norte que ninguém poderia fugir daquele dia o dia do juízo que Deus haveria de trazer como castigo sobre o reino do norte Essa visão aqui ela é diferente das outras Porque nas outras deu se.

Manifestou através de símbolos gafanhotos pragas seca um prumo a Um cesto de frutas mas aqui Deus aparece pessoalmente sem símbolo nenhum ao lado do altar Aparece ao seu profeta indicando que ele está vindo pessoalmente executar o juízo e que ele começa na falsa religião do reino do norte ali no Altar após Então nesse texto que nós lemos ele anuncia o juízo de Deus ele fala da visão que ele teve o que ele viu e o que ele viu.

Ele fala de que Deus vai exercer o seu juízo sobre aquela religião falsa do Reino do Norte a nação de Israel que ninguém poderia escapar do juízo de Deus e a razão é porque Deus é aquilo que ele é então é o que nós veremos nessa manhã aprendendo algumas características do juízo de Deus sobre os ímpios e os falsos religiosos que são válidos não somente para o presente mas também para.

O dia do juízo então o primeiro ponto Deus vai exercer juízo contra toda religiosidade falsa verso primeiro vi o senhor que estava em pé junto ao altar para nós lembrarmos aqui para nós entendermos bem o que está em jogo nós precisamos nos lembrar mais uma vez da história dos dois reinos quando Salomão morreu seu filho roboão ocupou o trono e todas as doze tribos vieram prestar lealdade a ele e um homem.

Chamado Jeroboão fez a seguinte pergunta rouboão você vai diminuir os impostos porque o seu pai Salomão cobrava muitos impostos e roubou um respondeu de maneira insensata ele disse os meu dedo menor é mais grosso do que a cintura do meu pai ele castigou vocês com chicotes eu vou castigar com escorpiões não é parece que não é de hoje que nem sempre todo governante tem habilidade quando fala então rouboão disse aquela bobagem para o povo O resultado é que gerou bom.

Então tomou a liderança e separou 10 tribos dizendo nós não vamos seguir ao filho de Davi nós não vamos seguir a casa de Davi nós vamos nos separar e Jeroboão então começa o reino do norte cuja série estava em Samaria e roboão que era descendente de Davi ficou com o reino do sul Judá e um pedaço da Tribo de Benjamin então vem o que a bíblia chama o pecado de Jeroboão que Jeroboão ficou pensando o seguinte bom daqui a pouco vai ser a festa da páscoa.

Veja Também, Vai te Interessar:

    E todo mundo vai descer para Jerusalém para celebrar a festa da páscoa lá depois tem a festa dos tabernáculos e

    Depois tem Pentecostes e o Povo todo vai continuar indo para Jerusalém Então teve uma brilhante ideia ele abriu dois santuários um na cidade de Betel e outro em gilgal que ficava na no estado de da Tribo de Dan e fez dois Bezerros de ouro colocou um Betel e outro em gilgal e disse israelitas Vocês não precisam descer para Jerusalém para adorar Eis Aqui os Deuses que tiraram vocês do.

    Egito vocês adoram a Deus aqui em Betel em gilgal ele aproveitou abriu mais um santuário em perceba que ficava mais ao sul e na capital tinha um templo também ele chamou sacerdotes porque os sacerdotes tinham ficado no sul para poder ministrar no templo lá em Jerusalém ele saiu levantando o sacerdotes de entre o povo contrário a lei de Deus e fez uma imitação do culto a Deus em Jerusalém tanto em Betel como em gilgal comem berseba e como em.

    Samaria ali os sacerdotes é nomeados por Jeroboão faziam traziam sacrifícios seguiam as festas e o calendário proposto por Moisés como Deus tinha mandado na lei ou seja era uma imitação do culto que se fazia lá em Jerusalém o alvo de Jeroboão era segurar o povo no Reino do Norte para que eles não descessem para o reino do Sul Deus mandou profetas vários profetas para o reino do norte denunciando aquele.

    Culto falso denunciando aquela imitação aquela idolatria afora os pecados sociais cometidos a fora os pecados sociais cometidos pelo povo os ricos oprimindo os pobres e agora finalmente Deus manda a nós para anunciar a chegada do juízo de Deus a paciência de Deus já havia terminado a quarta transgressão a vida havia chegado e Israel estava pronto para o juízo como cesto de frutas maduras É.

    Nesse contexto então que acontece a quinta visão que Deus deu a nós concernente aquela religião falsa aquela imitação que havia em Betel gilgal perceba e Samaria a visão provavelmente aconteceu durante um culto ou uma festa uma daquelas festas religiosas no Santuário Nacional de Betel quero mais importante era onde os reiszinho adorar e a morte está ali havia um grande Altar ali em Betel ao lado da imagem do.

    Bezerro de ouro e ali no altar se fazia um sacrifícios ao Bezerro de ouro era onde se esperava que Deus aprovasse o povo e perdoasse o povo e de repente os olhos de amor se abrem e ele olha e ao lado do Altar ele vem o senhor ele vê a Deus não nos é dito aqui em que forma ele viu a Deus mas ele viu a Deus e Deus estava em pé ao lado do altar e então ele ouve Deus dando duas ordens duas ordens específicas primeira estou.

    No verso 1 falando com profeta Deus diz fere os capitães e estremecerão os umbrais Essa ordem dirigida a nós pode significar o seguinte após pela tua profecia eu vou fazer esse templo cair a tua profecia é como um martelo é como uma marreta bate nas colunas que segura esse tempo e eu vou fazer com que esse templo caia ou Essa ordem pode ter sido dada para o Anjo destruidor o Anjo que era O Executor das.

    Do juízo de Deus o que que é que seja Deus aqui está dizendo que através das palavras de Amós ou como a nós havia profetizado ele haveria de destruir todos os santuários do reino do norte e acabar com toda a religião falsa que é imitação de religiosidade que os juDeus haviam haviam criado para si uma religião que não estava de acordo com a vontade de Deus uma religião de interesses que foi criada por motivos.

    Políticos onde as pessoas fingiam que adoravam a Deus adorando Bezerro de ouro basta diz Deus dirige-se a morte diz a nós derruba as colunas porque eu vou fazer com que esse templo com isso anunciando a futura destruição do templo a segunda ordem que ele ouve aqui a segunda ordem que ele ouve é a seguinte tá indo no verso primeiro faz tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles ou seja primeiro ele manda que a voz derrube o templo e em seguida.

    Diz que tudo deveria ser feito em pedaços e caísse sobre a cabeça de todos

    O resultado seria a morte de todos os que estavam aqui lembrando a história de Sansão que em certo ocasião né naquela ocasião em que Sansão agarrou-se com uma coluna do templo estando todos os filisteus presentes no santuário de dagon que era divindade principal da flíquia sansão agarra-se na coluna derruba aquela coluna e o templo cai matando milhares de filisteus de uma só.

    Vez o texto bíblico inclusive diz que Sansão matou mais filisteus na sua morte do que durante a sua vida então quadro aqui é esse Deus dizendo a nós fere as bases do templo as colunas faz um pedaço e faz com que caia tudo sobre a cabeça Desse pessoal com isso dizendo que o fim daquele Santuário havia chegado os pedaços cairiam sobre a cabeça de todos.

    Causando ali a morte a razão nós já vimos Deus não ia mais tolerar essa imitação de religião essa imitação do Seu culto que ele havia revelado a nação de Israel ele esse culto era falso e tinha sido organizado com o objetivo dos outros eu eu creio meus irmãos que Deus é o mesmo hoje ele aborrece todo o culto falso ele aborrece toda imitação de culto daquele culto que ele nos revelou na sua palavra.

    No antigo testamento a Israel e no Novo Testamento através dos Apóstolos na pessoa de Cristo Jesus ele aborrece e julga toda falsificação da verdadeira religião que ele nos revelou e não somente isso aqui é claro estão incluídos às seitas as heresias mas a eu creio que esse julgamento também é sobre todos os que imitam ser cristãos os que fingem ser cristãos como os israelitas que fingiam que estavam temendo a Deus.

    Guardavam as festas religiosas traziam os seus sacrifícios mas o coração deles estava nos Bezerros de ouro e ao mesmo tempo eles viviam uma vida completamente fora do padrão de Deus assim como Jesus no dia do juízo ele vai dizer para muitos que alegaram no teu nome fizemos Milagres em teu nome se expulsamos Demônios em teu nome profetizamos em teu nome Fizemos muitas maravilhas resposta de Jesus é nunca vos conheci apartai-vos de mim vós que.

    Praticais a iniquidade ou seja Deus é o mesmo e no dia do juízo ele vai julgar Toda A falsa religião todo falso religioso todo aquele que pretende todo aquele que imita que aparentemente externa alguma devoção algum compromisso com Deus mas Deus que conhece os corações conhece todas as coisas ele não irá suportar e ele não irá permitirá que se permitir que esse tipo de coisa passe impune Então esse é o primeiro ponto aqui a visão da destruição do Santuário.

    De Betel indicando com isso que Deus ia por um fim Aquela falsa religião que o rei Jeroboão havia instalado E continuava durante os dias de Amós segundo ponto da passagem é que naquele dia não haverá Refúgio para os mentirosos para os falsos Devotos de Deus não haveria como escapar tentando fugir da presença de Deus os realistas não teriam para onde se refugiar os bezerros de ouro não os salvariam o.

    Templo de Betel não salvaria o Templo de julgar ou não salvaria o Templo de berseba não salvaria nada daquilo em que eles confiavam seria capaz de salvá-los do juízo de Deus veja final do verso primeiro Deus diz assim matarei a espada até o último deles note a sequência Amós derruba o templo o templo cai mata todo mundo aí a morte diz ó Deus aquele escapou aí Deus escapou não eu vou pegar-lo com a espada Vou matar todos.

    Com quem escapada destruição do templo eu vou matar com a espada virei atrás deles veja o final do verso 1 nenhum deles fugirá e nenhum escapará ou seja destruição Total absoluta do reino do norte juntamente com os seus santuários e sua falsa religião os israelitas não teriam para onde escapar inclusive aqui um jogo de palavras interessante no hebraico e no final do verso 1 literalmente tá dizendo assim nenhum.

    Fugitivo fugirá e nenhum que escapa escapará é a maneira dos hebreus né dos juDeus expressarem essa destruição absoluta em seguida Amós menciona cinco lugares onde os juDeus pensariam em fugir de Deus para onde eu fugiria de Deus o juízo tá chegando Deus veio realmente com a espada para me destruir para me destruir toda falsa religião eu me sinto culpado eu sei que eu serei condenado eu vou fugir de Deus.

    Tinha cinco lugares onde os juDeus podiam fugir o primeiro dele está aí no verso 2 ainda que desçam ao mais profundo Abismo a minha mão tirará de lá literalmente no hebraico ainda que cá vem até o inferno ainda que cá vem até o Shell é a palavra Hebraica significa o local dos mortos e com frequência o local dos Mortos condenados então imagine a figura o sujeito cavando Terra dentro até o inferno para poder escapar de Deus e.

    Surpresa quando chega no inferno Deus está lá Deus está lá Alguém já disse que inferno é ausência de Deus isso não é correto biblicamente Deus está assim lá mas ele está em juízo Porque Deus está em todo lugar não existe lugar nenhum em que Deus não esteja e Deus está lá em juízo Deus vai atrás os cara cavando Terra dentro para fugir de Deus chegando lá no lugar dos mortos e diz aqui que ainda que desçam ao mais profundo O Abismo a.

    Minha mão tirará de lá segundo lugar que eles poderiam correr final do verso 2 se subirem ao céu aí é o extremo né de lá os farei descer o céu seria o extremo o local mais extremo do universo conhecido ainda que eles pegassem uma nave espacial e viajasse para o Fim do Universo conhecido ainda lá eu vou buscá-los ainda lá eu vou caçá-los e de lá eu vou trazê-los de Deus terceiro lugar peço três se esconderem no símbolo do Carmelo de lá.

    Buscar e de lá os tirarei Monte Carmelo era um monte mais alto da Palestina cheio de florestas e cheio de cavernas naturais onde seria fácil achar um abrigo mas Deus diz aqui que ainda que eles fujam Para o Alto do Monte Carmelo e se escondam em algum lugar eu busca-lusei e de lá os tirarei como um caçador que vai atrás da sua presa Essa é a ideia não é hebraico eu caçarei Eles não têm onde se esconder ainda que seja no Alto do Monte Carmelo em terceiro.

    Lugar ainda no verso 3 se seus olhos se ocultarem no fundo do mar de lá darei ordem a serpente e ela os morderá em frente ao Monte Carmelo está está um monte de o mar mediterrâneo então é um contraste bonito Monte Carmelo e o Mar Mediterrâneo se fugindo Para o Alto do Monte Carmelo eu vou caçá-lo se eles mergulharem no mar mediterrâneo Até o fundo Deus diz eu tenho lá um servo que vai fazer a minha vontade a serpente.

    Marinha ninguém sabe que monstro é esse mas ele aparece às vezes é chamado de Leviatã no antigo testamento Deus Dará ordem ao Leviatã a serpente Marinha para que morda esse fugitivos e os mate no fundo do mar não tem para onde fugir de Deus a última opção verso 4 se forem para o cativeiro diante dos seus inimigos ali darei ordem a espada e ela os matará aqui tua opção era.

    Então para não morrer eu vou me entregar como cativo eu vou me render e vou me tornar escravo do Povo da Síria porque eram os assírios os instrumentos que Deus estava levantando para realizar toda essa destruição na nação de Israel a opção de não morrer seria se render e se tornar escravo mas olha o que é que Deus diz mesmo que vão para o cativeiro diante dos seus inimigos ali darei ordem a espada e a Espada os matará nem que ele se entendam nem que ele se entreguem.

    Como cativos aos seus inimigos e eu vou poupá-los porque se eles fizerem isso eu vou dar ordem a espada e a Espada matará Deus tem os seus recursos essa passagem ela é muito clara aqui o que a morte está dizendo é que chegou o tempo da quarta transgressão o sexto está cheio de frutas maduras agora não tem mais escapatória a razão está no final do verso 4 porei os olhos sobre eles para o mal e não para o bem a expressão colocar os olhos.

    Sobre quando se refere a Deus no antigo testamento sempre tem a ideia de proteção os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos atentos ao seu clamor não é São expressão bíblica bem conhecida Deus olhando vigiando tomando conta do seu povo olhando as necessidades do povo é a mesma expressão que acontece aqui só que a voz reverte ele diz assim porém os olhos sobre o meu.

    Povo mas para o mal e não para o bem o mesmo Deus que antes olhava com benevolência com cuidado para ver as necessidades do seu povo é o Deus que agora vai olhar procurando um momento procurando a hora certa forma certa de trazer o mal sobre o seu povo quando fala em mal aqui o mal aqui é o juízo é óbvio pelo contexto quando diz assim eu tenho os meus olhos sobre eles para lhes fazer um mal e não o bem o mal aqui é o juízo e o bem seria.

    Bênçãos materiais libertação Vitória é importante porque às vezes as pessoas pegam passagens como essas e dizem assim ó que Deus é o autor do mal não estão falando de dois males diferentes Deus é o autor do Mal castigo mas o mal como pecado e princípio Deus não é o autor do mal a Bíblia é muito clara nisso e a nossa Confissão de Fé diz nos decretos de Deus que Deus Ele ordenou tudo que existe e decretou.

    Tudo que acontece sem que com isso ele seja o autor do Mal nós não podemos dizer que Deus é o autor do mal ele é o autor do Mal juízo e Castigo como tá claro aqui ele vai pôr os olhos sobre a nação de Israel não pro bem deles mas para o mal por isso que não há lugar para onde eles vão escapar do verso 5 até o verso 6 Amós expõe esse motivo pelo qual ninguém pode fugir de Deus e ele faz isso na forma de uma.

    Doxologia da sociologia é um hino de louvor e exaltação a Deus e amor já usou isso esse recurso duas vezes no Capítulo 4 verso 13 ele diz assim Deus é quem forma os montes e crie o vento declara o homem qual é o seu pensamento e faz da manhã trevas e pisos Altos da terra Senhor Deus dos exércitos é o seu nome e no capítulo 5 versos 8 e 9 a morte já tinha dito procurar e o que faz os sete.

    Estrelas e o Órion e torna dessa treva em manhã e muda o dia e noite o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra senhor é o seu nome duas doxologias todas elas terminando com a expressão senhor é o seu nome e agora tem a terceira doxologia que está aí no capítulo 9 do verso 5 até o verso 6 Amós se refere a Deus exaltando o nome de Deus dizendo quem ele é E com isso.

    Explicando porque que não adianta fugir para o inferno para o céu para o alto do Monte profundo se entregar os inimigos Deus vai atrás e Deus vai encontrar você e ele vai executar o juízo que ele tem contra você não é como fugir da presença de Deus por quê aquele explica primeiro porque Deus é Adonai início do verso 5 ele usa três nomes aqui para se referir a Deus ele usa três dos nomes de Deus primeiro ele é Adonai é o primeiro senhor que aparece aí no verso 5 porque.

    Adonai Adonai fala da soberania de Deus o fato de que ele é poderoso a palavra expressa que Deus é Senhor ele é dono de tudo que acontece em seguida a voz acrescenta o senhor o senhor dos exércitos aí já é outro nome é Yaoi sabbatô senhor dos exércitos se referindo ao fato de que Deus criou o exército dos céus o exército dos anjos e que por isso ele tem domínio sobre toda.

    A criação e gente no final do verso 6 ele diz senhor é o seu nome aí o nome já é IAUE que é o nome que fala da Essência de Deus que fala da Eternidade de Deus e ao é o nome pelo qual Deus se revelou a nação de Israel é o nome pactual de Deus que lembra Aliança de Deus para conosco e que significa simplesmente eu sou o que sou então ele é Adonai ele é o senhor dos exércitos ele é Yaoi Então.

    Como é que você pensa que você vai escapar dele ele é o único Deus verdadeiro não há outro Deus é o Deus da aliança é o Deus do pacto que criou todas as coisas e isso então é detalhado por Amós com algumas afirmações sobre o que Deus faz começando no verso 5 porque o senhor o senhor dos exércitos primeiro é o que toca a terra e ela se derrete e todos os que habitam nela sem lutarão basta um toque de Deus na Terra e ela se.

    Derrete toda como manteiga no fogo olha o poder desse Deus Basta ele tocar na terra Pois aqui está falando de catástrofes naturais tsunamis terremotos tempestades furacões secas a ventos tudo atende a Deus tudo obedece a Deus e basta um toque do dedo dele para que a terra sofra todo tipo de calamidade pelo seu poder uma vez que ele é o Deus que é.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0wxfzUzbOBE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem