Os vasos de Ira preparados para perdição a fim de que também desce a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia que para a Glória preparou de antemão os quais somos nós a quem também chamou não só dentre os juDeus mas também dentre os gentios assim como também dizem Oséias chamarei povo meu ao que não era meu povo e amada aqui não era amada e no lugar em que se lhes disse vós não sois meu povo ali mesmo.
Serão chamados filhos do Deus vivo mas relativamente a Israel dele clama Isaías ainda que o número dos filhos de Israel seja com Maria do Mar o remanescente é que será salvo porque o Senhor cumprirá sua palavra sobre a terra cabalmente e em breve como Isaías já disse se o senhor dos exércitos não estive inchado descendência ter nosíamos Tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra até aqui.
A leitura da escritura vamos orar mais uma vez pedimos ao pai que tu ilumine o nosso entendimento para compreendermos a tua palavra dessem o que ela falha aos nossos corações que elas ela nos revele mais a teu respeito dos teus planos para que nós te adoremos mais corretamente para que nós te sirvamos com mais empenho para que nós vivamos nesse mundo a luz da tua Revelação pedimos ao Deus que assim tu nos atendas.
Por meio de Jesus nosso salvador amém queridos conforme nós temos visto o propósito do apóstolo Paulo com o capítulo 9 na verdade capítulos 9 10 e 11 é explicar o motivo pelo qual a nação de Israel na sua maioria havia rejeitado Jesus Cristo como Messias e a pregação dos Apóstolos a respeito de Jesus o fato de que os líderes judaicos e a maioria do povo Judeu rejeitou Jesus Cristo levantava a questão da fidelidade de.
Deus porque Deus havia feito promessas a um homem chamado Abraão e disse a ele que na descendência dele seria um benditas todas as nações da terra que Deus faria um pacto com os filhos de Abraão que seria o Deus deles e que ele seriam o seu povo e é claro isso tudo passava pela crença ou pelo reconhecimento de que Jesus Cristo era o filho de Deus o salvador do mundo o descendente de Abraão em quem todas estas promessas se cumpriram só que na.
Plenitude dos tempos Deus mandou seu filho Jesus Cristo ao mundo nascido de mulher nascido sob a lei filho de Abraão filho de Davi judeu legítimo cumpriu as promessas e a nação rejeitou Jesus Cristo A maioria dos juDeus não Creu que ele era o Messias e o salvador do mundo por isso os entregaram aos romanos para ser crucificado e isso então Levanta a questão da fidelidade de Deus onde estão.
As promessas de Deus com relação a nação de Israel Onde está o pacto as promessas porque aqui tudo isso aconteceu será que a palavra de Deus falhou essa é a pergunta que inicia o Capítulo 9 Paulo então responde introduzindo o conceito do Israel espiritual dentro do Israel étnico ou seja dentro dos descendentes físicos de Abraão havia aqueles que Deus escolheu para ser o seu povo que a gente chama de a descendência.
Ou o Israel espiritual dentro do Israel étnico Paulo prova isso dizendo que nem todos de Israel nem todos de Israel são de fato israelitas nem todos por serem descendentes de Abraão são seus filhos e que Deus escolheu soberanamente de entre Os descendentes de Abraão aqueles que ele queria salvar e ele dá dois exemplos O primeiro é que ele escolheu Isaque e não escolheu Ismael ambos eram filhos de.
Abraão um recebeu de Deus a escolha para redenção e o outro foi rejeitado Deus escolheu Jacó e aborreceu Esaú outro exemplo da soberania de Deus escolhendo de entre os filhos de Abraão aqueles que ele quis em resumo o que Paulo está dizendo é que Deus Manteve a sua palavra e que suas promessas se cumpriram porque elas foram feitas a aliança de Deus foi feita com o Israel espiritual com aquele.
7 mil que não dobraram o joelho a Baal com os remanescentes com aqueles juDeus fiéis da antiga aliança aquele povo espiritual que Deus havia separado para si antes da fundação do mundo então Deus não cometeu infidelidade nenhuma então alguém iria perguntar mas então Deus não foi injusto escolhendo alguns dentre os juDeus e rejeitando outros porque esses E não aqueles Será que a.
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Injustiça da parte de Deus porque Ele escolhe quem ele quer ele escolheu quem ele quis dentre os de Abraão para ser
Salvos a resposta de Paulo é que Deus É soberano e que Deus tem misericórdia de quem quer e que ele mostra a sua graça a quem ele quiser e não só isso ele também endurece a quem quer como exemplo de Faraó mostra por isso que nós vimos na nossa última mensagem Paulo agora antecipa uma conclusão errada que alguém.Poderia chegar a partir disso que ele acabou de dizer se Deus tem misericórdia de quem ele quer se ele escolhe quem ele deseja se ele endurece a quem quer então por que que ele se queixa de que as pessoas não creem nele porque que ele reclama quando as pessoas o desobedecem Será que Deus é justo se queixando da desobediência humana uma vez que por trás da história de Israel em particular e da história da.
Humanidade está à vontade a Deus é esse o questionamento que Paulo está respondendo aqui e que nós iremos ver nessa noite mercê de Deus vamos começar vendo o questionamento em si que está no verso 19 Tu porém me dirás de que se queixa ele ainda pois quem jamais resistiu a sua vontade aqui Paulo ainda está usando aquele argumento aquele artifício literário chamado de a tribe e que ele está engajado numa discussão com.
Um adversário Imaginário seria mais ou menos Paulo imaginar Que Tem Diante dele um judeu que acabou de ouvir tudo isso que Paulo falou e Paulo diz assim eu já sei o que é que você vai dizer né não precisa nem falar eu já sei que sua próxima pergunta vai ser o seguinte se Deus escolhe quem ele quer mostra misericórdia com quem ele quer e se ele faz o que ele tem vontade Será que ele tem o direito de se queixar porque as criaturas Não obedecem já que por detrás.
De tudo está à vontade dele não é isso que você vai me perguntar então já vou lhe dar a resposta então é isso que Paulo tá fazendo aqui no verso 19 tu me dirás Paulo tá adivinhando já a pergunta que vem próximo né Porque de fato ela é óbvio né depois dele ter dito que Deus tem misericórdia de quem quer endurece quem quer então próximo passo é alguém dizer bom Então nesse caso Onde fica a responsabilidade humana Onde fica como é que Deus pode se queixar de que.
As pessoas não fazem o que ele querem e de fato essa pergunta Princípio ela parece ter muita razão a começar pelo fato de que Deus realmente sempre se queixou da Nação de Israel basta você dar uma olhada no antigo testamento e você vai ver que Deus se queixou muito da Nação de Israel durante os 40 anos no deserto ele se queixava o tempo todo a Moisés Moisés Esse povo é um povo duro é um povo incrédulo um povo que viu minhas Maravilhas viu quando eu abri o mar vermelho viu as 10 pragas lá no Egito.
Mas esse povo Insiste em me provar Insiste em me tentar insiste em resistir a minha vontade está fazendo outros Deuses Pois é sai da frente que eu vou destruir esse povo Moisés não sei pelo amor de Deus não faz isso não destrói esse povo pelo menos duas vezes Moisés teve que interceder para Deus não destruir o povo na durante o período dos 40 anos no deserto e depois que o povo entrou na terra prometida era a mesma coisa Deus mandou os profetas e os profetas vinham se queixar da parte de Deus por que que vocês não estão andando na lei do senhor por que que vocês estão.
Cometendo idolatria Por que que vocês estão buscando os Deuses das Nações pagãs Por que que vocês estão sendo injustos com o próximo oprimindo necessitado Porque que vocês não seguem a lei que Deus deu a vocês é basta você ler o início do livro do profeta Isaías Capítulo 1 Deus já começa dizendo assim o dono o boi conhece o seu dono e a ovelha conhece o seu possuidor mas o meu povo não me conhece já começa assim O Profeta Isaías dizendo Esse povo é um povo ingrato que.
Não me reconhece como Deus apesar da minha aliança apesar de tudo que eu fiz Deus se queixa de Israel o tempo todo no antigo testamento e não só Isaías Você pode ler Jeremias a nós Ageu Zacarias Malaquias todos os profetas os grandes e os menores eles todos se queixam de Israel rejeitar a Deus desobedecer a Deus e não ouvir a palavra de Deus mas aí então Será que Deus tinha motivo para isso porque afinal elegeu quem ele quis no.
Meio do povo de Deus nem todos os juDeus foram eleitos se elegeu quem ele quis
Por que que ele reclama da desobediência dos não eleitos Se ele escolheu Jacó e aborreceu Esaú porque que ele se queixa de Esaú ser endureceu Faraó porque aquele se queixa de faraó se ele tem misericórdia de quem ele quer ter misericórdia porque que ele se queixa da incredulidade da dureza de coração da impiedade daqueles a quem ele não concedeu essa misericórdia é isso que.Paulo está antecipando que o judeu vai questionar na hora que Paulo falou a respeito da soberania de Deus essa doutrina da soberania de Deus da predestinação e da eleição Soberana de Deus tem esse poder de mexer com o orgulho humano e desde o início da carta aos romanos para o tem que defender entre aspas a justiça de Deus não é a primeira vez na carta que ele vai dizer.
Deus não está sendo injusto Deus não está sendo injusto Deus não está cometendo qualquer injustiça nas suas ações e decisões a resposta de Paulo pode ser dividida em três partes na primeira ele vai dizer que Deus pode fazer o que ele quer com as suas criaturas pecaminosas e culpadas versos de 20 a 21 na segunda parte ele vai dizer que Deus tudo faz para sua glória e que isso é um motivo justo para ele fazer o que ele quer e na terceira parte.
Ele vai dizer que o fato de que Deus é soberano na sua escolha não elimina a responsabilidade de Israel Porque os juDeus são neles mesmos culpados da sua rejeição são três pontos então que nós veremos nessa noite na resposta de Paulo vamos então para a primeira resposta primeira parte da resposta dele está no verso 20 a 21 quando ele diz que Deus tem o direito de fazer o que ele quer com aqueles de.
Entre a raça humana caída Quem é a sua homem para discutir com Deus verso 20 porventura pode o objeto perguntar quem o fez porque me fizeste assim ou não tem o oleiro direito sobre a massa para do mesmo Barro fazer um vaso para honra e outro para a desonra Paulo Aqui começa repreendendo a presunção do questionador em vez de dar uma resposta a pergunta porque que Deus se queixa Já.
Que ninguém resiste à vontade dele Paulo repreende a atitude que está por detrás dessa pergunta que é presunção quem é você para discutir com Deus quem é você para questionar os caminhos de Deus você não consegue coçar Nem todas as suas costas por inteiro tem até um lugar nas suas costas que você não alcança só para provar sua alimentação Não é só para provar como você alimentar como é que você quer questionar o criador do universo o todo poderoso.
Aquele que é que era e que há de vir que sempre existiu onipresente onipotente onisciente quem é você para questionar os caminhos de Deus se a primeira coisa que Paulo faz é colocar o questionador no seu Divino lugar não é que é proibido a gente fazer perguntas Paulo aqui não está proibindo isso na verdade ele até antecipando as perguntas não é não é não é errado você dizer assim mas eu não entendo isso eu não compreendo isso o que Paulo está condenando aqui é a atitude presunçosa.
Arrogância dessa pessoa que pretende julgar os caminhos de Deus e se fazer de Juiz sobre Deus isso Paulo não aceita por isso ele começa dizendo quem é você para fazer esse tipo de pergunta o que atitude é essa sua quando você questiona a justiça de Deus e aí em seguida Paulo compara aquele questionador a relação dele com Deus a um objeto e ao seu Criador está indo no final do verso 20 porventura pode o.
Objeto perguntar quem o fez porque me fizeste assim Paulo está na verdade citando Isaías 45 verso 9 que eu queria ver com vocês agora o profeta Isaías usa essa mesma na verdade foi o primeiro a usar essa figura para responder ao mesmo tipo de atitude nos seus dias quando juDeus estavam questionando a justiça de Deus em usar o Rei Ciro para trazer a libertação da Nação de Israel como é que Deus pode usar um ímpio para fazer a sua.
Vontade Será que tá certo isso Deus usar ímpios para realizar seu querer sua vontade Qual a resposta de Isaías Capítulo 45 verso 9 ai daquele que contém de com seu Criador não passa de um caco de Barro entre outros Cacos a caso dirá o Barro ao que ele da forma que fazes ou a tua obra não tem alça já o profeta Isaías tinha usado a mesma analogia para colocar no seu devido lugar os questionadores Será que o vaso Pode.
Dizer a Oleiro porque me fizeste assim será que o objeto criado pode dizer ao seu Criador Por que que você me fez sem alça por que que você me deu duas orelhas O que que você me deu dois olhos por que que você me deu uma boca duas pernas apenas porque você fez assim será que nós podemos questionar a Deus pela sabedoria dos seus caminhos e pela maneira como ele age na humanidade a resposta é vidente não é nós não temos como fazer isso Deus é o criador e nós.
Somos as criaturas e a mesma que é também usada pelo profeta Jeremias Capítulo 18 por favor me acompanhe aí tá logo coladinho aí Isaías Jeremias Capítulo 18 de um em diante mesmo a coisa povo questionando a Deus questionando a justiça de Deus os caminhos de Deus palavra do senhor que veio a Jeremias dizendo dispõe-te Desce a casa do oleiro e lá ouvirás as minhas palavras disse a casa do oleiro e Eis que ele estava entregue.
A sua obra sobre as rodas Deus disse a Jeremias eu vou te ensinar uma lição Deus fazia muito isso lições ao vivo usando situações da vida era assim que ele falava com os profetas vai lá na casa do oleiro e quando você chegar lá eu vou falar contigo Jeremias obedeceu chegou na casa do oleiro Ele olhou o cidadão tava lá com aquela roda de madeira né girando e em cima tava um bolo de barro e ele então tirava um pedaço do bolo moldava aquela massa até fazer aquilo que ele queria.
De Barro se estragou na mão tornou a fazer dele outro vaso segundo bem lhe pareceu que tal ponto segundo bem lhe pareceu o oleiro mudou a forma do Barro segundo bem lhe pareceu segundo ele achou que estava certo segundo a vontade dele segundo o propósito dele e aí então o verso 5 Deus agora fala com Jeremias verso 6 não poderei eu fazer eu Deus fazer de vós como fez este Oleiro a casa.
De Israel diz o senhor Eis que como barro na mão do oleiro assim sois vós na minha mão ó casa de Israel Paulo Está simplesmente usando a mesma metáfora mesmo analogia que os profetas de Israel usaram toda vez que eles queriam responder ao questionamento presunçoso e Soberbo dos filhos de Abraão Deus por que que o senhor tá fazendo isso O senhor não tem direito de fazer isso isso tá fazendo Tá errado né isso aí que o senhor tá cometendo É.
Injusto Então os profetas usava analogia do Oleiro e do vaso que Paulo agora emprega também quando na mesma situação ele sabe que vai ser confrontado com esse tipo de questionamento Por que que Deus se queixa ele não faz a vontade dele então antes de dar resposta essa pergunta Paulo vai na atitude da pessoa e diz quem é você para discutir com Deus por acaso o objeto pode dizer ao seu Criador porque.
Me fizeste assim em seguida Paulo declara esse direito de Deus de tratar a humanidade caída do jeito que ele quer versos 22 verso 21 desculpem faltando lá para Romanos 9 Paulo diz não tem o oleiro direito sobre a massa para do mesmo Barro fazer um vaso para honra e outro para desonra a chave para nós entendermos essa declaração aqui e para não pensarmos que Deus é arbitrário é a.
Expressão do mesmo barro o barro aqui Paulo se refere aqui é a massa da humanidade caída Paulo está falando dos homens no seu estado de queda e de perdição isso ele estabeleceu no começo da carta aos Romanos Capítulo 1 2 e 3 Capítulo 1 Paulo fala da perdição dos gentios Capítulo 2 ele falou da perdição dos próprios juDeus e no capítulo 3 ele falou da perdição de todos encerrando inclusive com aquele.
Versículo que é um dos mais conhecidos da Bíblia porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus então essa analogia do Oleiro pegando barro e dando ao Barro a forma que ele quer Deus sendo o oleiro e o barro sendo a humanidade só faz sentido a luz da doutrina da queda o barro aqui é a humanidade caída é a humanidade perdida e Deus então faz o que ele quer a partir disso Portanto ele não é é justo se ele tivesse feito vasos.
Para destruição porque a massa está perdida a massa tá falida é uma massa podre da humanidade Deus não tinha obrigação de fazer nada salvífico com relação a ela a grande misericórdia é que ele dessa massa podre faz um lindo vaso de cristal para um uso um Rose especial é isso que é o ponto do evangelho e da Graça de Deus na soberania Salvadora de Deus Paulo então declara aqui que Deus tem o direito de.
Do mesmo Barro que a humanidade caída a massa falida e podre da humanidade fazer vasos para honra que seriam aqueles que Deus escolheu e entre a Humanidade para serem salvos e desta forma comparados a um vaso com o fim honroso e fez vasos para desonra que são aqueles que estão perdidos e que caminham para a condenação pelos seus próprios erros Deus tem o direito então de fazer o que ele quiser A partir dessa situação O.
Problema é que o questionador aqui ele estava assumindo que Deus tinha que salvar todo mundo e que a humanidade toda tem o direito de ser salva mas não é essa visão bíblica a visão bíblica que nós somos pecadores e dignos nós não temos merecimento algum a não ser a condenação pelos nossos pecados e que a grande misericórdia é que Deus teve com paixão de nós e salvou aquele que eles que ele quis quando ele não precisava ter feito isso mas Paulo não para aqui.
Ele mostra que Deus exerce esse seu direito de criador e de Senhor de maneira Justa e correta em harmonia com seu caráter justo e bom o segundo ponto que está do verso 22 até o verso 23 o segundo ponto da resposta de Paulo vai na seguinte linha Deus faz tudo para sua glória e isso está absolutamente correto Quando Ele preparou vasos de honra para salvação.
Ele fez isso para mostrar a sua misericórdia para buscar a sua glória mostrar o quanto ele é bom e quando ele suportou os vasos de Ira preparados para perdição ele estava querendo mostrar a sua Ira e o seu poder e revelar sua glória como buscar a sua própria Glória é algo próprio de Deus então não há nada errado nisso Deus faz tudo para sua própria Glória ele é glorificado nos que se salvam e ele é glorificado nos que se.
Perdem no final a glória de Deus é o alvo principal de tudo que ele faz por isso que Paulo pergunta aqui no início do verso 22 Se Deus quis mostrar sua Ira e seu poder nos vasos de Ira e se ele quis mostrar sua misericórdia nos vasos de Misericórdia Será que alguém pode dizer alguma coisa porque Deus está buscando a sua glória gente se eu estivesse buscando a minha glória vocês tinham.
Muita coisa que dizer não é eu buscar a minha glória no meio de seis bilhões de pessoas iguais a mim são seis bilhões da minha raça né Tem gente muito mais inteligente do que eu tem gente muito mais bonita do que eu tem gente muito mais charmosa do que eu um pouco mais difícil mas vai ter Tem gente que fala melhor do que eu tem gente que sabe mais do que eu então eu buscar a minha glória é um absurdo cegueira miopia não é você não perceber.
Que sempre vai ter alguém melhor do que você o seu lado ou acima de você mas com Deus é diferente porque Deus não tem igual não tem ninguém acima dele na verdade não tem ninguém nem ao lado dele então quando Deus busca a sua própria glória quando ele busca se apresentar e mostrar o quão ele é belo quão Ele é bonito com ele é poderoso como ele é sábio como ele é maravilhoso qual ele é santo ele está.
Fazendo aquilo que está em harmonia com a sua natureza só há um como ele mas ninguém semelhante a ele por isso Deus tudo faz para sua glória e ao fazer isso ele está certo é legítimo é verdadeiro é válido é justo está em harmonia com caráter de Deus portanto Quando Deus suporta os vasos de Ira para mostrar neles a sua glória Está correto e quando eles é esse misericórdia nos.
Vasos de honra preparados para salvação está também correto porque ele quer fazer isso para mostrar sua glória ou colocando de outras palavras o plano da Redenção da humanidade termina com a glória de Deus sendo Revelada de que maneira mostrando a sua misericórdia e a sua graça e a sua bondade naqueles que ele salvou de entre a humanidade perdida e mostrando a sua justiça sua santidade sua ir o seu poder naqueles que se perderam eternamente nos.