A FELICIDADE É JESUS - Hernandes Dias Lopes

A FELICIDADE É JESUS - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade como Hernandes Dias Lopes nós vamos abrir a palavra de Deus no livro de Eclesiastes Capítulo 2 Eclesiastes Capítulo 2 e faremos a leitura do verso 1 ao verso 11 Eclesiastes é considerado pela maioria dos estudiosos da Bíblia como o livro mais difícil mais complexo e se interpretar.

A FELICIDADE É JESUS - Hernandes Dias Lopes

É um livro que retrata os dramas vividos pelo Rei Salomão a minha impressão é que ele está escrevendo esse livro já no final da sua vida depois de ter voltado a sensatez reconhece Capítulo 2 eu vou ler até o Versículo 11 disse comigo vamos eu te provarei com alegria goza pois a felicidade.

Mas também isso era vaidade do Riso disse é loucura e da Alegria de que serve resolver o meu coração dar-me o vinho regendo-me com tudo pela sabedoria e entregaram a loucura até ver o que melhor seria que fizesse os filhos dos homens debaixo do céu durante os poucos dias da sua vida empreendi grandes obras edifiquei para mim em casas plantei para mim vinhas e.

Jardins e Pomares para mim e nesses plantei árvores frutíferas de toda a espécie fiz para mim açudes para regar com eles o Bosque em que reverdeci umas árvores comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa também possui boi de ovelhas mais do que possuíram todos que antes de mim viveram em Jerusalém também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias.

De cantores e cantoras e das Delícias dos Filhos dos Homens mulheres e mulheres engrandeci-me e sobrepojei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém perceberam também comigo a minha sabedoria tudo quanto desejar os meus olhos não lhes neguei nem privei o coração de alegria alguma pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas e isso era a.

Recompensa de todas elas considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos como também o trabalho que eu com fadiga havia feito e Eis que tudo era vaidade correr atrás do vento e nenhum provei havia debaixo do Sol eu quero conversar com vocês hoje a luz desse texto sobre o tema onde encontrar a felicidade onde encontrar a felicidade.

O Rei Salomão que é chamado por ele mesmo de o pregador e a palavra Eclesiastes produz e leva a palavra Eclésia significa igreja ele está pregando para sua congregação e ele está à procura da felicidade a carta da felicidade mas a pergunta é Onde a Felicidade mora.

Qual é o endereço dela onde ela se encontra e é nessa busca meticulosa que ele empreende é que ele vai se frustrando ele vai colocando as mãos em tudo que ele pode ele vai jogando para dentro dele todos os baldes de prazer que ele encontra ele se acerta das Mesas mais fartas das propostas mais eloquentes.

Das conquistas as mais promissoras este homem vive o que nós chamaremos hoje de uma vida superlativa maiúscula tudo dele era grande tudo era exuberante tudo era com exceção com excesso de tudo aquilo que ele experimentava problema dele não era a busca da felicidade Não há pecado em ser feliz a vida que Deus tem para o seu povo a vida de muita felicidade de bem-aventurança.

O problema de Salomão foi tentar ser feliz sem Deus vocês notaram nesse texto lido que ele busca a felicidade mas Deus está fora dessa gente Deus não é o fulcro dessa busca até porque ele mesmo no Capítulo 3 Versículo 11 Vai admitir e afirmar que Deus colocou a eternidade no nosso coração.

Em outras palavras tudo aquilo que é terreno material físico tangível temporal não preenche o vazio do seu coração coisas não satisfazem você agora notem comigo então com a Bíblia aberta no texto por favor uma resolução inquietante dele no verso primeiro Olha aí disse comigo vamos eu te provarei com alegria goza pois a felicidade.

Ele está fazendo aqui uma espécie de discurso para ele mesmo nós chamamos isso na Língua Portuguesa de uma conversa diante do espelho ele tá olhando para ele mesmo conversando com a alma dele mesmo vamos vamos a carta da felicidade vamos correr atrás dela vamos encontrar ela e ele usa uma palavra aqui eu te provarei com alegria essa palavra.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Provar na língua hebraica traz a ideia de um experimento

    Ou seja uma tentativa de aprender por uma experiência pessoal prática ele não quer saber se o Fulano foi feliz se o beltrano também foi feliz ele quer ele experimentar a felicidade ele quer ter experiência dele e é curioso que ele quer no seu tempo certamente já ser uma espécie de.

    Hedonista experimental mas veja em segundo lugar uma constatação decepcionante porque ele conclui no verso primeiro ainda mas também será vaidade verso 2 ele diz do Riso disse loucura e da Alegria de que serve o que que acontece aqui nessa busca ele começa a sofrer um choque de realidade e a conclusão vem antes da prova ele Nem provou ainda e já sabe que vai.

    Dar errado e ele concluiu o seguinte do riso diz ele é loucura a ideia do Riso que irmãos é da diversão é das festas é das programações mais glamourosas ou poderia ser até mesmo de um programa de diversão seja na sua televisão seja numa num show aonde você vai ver uma pessoa engraçada contar as suas piadas e.

    Você dá boas gargalhadas e dá boas risadas de isopolar o fígado e você que maravilha que coisa boa eu ri bastante me diverti muito quando você volta e bota a cabeça no travesseiro isso fez o que nada loucura não preencheu não resolveu não atendeu a necessidade da sua alma do seu coração ele disse mais e da alegria e que serve que que ele grita.

    Reza perfectória apenas uma casca um verniz nós estamos vivendo o mundo irmãos que patrocina essa essa alegria esse sorriso essa gargalhada é rasgar a cara nem em grandes gargalhadas nos répiões da vida depois e que serve não resolveu o problema a tristeza tá lá a dor tá lá satisfação tá lá o vazio tá lá a falta lá.

    Então já que festa diversão não trouxe felicidade ele parte para um segundo experiência vai buscar a felicidade na bebida Olha o verso 3 comigo resolvi no meu coração dar-me ouvindo regendo-me com tudo pela sabedoria e entregar a minha loucura até ver o que melhor seria que fizesse os filhos os homens debaixo do céu durante os poucos dias da sua vida bom Chama sua atenção.

    Para um ponto primeiro aqui há uma investigação persistente preste atenção nisso 3 resolvi no meu coração dar meu vinho regendo-me com tudo pela sabedoria entregar minha loucura até ver até ver quer dizer eu vou fundo nisso eu não vou ficar apenas arranhando não eu vou fundo nisso eu vou buscar a felicidade do fundo de uma garrafa vou beber todas.

    E aqui chama sua atenção para alguns pontos ou seja também a área da delimitada vai ser debaixo do céu e eu chamo a sua atenção para quatro coisas primeiro uma resolução consciente consciente resolvido o meu coração tá resolvido eu vou procurar felicidade na bebida vou beber todas quem sabe tá lá eu não sei se vocês concordam comigo mas as mais belas as mais bem produzidas.

    Propagandas de trazer felicidade para você de bebida bebida alcoólica é oferta produto tá bem embalado para fisgar você ele tomou eu vou beber mas essa resolução é paradoxal paradoxal porque veja você o que ele vai dizer o seguinte regendo-me com tudo pela sabedoria bom aí você tá equivocado ninguém é regido Pelo vinho e ao mesmo.

    Tempo é regido pela sabedoria quem se entrega o vinho perde a sabedoria quem entra pela porta da sabedoria larga para

    Lá bebedeira as duas coisas não caminham juntas onde o vinho entra a sabedoria vai embora ele mesmo mais tarde em tempos de Lucidez na sua vida escreveu provérbios Capítulo 20 verso 1 assim o vinho é escarnecedor e a bebida forte ao vossoradora todo aquele que por eles é.

    Vencido não é sábio não é sábio é o primeiro gole é o segundo gole daqui a pouquinho já viram a dependência essa semana uma pessoa me procurou e disse assim pastor na pandemia ficou em casa todo mundo e eu comecei a beber beber um medinho e um problema dela o problema todo é o seguinte que eu já não vivia não dormia mais se eu vinha a vida dependência e agora eu não bebo mais porque eu tô no controle eu bebo porque.

    Eu vi que tá no controle perdeu a sobriedade Há muitas pessoas que perderam a sobriedade e acham que ainda podem regers com a sabedoria não dá para caminhar com as outras coisas mais por isso é uma resolução inconsequente ele diz a loucura embaça a visão e diz e mais vou me entregar loucura sabe o que é que tá dizendo eu vou fundo eu vou as últimas consequências.

    É um gole que levou outro Gole e a pessoa se torna dependente e a loucura embaça Visão em Tenebroso entendimento calcifica o sentimento e a consciência agora veja você que uma resolução também refletida porque confira comigo até ver o que melhor seria que fizesse os seus homens debaixo do céu durante os poucos dias da sua vida o que que ele tá querendo dizer a vida é curta a vida é breve.

    Você tem que reunir o tempo você tem que pensar Você sabe na administração do seu tempo então quem se entrega a bebida ele não tá entendendo uma coisa ele tá jogando da vida fora ele tá jogando o tempo no lixo ele tá se entregando uma aventura que vai custar um altíssimo preço para ele e quando ele for acordar o preço vai ser grande demais então conclusão eu não encontrou a felicidade da bebida.

    A bebida a felicidade não estava lá bom já felicidade não estava nas festas se a felicidade não estava nas versões se a felicidade não estava na bebida onde o mais posso procurar a felicidade Salomão Então vai buscar a felicidade nos Empreendimentos da vida agora é larga para lá o lazer agora eu vou é trabalhar Quem sabe no trabalho eu consigo encontrar a felicidade Então vamos ver o que que ele fez.

    Primeiro Versículos 4 a 6 Confira aí comigo por gentileza Vamos ler em voz altos versos 4 a 6 todos juntos vamos lá empreendi grandes obras edifiquei para mim Casas plantei para mim vinhas fiz Jardins e Pomares para mim e nesse espantei árvores frutíferas de toda a espécie fiz para mim açudes para regar com eles o Bosque em que reverter mas até as árvores as árvores então Chama.

    Sua atenção nessas múltiplas realizações dele para algumas coisas aqui duas coisas que me chamou atenção primeiro a pluralidade de todas as suas obras tudo que ele fez está no plural perceberam isso Olha aí ele não constrói uma casa eu edifiquei casas ele não planta uma vinha ele planta vinhas ele não faz.

    Jardim mas Jardim não é um açude São Açude tudo é plural tudo é grande tudo é maiúsculo tudo é megalomaníaco Quem sabe em grandes obras ele encontraria festa não encontrou mas note outra coisa curiosa tudo que ele fez tem uma palavrinha aí que é repetida e repetir e repetir para mim para mim para mim fiz casas para mim plantei Jardins para mim.

    Plantei palmares para mim é tudo que é para mim eu sou o feitor eu sou bem feitor eu sou aquele que usufrui e tudo é para mim eu sou santo universo a minha vida está no centro do planeta tudo tem convergir em mim mesmo eu preciso ser feliz e tudo é feito para mim eu faço e para mim mesmo curiosamente Salomão errei sabemos da pompa do Luxo da beleza.

    Mas sabe quem paga essa conta o povo sabe quem sustentava o luxo Salomão o povo sabe quem ralava para dar esse conforto para ele o povo quando ele morreu e o filho dele assumiu o rouboão o povo se levantou agora tá na hora não aguenta mais não ali viu os impostos aí porque não dá não.

    Nós estamos morrendo aqui sufocados para manter o luxo da corte ele não ele não governa para assistir o povo atender o povo e o governa para cuidar dele mesmo para se louco completar e não encontra Nessa proposta a felicidade a felicidade não tava lá então ele vai procurar a felicidade aonde vai buscar tá procurando.

    E vai procurar felicidade agora nos Prazeres nos Prazeres confira comigo aí por favor versus 78 peço que você leia em voz alta comigo verso 78 vamos juntos comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa também possui bois e ovelhas mais do que possuíram todos os que antes de mim viverem em Jerusalém a montuei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias.

    Provir-me de cantores e cantoras das Delícias dos Filhos dos Homens mulheres e mulheres então por favor note comigo aí que ele vai procurar felicidade em Três Fontes agora na área do Prazer primeiro e vai procurar felicidade na riqueza na riqueza Olha aí comigo verso 7 e 8 A que o camarada Diz aí que comprou servos servas bois ovelhas mas que todo.

    Mundo antes dele amontoou juntou muito prata ouro tesouro de Reis tesouro de províncias Ou seja a Bíblia chega a dizer que ele se tornou o homem mais rico da sua geração mas não encontrou felicidade do dinheiro o mundo tá dizendo todo dia para você se você ficar rico você vai ser feliz Se você tiver muito você vai ser feliz.

    E tem gente que não vive tem gente que não usufrui tem gente que não dorme tem gente que não tem tempo nem para comer porque está ávido buscando querendo encontrar essa felicidade na riqueza e quanto mais tem mais vazio fica mais infeliz fica mais quer mais e esse mais que ele tem não satisfaz a sua alma mas ele tá querendo prazer para encontrar a felicidade e ele vai buscar a felicidade agora na música a música.

    Uma coisa abençoada vamos ver uma coisa Preciosa a música em leva a música consola música encoraja música edifica abençoa Olha aí comigo por favor o versículo que está o Versículo 8 B por gentileza e ele diz assim provime de cantores e cantoras os banquetes do Palácio eram regados a vinho de boa qualidade.

    E música excelente os melhores cantores de Israel ou do mundo eram contratados para os seus banquetes seus banquetes eram verdadeiros de boa música quem sabe na música vão encontrar a felicidade Quem sabe um conserto musical vai encontrar felicidade não encontrou a felicidade não estava lá já que não encontrou a felicidade na riqueza e na música Quem sabe nas aventuras sexuais Olha o Versículo 8c.

    Ele diz assim e das Delícias dos Filhos dos Homens mulheres e mulheres a Bíblia diz que Salomão lá em primeiro Reis 113 no seu Harém ele tinha 700 princesas 300 concubinas e outras palavras as mulheres mais bonitas da sua geração frequentar a sua cama nenhum homem na história talvez teve.

    Tantas parceiras sexuais como Salomão o mundo hoje está gritando seus ouvidos se você for para cama se você experimentar o prazer das aventuras sexuais você vai ser feliz e ele vai chegar uma conclusão triste entre as mil mulheres eu não achei nenhuma problema não estava nas mulheres o problema estava nele.

    O problema que o padrão de Deus é que é espaço no coração de um homem para uma mulher e no coração de uma mulher para um homem ninguém vai ser feliz correndo atrás das aventuras sexuais quanto mais se joga esses baldes de prazer mais vazio o coração vai ficando bom já Que festa Não satisfaz já Que Bebida não satisfaz já que Empreendimentos os maiores também não satisfazem.

    Já que o prazer não satisfaz riqueza nos satisfaz música não satisfaz sexo não satisfaz vou procurar a felicidade Aonde então agora na fama ou quem sabe na fama Leia comigo verso 9 por favor vamos juntos toda a igreja comigo engrandecido e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém perseverou também comigo a minha.

    Sabedoria bom vamos entender isso aqui irmãos queridos Salomão seria colocado no mundo hoje como da fama na galeria da fama na passarela da fama o cara era o mais rico o cara era mais culto o cara tinha mais fama dentro e fora de Israel ele era o tal do seu tempo.

    Mas vejam vocês que mesmo sendo mais famoso ele não diz aqui que foi Deus quem lhe colocou nessa posição eu me engrandeci ele é o centro de tudo é a causa de tudo eu me engrandecer e ele vai dizer aqui no verso 9 algo curioso percebeu também comigo o quê sabedoria tá falando não é a sabedoria de Deus porque a sabedoria de Deus eu teria.

    Levado para longe dessas Loucas Aventuras que ele procurou a sabedoria de Deus o colocaria no seu devido lugar um homem carente da Graça de Deus Quando o homem se aparta de Deus quando o homem tira Deus da sua vida quando o homem coloca Deus na lateral da vida tudo tudo que ele Experimenta é loucura é sabedoria apenas.

    Então meus amados ele vai finalmente buscar a felicidade dentro dele uma busca totalmente egocêntrica por favor leia comigo o verso de número 10 em voz alta vamos juntos tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei nem priveu o coração de alegria alguma pois eu me.

    Alegrava com todas as minhas fadigas isso era recompensa de todas elas o que que tá acontecendo aqui Salomão começa então a viver pelo aquilo que nós chamamos hoje debaixo do Império dos Sentidos tudo quanto desejar os meus olhos não lhes neguei agora volte uma página só da sua Bíblia uma página só por gentileza no Capítulo 1 Versículo 8.

    Que que ele disse na parte B do verso e diz assim os olhos não se fartam de ver você nunca vai chegar o dia eu já vi muita coisa não quer ver mais nada agora posso até ficar cego que tá bom porque já vi o suficiente para a vida inteira você vê quero ver de novo torna ver outra vez vai ver outra vez e mais uma vez e sempre querer ver mais O que que significa isso os olhos são o quê insaciáveis.

    Além de insaciáveis os olhos como a janela da Alma Tem um ditado popular que diz que os olhos não veem coração um desejo é por isso que as propagandas apelam para os seus sentidos você passa em frente da loja você não tá precisando aqui coisa linda eu acho que eu vou comprar se divide faz em 10 leves prestações e vai gemer depois vai pagar porque os olhos são insaciáveis agora.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bWiJhRqjUuk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem