Toca-se a trombeta na cidade sem que o povo se estremeça sucederá algum mal a cidade sem que o senhor o tenha feito certamente o senhor não fará coisa alguma sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos os profetas o geral Leão fugiu o leão quem não temerá falou o Senhor Deus quem não profetizará até aqui queridos a leitura da palavra de Deus Pai nós pedimos mais uma vez a iluminação do teu santo espírito para.
Compreensão das palavras do teu servo Amós a quem o senhor revelou os seus segredos e que ele escreveu para que nós os soubéssemos também fala o nosso coração abençoa teu povo aqui reunido aqueles que nos acompanham a todos da tua graça em nome de Jesus amém queridos Na mensagem anterior nós vimos a nós combatendo aquilo que nós chamamos de a teologia do reino do norte como vocês sabem Deus havia levantado a nós que era um pequeno agricultor ele.
Cultivava figos e cuidava de rebanhos Deus o levantou lá de tercoa cidade onde ele morava na cidade no reino do sul chamado de Judá também e mandou aquele fosse ao norte para profetizar contra a nação de Israel e depois de conseguir a atração atrair a atenção dos israelitas anunciando o juízo de Deus sobre as nações vizinhas essas realitas aplaudiram quando a voz disse que Deus iria destruir os boabitas os amonitas os filisteus os fenícios tava tudo muito.
Bem até que a morte foi estreitando o laço e finalmente disse Deus vai fazer a mesma coisa com vocês vocês são povo de Deus o povo da Aliança o povo que Deus escolheu diante de todas as nações da terra mas vocês não têm andado nos caminhos do Senhor e a mo pronuncia o juízo de Deus contra o seu próprio povo a reação do povo é foi uma reação de incredulidade e aqui é que entra o que a gente chama da teologia do Reino do Norte eles tinham desenvolvido a ideia de que porque eles eram o povo de Deus porque Deus os havia separado das outras Nações.
Deus haveria de tratá-los de maneira diferente na questão do pecado ou seja se eles pecassem receberia um tratamento diferenciado daquele que Deus iria dar aos pagãos aqueles povos que não temiam a Deus praticava idolatria e andava em outros caminhos a nós então chega no reino do norte exatamente para corrigir essa interpretação equivocada da Aliança de Deus com a nação de Israel.
Como eu disse eles pensavam que seriam tratados diferentes Afinal era um povo de Deus o povo da aliança Deus os tinha trazido para aquela terra todo mundo lembrava a história da libertação do Egito através de Moisés eles eram os descendentes de Abraão Isaac e Jacó e haviam sido escolhidos de todas as nações da terra então eles esperavam no mínimo um tratamento Vip diferenciado que Deus haveria de fazer uma distinção entre eles e os outros povos na hora de.
Lidar com eles a nós confronta isso dizendo que na verdade o fato de Deus tê-los escolhido de Entre todos os povos da terra trazia uma responsabilidade moral diante de Deus a ponto de que Deus tinha castigá-los por seus pecados pois o que nós vimos Na mensagem anterior Capítulo 3 verso 1 e 2 ouvir a palavra que o senhor fala contra vós outros filhos de Israel contra toda a família que ele fez subir da terra do Egito aqui o tema da libertação do Egito de todas.
As famílias da terra somente a vós outros os escolhi até aqui os israelitas concordavam com a morte só que o final da frase eles não concordavam portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades pelo fato de que eu escolhi vocês de que vocês são o meu povo é que eu devo punir vocês porque vocês levam sobre vocês o meu nome vocês são conhecidos como sendo o povo de Deus e se vocês vivem na prática do pecado e eu não faço nada vocês vão isso vai dar a.
Impressão de que eu concordo com os erros que vocês estão cometendo Então porque eu escolhi vocês é que eu devo castigar vocês para deixar claro que eu sou um Deus santo e Porque o povo tem que ser um Deus Santo então isso foi o que Amós pregou aos ouvidos dos israelitas e Certamente eles não gostaram do que ouviram e a teologia do reino do norte estava raciocinando Né tava tentando se justificar racionalizar para não aceitar aquela mensagem será que a voz era de Deus mesmo não é será.
Que esse tipo de mensagem é que Deus manda uma mensagem dura contra o seu próprio povo procede do Deus que nos amou e que nos escolheu o profeta então agora se volta contra a dureza de coração da Nação de Israel e a incredulidade deles diante daquela daquela mensagem Eles não queriam acreditar naquilo que Moisés perdão que Amós estava anunciando e muito menos reconhecer os seus pecados e se.
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Arrepender deles e mudar os caminhos afinal ele estavam vivendo um período de grande prosperidade o rei na época era
Jeroboão segundo um estrategista militar com capacidades e habilidades financeiras e econômicas a nação de Israel viviam um período de grande prosperidade segurança com relação às Nações vizinhas por conta das suas vitórias na guerra Além disso antes de Amós e outros profetas já tinham Aparecido anunciando o juízo de Deus e os anos se passaram e nada acontecido.Havia acontecido Então porque aqui nós e seu raciocínio dos dos israelitas Por que que nós vamos acreditar nessa mensagem de juízo que a morte está trazendo contra nós o objetivo desses versículos que eu acabei de ler aqui o objetivo de de Amós nesses Versículos é mostrar a seriedade e a credibilidade da mensagem deles apelar ao povo para que se arrependa antes do juízo chegar e o método que.
Amós usa aqui é curioso e é fazer várias perguntas cujas respostas eram óbvias e baseadas no bom senso e na realidade levando ao desfecho que ele queria o que a voz vai fazer aqui é parecido com o que ele fez no começo do livro que a gente chamou de armadilha de Amós ele primeiro começou dizendo assim diz o senhor por três quatro transgressões dos fenícios eu vou não vou perdoá eles vão castigados os realistas disseram eles merecem povo ruinzinho Pensa num povo ruim manda bala Senhor Manda o juiz.
Nesse povo a mal disse eu por três e diz o senhor três ou quatro transgressões ah morreus dos amonitas eu não perdoarei a o seu os seus pecados É isso mesmo senhor os amonitas é um povo Cruel Tá certo a morte está correto todo mundo aplaudindo a mensagem de amor e a morte foi e falou contra seu próprio povo Deus vai também castigar os moradores do reino do sul de Judá É isso mesmo é um bando de presunçoso pensa porque são descendentes do Rei Davi porque o templo.
Tá lá que eles são melhores do que nós Tem Que Ser castigado mesmo aí a morte disse eu vou castigar vocês também aí não então a morte foi fechando você fechando o ser e deixou os israelitas no canto e ele faz a mesma coisa que começa a fazer perguntas cuja resposta os israelitas concordariam eles entenderiam o argumento de amostra o argumento é basicamente o seguinte tudo que acontece nesse mundo tem uma causa talvez você vai encontrar aqui uma.
Das defesas mais antigas do que a gente conhece hoje em ciência como a lei da causalidade todo efeito tem uma causa então é exatamente que Moisés está dizendo aqui tudo que acontece tem uma razão por detrás eu não estou profetizando aqui sem uma razão e essa razão é que Deus me mandou se eu estou falando a vocês é porque Deus me mandou porque assim que as coisas funcionam no mundo Esse é o argumento dele aqui ele.
Constrói na forma de nove perguntas colocando duas em pares né duas perguntas em pares com exceção da primeira que tá no verso 3 e elas seguem aquele padrão que nós já demonstramos tudo que existe tem uma causa Essa é a lei que governa o mundo e essa é a lei que governa o mundo espiritual também então vamos ver como a morte desenvolvem-se argumento aqui a.
Primeira pergunta tá no verso 3 andaram dois juntos se não houver entre eles acordo pergunta O Profeta ou seja Será que duas pessoas podem andar juntas se elas não tiverem antes combinado andar juntas aqui da ideia de uma viagem podem duas pessoas viajar juntas se antes elas não sentaram para combinar o destino horário roteiro hora de saída e assim por diante ou seja se duas pessoas estão.
Viajando juntas É porque tem uma causa antes elas fizeram um acordo elas combinaram elas trocaram ideia chegaram à conclusão e resolveram juntas aqui é claro a voz já está prenunciando o que ele vai dizer Israel e Deus só andam juntos porque houve um acordo que é a doutrina da Aliança que amostra tinha falado no verso 2 eu vos escolhi de entre todas as nações da terra Exatamente porque Deus escolheu Israel é.
Que Israel e Deus andavam juntos ou seja só ano duas pessoas juntas porque teve
Uma causa para isso teve um acordo vocês estão dizendo que são o povo de Deus de fato vocês são Mas porque porque antes houve uma aliança entre vocês e Deus aliança é essa que estava sendo quebrada mas esse é o ponto que vem no final então para toda causa para todo efeito tem uma causa vocês estão dizendo isso é um povo de Deus mas é porque antes teve um acordo como é que duas pessoas vão andar juntos se não tiver o acordo.A segunda pergunta o próximo as próximas duas perguntas é o primeiro par de perguntas e é baseado na no leão vocês vão ver que é o animal Predileto de Amós né Ele fala do leão várias vezes ele começou o livro dele dizendo comparando Deus a união que ruge e agora ele volta mais uma vez para o leão os leões eram comuns na Palestina e a nós como criador de de ovelha certamente deve ter visto visto muitos leões e observado como ele se comportam.
Então da sua observação que também era do conhecimento de todo mundo ele traz essa pergunta aqui no verso 4 rugirá o leão no bosque sem que tenha presa ou seja Será que o leão ruge na Floresta Sem ter achado algum animal para caçar o método do leão é primeiro em buscar a vítima silenciosamente quando ele está certo ele parte para o e ele ruge para paralisar presa era isso que a voz observou é isso que ele tinha.
Visto tantas vezes o leão silencioso espreitando né seguindo quando ele sente que tá na certo que o bote é certo ele ruge pula em cima da preso rugido tem como objetivo paralisar ou seja o leão só ruge porque ele vai dar o bote para o efeito que é o rugido de leão existe uma causa e qual é a causa que ele tem uma presa ele sabe que sua vítima está ali por isso é aquele ruge porque ele tem.
Certeza disso é o mesmo princípio do ponto anterior para todo o efeito tem uma causa antes né observação da natureza é a mesma coisa ainda no verso 4 quando ele pergunta levantará o leãozinho no covil a sua voz se nada tiver apanhado Será que o leão novo ele fica rosnando na caverna se ele não tiver pegado nada perguntar a morte Amós observou isso durante toda a sua vida depois do leão apanhar presa arrasta até a caverna e lá entre os.
Barulhos da quebra de ossos né se houve os rugidos e rosnados de satisfação do leão que ele tá comendo o leão só Rosa satisfeito porque ele pegou a presa ou seja causa desses sonhos de satisfação é que Ele alcançou sua presa para todo o efeito tem uma causa ele só está lá rolando né feliz da vida porque tá com a barriga cheia porque ele de fato pegou uma presa e a terceira pergunta perdão a quarta.
Pergunta que inicia o segundo par está indo verso 5 e mais uma vez é baseado na observação de Amós Amós era um homem do campo provavelmente ele deve ter armado muito laço para pegar passarinho ou algum animal pequeno né por isso Ele pergunta no verso 5 cairá a ave no laço em terra se não houver armadilha para ela será que um passarinho cai no arapuca que não estava armada o passarinho só é apanhado porque alguém armou um arapuca para ele um laço feito.
Pelos Caçadores Naquele tempo era muito comum pegar passarinho com laço né se fazia um laço de cordel numa árvore envergada no lugar onde os passarinhos costumavam parar o passar ou sentar e então o passarinho tripudiava naquilo pisava naquilo de alguma forma e o laço então pegava o pássaro pelo pé ou pelo pescoço ou alguma coisa mas ele só era apanhado porque tinha uma causa a causa é que o.
Caçador intencionalmente armou arapuca para ele se o caçador não tivesse feito isso o passarinho não teria sido apanhado a lei da causa e do efeito mais uma vez aí na mesma linha no verso 5 Ele pergunta levanta-se ao laço na terra sem que tem apanhado alguma coisa será que o caçador vai lá e tira o laço sem que o laço tem apanhado alguma coisa O Caçador só tira o laço se ele tiver apanhado alguma coisa para todo o efeito tem uma.
Causa tem uma razão para as coisas acontecerem elas não acontecem ao acaso Esse é o ponto de Amós aí no verso 6 agora é o terceiro par de perguntas tem a ver com a invasão em uma cidade tem a ver como invasão numa cidade e agora a morte está chegando perto do que ele quer ele começa falando do leão fala do laço do passarinheiro e agora fala de uma invasão à cidade né tá chegando próximo do que ele quer dizer então a pergunta Tá aí no verso 6 e a sexta.
Pergunta tocar-se-á a trombeta na cidade sem que o povo estremeça ou seja quando tocam a trombeta de alarme Será que o povo não fica com medo a trombeta de alarme era o shofar era uma trombeta feita de chifre de carneiro e que era tocada pelo sentinela quando ele pressentia um perigo que estava chegando na cidade então o povo da cidade quando ouvia O sofá já ficava com medo todo mundo tremia porque era certo que o perigo estava a porta alguma algum mal estava.
Para acontecer na cidade alguma coisa se aproximava e que era perigosa Então o povo só tremia porque o xofato tocou para todo tem uma causa tem uma razão para o povo tremer Porque que o povo tá tremendo Porque ouviu o som do shofar da corneta da trombeta alardeando a chegada de do inimigo ou de alguma desgraça algum mal que se aproximava ele leva a coisa para o ponto que ele queria no verso 6 quando ele diz perguntando.
Sucederá algum mal na cidade sem que o senhor tenha feito será que vai acontecer algum mal na cidade sem que seja obra de Deus por acaso cai alguma desgraça sobre a cidade sem Que Deus tenha feito acontecer aqui a palavra mal tem que ser interpretada no sentido de calamidade às vezes pessoas não entendem que a palavra mal especialmente no antigo testamento ela é usada genericamente em dois sentidos mal.
Como mal moral pecado por exemplo Deus diz assim o povo de Israel não pratiquem o que é mal então mal ali significa pecado né o mal como um princípio e a palavra mal é usada como calamidade decorrente do juízo de Deus Deus trouxe o mal sobre a cidade ali não é pecado o mal ali significa tragédia a desgraça então isso vai ajudar você na hora de você interpretar.
Aquela famosa declaração do profeta Isaías quando Isaías diz assim eu faço a luz eu crio a luz e faço as trevas Eu crio o mal aí muita gente olha aí ó Bíblia tá dizendo que Deus criou o mal não gente o mal ali não é mal pecado o mal ali é mau juízo tragédia Deus criou o mal no sentido de que ele traz o mal contra os ímpios E é exatamente o que Isaías está falando ele está anunciando.
Juízo de Deus sobre a de Judá então É nesse sentido que Amós usa a palavra mal aqui sucederá algum mal na cidade uma catástrofe uma desgraça contra a cidade que Deus não tenha feito e a resposta que Amós está esperando é não Se existisse Se houver uma desgraça Se houver uma calamidade se se abater o desastre sobre a cidade é a causa é ação.
De Deus então da mesma forma que tem uma causa por detrás do rugido do leão tem uma causa por detrás do pássaro preso tem uma causa por detrás do povo que treme também tem uma causa por detrás da desgraça que vem a cidade E essa causa é o decreto de Deus é a ação de Deus com isso a voz está preparando para que ele vai dizer mais adiante no seu livro a desgraça que virá sobre vocês o mal que virá sobre vocês é Deus que está trazendo não é uma coincidência não é um acaso.
Não é alguma coisa que acontece porque os homens planejaram mas é Deus que vai trazer o juízo sobre vocês acontecerá algum mal na cidade que não seja Deus que tenha feito isso elas só acontecem os males só acontecem porque Deus os traz como o juízo sobre o seu povo ímpio elas não ocorrem por acaso tem uma razão para elas e aí no verso 8 você tem as duas últimas as duas últimas perguntas.
Né vamos pular o verso 7 por enquanto que é uma antecipação do que Amós vai dizer a pergunta 8 rugiu o leão quem não temerá volta a figura do leão o leão Rouge quem não teme quem não fica com medo o medo só vem porque o leão rugiu aqui como eu disse Amós retorna a figura do leão e o que ele quer dizer é o seguinte Deus rugiu porque ele começou o seu livro dizendo no verso 2 o senhor rugirá de Sião e de Jerusalém fará ouvir a sua voz.
O leão rugiu Deus ungiu e eu ouvi eu ouvi e tremi eu ouvi e tremi é isso que a moça quer dizer ele tremeu de medo diante do que ele entendeu o que Deus haveria de fazer ele pergunta pergunta final no verso 8 que é exatamente a Interpretação da pergunta anterior falou o senhor quem não profetizará.
Falou o senhor quem não profetizará se Deus se revela um profeta qual deles fica calado agora a morte chegou no ponto que ele queria depois de conseguir a concordância da audiência com aqueles exemplos anteriores na pergunta antepenúltima que está no verso 6 ele tinha dito que uma cidade não seria destruída sem que Deus antes revelasse o segredo aos seus profetas a nós é o porta-voz de Deus o seu mensageiro ele só fala quando Deus fala e se revela e.
Se a mostra profetizando é porque Deus falou e aqui chegou o ponto dele ele diz assim vocês não tão querendo me escutar mas eu faço uma pergunta se eu estou profetizando Qual é a razão para isso só tem uma razão para que eu traga essa mensagem de juízo contra vocês é porque o senhor falou o leão rugiu e se Deus falou quem não profetizará a razão a causa para a minha mensagem é a determinação de Deus porque.
Porque Deus não faz nada verso 7 sem que antes revele o seu Segredos aos seus profetas a conclusão de Amós é exatamente essa recapitulando para fechar tudo o que acontece nesse mundo tem uma causa leões rugem a visão apanhadas cidades caem pessoas ficam com medo porque existe uma razão alguma coisa aconteceu que causou tudo isso da mesma forma Amós só está profetizando porque Deus revelou a ele e o seu.
Segredo a nós foi levado a presença de Deus que era isso que acontecia com o profeta em visões em sonhos e ele viu o que haveria de acontecer o segredo de Deus e o Segredo era esse o juízo que se aproximava da Nação de Israel o castigo que Deus estava mandando sobre os juDeus que era algo totalmente inesperado para aqueles que defendiam a teologia do Norte Deus chamou Amós e lhe.
Mostrou que aconteceria com a nação de Israel por causa das três ou quatro transgressões que eles haviam cometido portanto os israelitas deveriam se arrepender e crê a mensagem de Amós tinha uma causa e a causa era o rugido do leão leão estava próximo a dar o bote e o bote viria Com certeza por isso eles viviam se arrepender são três coisas então Que Nós aprendemos aqui dessas perguntas eu vou resumi-las aqui a primeira o castigo que haverá de vir sobre o povo é de inteira responsabilidade dele verso.
3 andam dois juntos se não tiveram um acordo dois não viajam se não tiverem em consentimento e as coisas não estavam bem entre Deus e o povo Eles não iam mais caminhar juntos o acordo tinha sido quebrado o alvo de Deus sempre foi ter um povo que caminhasse com ele mas Israel quebrou a aliança com Deus e não poderia mais andar juntos Portanto o castigo que viria é porque Israel quebrou a aliança de Deus por isso não andariam mais juntos na verdade agora Deus viria como Leão sobre ele segundo.
Ponto de Amós aqui ele quer destacar veracidade e a seriedade da sua pregação as advertências de Deus através dos seus profetas eram para ser levadas a sério não era um palavras vãs ociosas quando o leão ruge é porque o destino da vítima está selado a presa em Israel o leão é Deus e o rugido é profecia de Amós Deus está indignado contra o seu povo e vai castigá-lo com justiça quando o Caçador.
Ao laço é porque da terra está determinado capturar o passarinho Deus é o caçador Israel é o pássaro e os assírios que viriam contra a nação de Israel seriam laço portanto Deus não estava mandando seus profetas em vão havia uma causa para isso e por último nada acontece por acaso com o povo de Deus esse é um princípio que nós precisamos aprender nada acontece por acaso com o povo de Deus E nada acontece por acaso com você para todo o efeito na sua vida a uma.
Causa há uma causa é verdade que o povo de Deus estava endurecido insensível e surdo não estava estremecendo com a trombeta Profética Talvez ele fosse atribuir ao acaso a iniquidade acalamidade que haveria de vir mas na verdade seria mão de Deus em juízo é interessante que a palavra para Deus aqui não hebraico no verso 7 é soberano senhor certamente soberano senhor não fará coisa alguma sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos os profetas soberano senhor destaca a soberania de.