O Que Foi a Reforma Protestante - Paulo Junior

O Que Foi a Reforma Protestante - Paulo Junior Queridos, presta atenção, eu vou fazer hoje aqui, uma abordagem mais histórica, e bem básica, para alguns irmãos, é a mesma mensagem que eu preguei na segunda-feira agora, na cidade de Cássia, interior de Minas Gerais, você sabe que segunda-feira agora, foi dia 31 de Outubro, dia 31 de Outubro, e qual a importância desta data para nós cristãos? Para nós protestantes? É que 31 de Outubro de 2016, a Reforma Protestante iniciado por Martinho Lutero, comemorou 499 anos,.

O Que Foi a Reforma Protestante - Paulo Junior

Então nós estávamos em outubro, no mês da reforma, nós estamos no ano, de 499 anos da reforma protestante, no ano que vem 2017, a Reforma Protestante completará meio Milénio, cinco séculos, 500 anos. E talvez vocês membros aqui da igreja, ou aqueles que vão me assistir, ainda não têm domínio, não conhecem,não sabem o que foi esse facto na história da igreja, ainda não conhecem….

Basicamente o que foi a Reforma Protestante, porquê foi necessário a Reforma Protestante? O quê quer dizer a palavra reforma? O quê quer dizer a palavra reforma? Porquê que foi necessário 499 anos atrás, a reforma ser feita? A palavra reforma basicamente tem um sentido de quê? Reforma, reformar, trazer de novo a forma, dar de novo a forma, trazer novamente a forma aquilo que perdeu a forma, isso é reforma, trazer de novo a forma, e porquê que é, necessário uma reforma?.

Só é, necessário uma reforma, quando ocorre uma deforma, o quê que é a deforma? É aquilo que perde a sua forma, foi deformado, se deformou, perdeu a sua forma, aquilo que perde a sua forma, deforma, faz-se necessário, haver uma reforma, trazer de novo a forma. Mas antes que haja uma deforma, é necessário que haja uma forma, uma forma, o quê que é forma? Identidade, formato, perfil, padrão, então antes de haver a reforma protestante,.

A igreja primeiro teve uma forma, a igreja nasceu, e quando é que a igreja tem forma? Quando é que a igreja tem identidade? Você sabe que no período intertestamentário, que é o período que vai de Malaquias, a Mateus, de Malaquias, último profeta, último livro do Velho Testamento, até Mateus com a vinda de João Batista, foi um período de pelo menos quatrocentos anos, sem Deus enviar um profeta, sem Deus falar com o homem,.

Nesse período de ano aí, de Malaquias a Mateus, o império que predominava era o Império Greco Macedónio, de Alexandre o Grande, com a morte de o Alexandre o Grande, o Império se dividiu com seus quatros generais, os Ptolemeus, e os Selêucidas, até que nesse ínterim, outro Império começa a crescer e nascer e crescer e passa a dominar o mundo, o “Império Romano”, e depois de quatro séculos, de Malaquias a Mateus, o Messias então nasce, vem à terra sobre o governo de um Império predominante, na terra na época, o Império Romano..

Jesus nasce de uma virgem, cumprindo todas as profecias, dos profetas do Antigo Testamento, e Ele cresce e inicia o Seu ministério, instaura Seu Reino, com Poder e Autoridade, morre na Cruz, cumprindo toda a Justiça de Deus, ressuscita ao Terceiro dia, e fica um período de 40 dias na terra, com o corpo glorificado, ressurreto, e Ele antes de subir dá uma missão, aos seus discípulos, a Tarefa da “Grande Comissão”, e faz-lhes uma promessa; “Recebereis poder, virtude, e sereis minhas testemunhas,.

Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestido de poder”, Ele estava fazendo uma menção também, do cumprimento de outra profecia, séculos antes dEle, a Profecia de Joel; “E há de ser que nos últimos tempos, últimos dias, derramarei do meu Espírito sobre toda a carne”, em Atos capítulo 2 ocorre o quê? A descida do Espírito Santo, na festa do Pentecostes. O quê que é Pentecostes? É uma festa que acontecia 50 dias depois da páscoa, por isso o termo; penta, cinco, cinquenta, Pentecostes,.

Então é uma festa que celebrava os primeiros frutos, as primeiras colheitas, nesse período dessa festa judaica Pentecostes, é onde o Espírito Santo desce, e ali inicia-se as primeiras conversões, por isso o paralelo com o Pentecostes, as primeiras colheitas, as primeiras colheitas de almas,e ali nasce a Igreja de Cristo, ali ela começa é, é, é, dar os seus primeiros passos, em Atos capítulo 2 diz assim: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, (o quê que é? É a festa judaica das colheitas,.

No quinquagésimo dia, após a páscoa, nesta data), estavam todos reunidos no mesmo lugar; "E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e desceu sobre aquele lugar, e todos foram cheios do Espírito Santo”, ali nasce a Igreja de Cristo, ali ela nasce, com a descida do Espírito Santo, sobre aqueles irmãos, no verso 42 do mesmo capítulo, diz: “E perseveravam unânimes, na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e nas orações e no partir do pão,.

E todos comiam juntos em casa com alegria e singeleza de coração, caindo na graça do povo e louvando a Deus, e o Senhor acrescentava todos os dias, o número daqueles que havia de ser salvos”. No verso 42 em diante, a igreja nasce aqui no 2:1, no 42 ela começa a tomar a sua forma, e perseveravam na doutrina dos apóstolos, a igreja agora vai ter forma, vai ter bases, vai ter padrões, vai ter um perfil definido, e ela toma forma, alicerçada na doutrina dos apóstolos, o que é a doutrina dos apóstolos?.

Os ensinamentos que os apóstolos receberam de Jesus Cristo, enquanto esteve com eles, três anos e meio, Ele ali instaura seu Reino, e junto com o Reino dá a Constituição do Reino, eleva o padrão da Lei, Ele dá um entendimento mais profundo da Lei, Ele doutrina os seus apóstolos, então os apóstolos, posteriormente, vão ensinar os conversos, vão ensinar a igreja, com aquilo que receberam do Senhor, isso é denominado a doutrina dos apóstolos, os fundamentos, as bases da fé cristã,.

Veja Também, Vai te Interessar:

    As bases da igreja cristã,a igreja precisa de uma pedra para ser fundada,

    Ela é Cristo, ela precisa de tijolos, os apóstolos e os demais conversos, em Atos capítulo 9, a igreja continua tomando a sua forma, ela continua a crescer, mas em Atos capítulo 9, ela vai… ocorre a conversão de um homem da Cilícia, um fariseu de fariseu, da tribo de benjamim, discípulo de Gamaliel, Saulo tem um encontro com o Senhor, indo a caminho de Damasco, ali ele se converte.

    Levanta-se então, o homem que vai ser responsável pela Teologia da Igreja, o homem que vai ser responsável por escrever a Espinha Dorsal da Teologia, Paulo, ele escreve suas Epístolas, que são todas de caráter doutrinário, sendo Romanos e Efésios, as mais profundas, agora a igreja vai concluir a sua forma doutrinaria e teológica, ela toma a sua forma, ela agora vai ser fundada na Justificação somente pela fé, um homem pode ser justificado, perdoado.

    Os seus pecados, somente pela fé. Atos capitulo 4:12 diz; “Que só tem um nome debaixo do céu, do qual devemos ser salvos; Jesus Cristo”. Paulo vai mostrar que a salvação é: “Por meio da graça”, não pode ser obtida por observância da Lei, porque é evidente que pela Lei, ninguém é justificado, pelas obras da lei, então ao escrever os Efésios,ele vai dizer; “Pela graça sois salvos, por meio da fé, isso não vem de vós, é dom de Deus, não vem de obras, para que ninguém se glorie”, então a igreja toma a sua forma. Ela tem fundamento, ela tem doutrina, ela tem teologia, ela tem pastor,.

    Ela tem mestre, ela tem evangelista, ela toma a sua forma, ela nasce em Atos 2, e Atos 2:42 ela inicia a sua forma, com a doutrina dos apóstolos, com a conversão e os escritos de Paulo, ela chega no seu ápice, e ela tem a sua forma bem definida, doutrinar a mente. No capitulo 8 de Atos, no final do 7, uma grande perseguição inicia-se sobre os discípulos, então o primeiro mártir da igreja, tem nele a figura de Estevão, a igreja é dispersa por causa dessa perseguição, e ela vai sair do limites de Jerusalém, e começa a pregação na Judeia e em Samaria,.

    Então a igreja começa a crescer…durante… a igreja começa a crescer, em todo o perímetro do Império Romano, aí vem Saulo, Paulo convertido, que já está fundando, que já está escrevendo a base teológica da igreja, ele então começa com as suas viagens missionárias, o grande bandeirante da fé, e agora ele vai propagar o Evangelho, para toda a Bacia do Mediterrâneo, ele vai começar a plantar igrejas, na Ásia Menor... ele vai começar a plantar igreja em Tessalonica, Bereia,.

    Antioquia da Psidia,Antioquia da Síria, ele vai plantar igrejas em Colossos, então ele começar disseminar em 40 anos, a igreja se infiltrou, por todo Império Romano, ali a igreja nasceu, a igreja está forte, a igreja está poderosa,a igreja está grande, a igreja está firme, a igreja tem forma, a igreja está cheia de, de, de teor… a igreja está cheia de conteúdo Bíblico e Teológico; Paulo é morto, no ano 60, 64, a mando de Nero, e os demais apóstolos vão morrendo, Nero é o Imperador presente, Nero é considerado um, um homem louco, um assassino,.

    Contudo,a igreja continua crescendo, até que chega Domiciano no ano 90, o último membro do colégio apostólico vivo, é João, que está preso na Ilha de Patmos, e vai fechar o Cânon das Escrituras, com a revelação do Apocalipse, até nesse momento a igreja crescia, era grande, era poderosa, estava avançando, sendo plantadas igrejas em todo o território, quer Judeu, quer Gentílico, João também morre, de morte natural, e começa então o período da Patrística,.

    Onde a igreja segue crescendo, Policarpo de Esmirna, Irineu de Leon, Inácio de Antioquia, João Crisóstomo, e eles continuam, e nesse período até o final, final do século terceiro, onde a igreja sofre a sua maior perseguição, se eu não me engano, por Sétimo Severo, é onde a igreja se expande mais, e ela cresce ao ponto de Tertuliano dizer; O sangue da igreja, o sangue dos mártires, é a semente da igreja. Até no final do século III, a igreja de Cristo está saudável, está crescendo, está forte, está com toda a sua forma…, mas no século IV, no ano 313, acontece o quê? Constantino é Imperador,.

    E numa das suas batalhas ele tem uma visão, onde Cristo dá a ele vitória, sobre o outro Imperador Maxêncio, por causa dessa vitória ele decreta a religião oficial do Império, oficial do Império o Cristianismo, neste período, a igreja começa a perder a sua forma, no inicio do século IV, no 313. Ele decreta a religião oficial do Império, o Cristianismo, juntando Estado e Igreja, tornando-se chefe do Estado e chefe da Igreja, aí então dá inicio a uma deforma. começa-se então entrar no seio da igreja o paganismo, e práticas da cultura Greco-romana,.

    Começa-se elementos da cultura Greco-romana, Greco-romana, começam se a ser inseridos

    Nos elementos de culto. Nós temos aí então, no século sétimo, o inicio dele, no ano 607, o Imperador Focas, declara o bispo de Roma, Bispo Universal, dá início aí a uma das maiores heresias da igreja, o Papado Romano, nasce o Papado Romano, e essa, a igreja numa crescente de heresias, e desvio da Verdade, ela vai se paganizando, até chegar no Século XII, dá início ao período chamado, período das trevas, e dá início a inquisição,.

    O tribunal do santo ofício, a caça as bruxas, torturas são promovidas pela igreja católica, mortes são promovidas, chacinas, morticínio, infanticídio, em busca dos hereges, pessoas são condenadas a morrer na fogueira, morrerem afogadas, serem torturadas com vários instrumentos de tortura, cujo os quais, apenas uma pequena percentagem, a igreja católica liberou para que soubéssemos o que ela fazia. Então você nota, que nesse período, a igreja de Cristo vai perdendo a sua forma… é isso que aconteceu,.

    Para que você saiba, até o ano 300, a igreja de Cristo permanecia saudável, com lutas, com heresias entrando sim, com dificuldades, perseguição, martírio, mas ela ainda estava fundada na boa doutrina, nas Sãs Doutrinas, nas Santas Escrituras, elas ainda guardavam os Evangelhos, as cópias dos Evangelhos, as cópias dos escritos de Paulo, estavam sendo transferidas de gerações para gerações, mas na conversão de Constantino, vai começar uma deforma, e o quê que é basicamente uma deforma? A igreja vai perder a sua característica, ela vai perder a sua….

    Ela vai perder a sua característica doutrinária, heresias vão se instalando, elas perdem os fundamentos dos quais foram fundadas, e então, começa-se a tornar uma igreja pagã, uma igreja herética, comprometendo o seu estado, a sua membresia. E eu vou ler aqui para você, a evolução dessas heresias, até o período de Lutero, que é onde se fez necessário, uma reforma, note, eu estou falando da Reforma Protestante, e o quê quer dizer reforma? Trazer de novo a forma, a igreja teve a sua forma, mas ela depois de um tempo começou a perder a sua forma,.

    Começou a se deformar, e eu vou listar aqui para você, numa ordem crescente, a evolução das heresias católicas romanas. Na verdade, o catolicismo não pode ser chamado de catolicismo, porque a palavra católico, católico, quer dizer universal, é a igreja de Cristo espalhada no mundo, então, a igreja é católica, mas ela não é romana, o que você ver aí, quando você ouve igreja católica romana, na verdade é romanismo, você deve chamar de romanismo, então veja por exemplo a evolução das heresias, para ver como a igreja foi se distanciando, da Verdade, e como ela perdeu a sua forma. No ano 300, iniciou a oração pelos mortos, e no mesmo ano, inicia-se também fazer o sinal da cruz,.

    O nome do pai, no ano 320 institui-se a confecção e o uso de velas de cera, velas de cera, sendo acesas, no momento de culto, são adotadas no ano 320, no ano 375, depois de Cristo, a igreja adota a veneração dos anjos, dos santos mortos, e a confecção e o uso das imagens, no ano 394, instaura-se a missa, e a missa é feita como celebração de área. No ano 500, os sacerdotes, os padres, começam a vestir-se de forma distinta, dos leigos, no ano 593, Gregório I, estabelece a doutrina do purgatório, o purgatório é um lugar… como é o termo que eu posso usar?.

    Intermediário, entre céu e inferno, o lugar onde a alma vai e para saber se ela vai para o inferno ou não, ela precisa ficar purgando ali, os seus pecados, então quando morre, nem vai para o céu,nem vai para o inferno, ela fica em um lugar intermediário, chamado purgatório, e dependendo do que fizer para ela em terra; orações, missas, ou pagamento de indulgências, essa alma pode sair do purgatório e ir para o céu, ou se não for feito muito por ela, ela pode sair e ir para o inferno, doutrina do purgatório, com Gregório I, outra igreja, essa era a única, a única igreja cristã, e estava inserido todo esse paganismo. no ano 593..

    Vejam que heresias são instaladas progressivamente, e isso que eu estou falando, é a igreja de Cristo, não havia No ano 600, o latim é usado nas orações e nos cultos também, posto por Gregório I, todas as missas eram feitas em Latim, quer você soubesse quer não. No mesmo ano, ano 600, orações começam a ser dirigidas para Maria, como coadjutora, como mediadora e medianeira, entre Deus e os homens, em 607, o Papado Romano é instaurado, em 786 culto à cruz, culto a imagens, e relíquias autorizadas pelo papado, no ano de 850, água benta é misturada com um pouco de sal, e ela é abençoada.

    Por um sacerdote, santificando o local que ela é aspergida, ordena a canonização dos santos, certas pessoas ou, apóstolos eram considerados, santos e podiam fazer no ano 995 depois de Cristo, o Papa João XV, mediação, a partir do ano 998; no ano 1079, instala-se o celibato dos sacerdotes, do sacerdócio, este foi decretado por Gregório, Gregório VIII, o quê que é o celibato? No século, no ano 1079, os padres católicos, eram proibidos de se casarem,.

    Então eles tinham que ser celibatários, eles não podiam contrair núpcias, nem constituir famílias. No ano 1090, é instaurado o Rosário, a oração mecânica criada por Pedro, o Ermitão, o Rosário seria o terço, seria a oração do padre nosso, e da ave-maria, vejam o progresso. Agora chegamos no ano de 1184 que é o século XII, é instituída a inquisição pelo Concílio de Verona. No ano 1215, a Transubstanciação é proclamada pelo Papa Inocêncio III, o quê que é Transubstanciação?.

    No momento da eucaristia, da Ceia, a Hóstia, ela se transforma na carne, no corpo de Cristo real, no ano 1215, mesmo ano da transubstanciação, é também instituída a confissão auricular de pecados, ao sacerdote, ao invés de Deus, também instituída por Inocêncio, no Concílio de Latrão, o que era a confissão? As pessoas só tinham o perdão dos pecados, mediante a confissão auricular, confessar a um ouvido de um padre, um sacerdote, e mediante a penitência imposta pelo padre, aquele pecado podia ser absolvido..

    Vejam como se distanciou das Escrituras, vejam que doutrinas a igreja de Cristo está crendo, vejam que desde do século IV, no ano 315, vejam a evolução, quanta coisa, quanto paganismo, quanta heresia. No ano 1229, proibição da Bíblia aos leigos, e colocada no índice de livros proibidos, pelo Concílio de Valência, ou seja, a Bíblia era permitida a sua leitura só para o Alto clero, ou só para os sacerdotes, e os cardiais, no ano de 1251, foi inventado o escapulário, de Simão Escote, um monge inglês, no ano 1414, já no Século XV,.

    É proibido ao povo o uso de vinho, na comunhão, ou na celebração da ceia, se você notar a igreja católica só faz uso do pão, não faz uso do vinho, e Jesus ordenou, que teríamos que “comer do seu pão, e beber do seu vinho”. No ano de 1439, o purgatório é proclamado como um dogma, pelo Concílio de Florência, no mesmo ano em 1439, é instaurada a doutrina dos sete sacramentos. No ano de 1508, já no Século XVI, a ave-maria, parte da última metade foi.

    A oração da ave-maria,essa é a evolução das heresias, nós chegamos aí no início do Século XVI, acrescentada cinco anos depois, e é aprovada pelo Papa Sixtus V, no final do século XVI, a igreja de Cristo era essa aqui, a igreja dos apóstolos, a igreja que Jesus ajudou a preparar, que o Espírito Santo fundou, a igreja que foi doutrinada pelos apóstolos, que teve a sua base teológica nas “Cartas de Paulo”, que cresceu poderosamente com a perseguição e com o martírio, ela se tornou isso aqui,.

    Que se expandiu pelo Império Romano em 40 anos, ela se tornou o que nós estamos vendo aqui, em aproximadamente aqui, 1200 anos, de heresias. Chegamos no início do Século XVI, 1509 onde eu terminei, e a igreja de Cristo está desse jeito, mas nós chegamos aí no Século XVI, e as heresias chegam no auge, no seu ápice, elas encontramo seu clímax, no Papa Leão X, Século XVI, 1500 e alguma coisa, o Papa Leão X, qual era o desejo do Papa atual? De construir a Basílica de São Pedro, uma grande, imensa, exorbitante,.

    Nababesca, faraónica, Catedral, e ele precisa de recursos, precisa de dinheiro, e ele não tem o suficiente, é então que entra em cena, uma das maiores heresias da história da igreja; a indulgência papal, criada pelo Papa Leão X. o quê que é a indulgência papal? O pecador, qualquer homem, só poderia ser salvo, só poderia receber o perdão dos pecados, mediante a compra, mediante posse de um documento, assinado pelo Papa,.

    Esse documento, chamava-se Indulgência, perdão, só quem possuísse o documento, assinado pelo Papa, tinha os seus pecados, perdoados, cancelados, e poderia ir ao céu, só que esse documento para ser adquirido tinha que ser comprado, a pessoa só poda adquirir esse documento mediante a um pagamento, então o Papa, para granjear, arrecadar dinheiro, para construir a Basílica, ele cria este documento, para que as pessoas só pudessem ser salvas, mediante a compra e a posse.

    Desses documentos. Então, o perdão dos pecados era vendido, a salvação era mediante a compra de um documento, mediante a assinatura de um homem, mediante as obras, então a igreja nesse período, foi chamado, Período Medieval, começando no Século XII, até o Século XVI, “Período das Trevas”, período de paganismo, ninguém tinha acesso à Bíblia, ninguém tinha acesso à Bíblia na sua língua, ninguém tinha acesso as missas, aos cultos, na sua língua, neste período, a igreja católica dominou, a igreja católica detinha o poder, não só da religião,.

    Mas detinha o poder das ciências, detinha o poder das artes, era o quê que a igreja católica impunha, detinha o poder da medicina, tudo que se cria sobre ciências, tudo que se cria sobre medicina, era o que a igreja católica impunha, então ela dominou as artes, dominou as ciências, ela dominou a religião, ela dominou a medicina, e fez com que o povo vivesse no obscurantismo jamais visto até então, foi chamado então “período das trevas”, tudo que se cria sobre teologia, religião, era o que a igreja católica impunha,.

    Da ignorância, da escuridão, chegando no seu ápice, com a venda da indulgência, olhe onde a igreja foi parar, olhe, onde, onde os cristãos foram parar, então aí acontece a deforma; ela perdeu totalmente a sua forma, é então, que no interior da Alemanha, numa cidade chamada Wittenberg, ou Wittenberg, ela se tornou herética, pagã, ela se tornou ignorante, Deus começa a trabalhar no coração de um monge, da ordem Agostinha, da ordem Agostiniana,.

    Chamado Martinho Lutero, Martin Lutero era um monge, um padre, um Pároco alemão, servia numa igreja na Alemanha, Lutero tinha muito problema com a palavra justiça, muitos problemas com os seus pecados ele achava Deus um homem vingador, tirano, ele achava que Deus colocava o pecado nos homens, e os puniam com sua Ira, ele, ele odiava a palavra justiça, ele odiava Cristo, achava que Ele era um Deus, vingador, mal, e ele tentava obter a salvação, por meio de penitências, por meios de sacrifícios,.

    Por meio de flagelação, até que então, ele é enviado para Roma, para estudar a Bíblia, ele tem acesso à Bíblia, e ele vai ter um encontro, ele vai se deparar com a obra prima das escrituras, a obra prima do apóstolo Paulo, a carta magna do apóstolo Paulo, a Epistola aos Romanos, e logo no primeiro capítulo, Lutero tem um choque, capítulo 1, na hora que ele chega no verso 17, ele ouve estas palavras, ele ler estas palavras, “nele, no evangelho se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito:.

    Mas o justo viverá pela fé”. Lutero então entende que a salvação é por fé, não é por obras, não é mediante a venda, a compra de um documento chamado indulgências, não é mediante a penitências, romarias, observação de relíquias sagradas, Lutero ali, se dá a sua conversão, o seu encontro com Deus, a sua estrada de Damasco, então após ler, esse documento, e estudar as Escrituras, Lutero percebe o desvio da Igreja Católica, o desvio do Papado Romano, as heresias que entraram, então no dia 31 de outubro de 1517,.

    Há exatos 499 anos atrás, Lutero, vai até a igreja castelo de Wittenberg, e afixa, prega, na porta da igreja, suas 95 teses, contra a Igreja Católica, neste ato ousado, enérgico de Lutero, de afixar as 95 teses, na porta, dá-se o início, a um dos maiores movimentos, depois da Vinda de Cristo, na humanidade. “A Reforma Protestante”, porquê Lutero fez isso? Porque as portas das igrejas, principalmente desta igreja, que era uma igreja universitária, funcionava como editais, murais, então não foi por acaso, não foi um ato insano de Lutero,.

    As pessoas quando queriam publicar uma noticia importante, elas afixavam essas noticias escritas, nas portas das cátedras, ou nesses murais, então Lutero fez isso, sabendo que aquela igreja, era uma igreja universitária, e sabendo que ao fixar essas teses, elas iriam ser propagadas por toda a Alemanha, copiadas e imprimidas, então as ideias de Lutero seriam propagadas em toda a Alemanha, em toda a Europa, e assim foi feito. O que são estas teses? São teses, são refutações de Lutero, com base Bíblica,.

    Contra a venda de indulgências, contra John Tietzel, contra o papa Leão X, contra esse ato escabroso da venda de indulgências, então deste ato de Lutero, de ler Romanos, de entender que a salvação é pela fé, de colar as 95 teses, 95 teorias, refutações, contra as heresias, da igreja católica, nasce o movimento que chamamos “Reforma Protestante”, o quê que é a Reforma? Qual era a intenção de Lutero? Dar de novo à igreja a sua forma, fazer a igreja voltar para a doutrina dos apóstolos, fazer a igreja retornar para o credo dos apóstolos,.

    Fazer a igreja novamente olhar só para as Escrituras, então o movimento começa na Alemanha, anos depois esse movimento, vai também, vai ganhar mais força, com João Calvino, um Francês que está em Genebra, junto com Farel, seu companheiro, ele cria ali com 24 anos, um dos maiores compêndios teológicos, de todos os tempos, as Institutas de Calvino, que vão sistematizar a doutrina, que vão sistematizar os credos da igreja. Temos também o outro reformador, Ulrich Zwingli, também começa, outro na Holanda, Zwingli, na Suíça,.

    Calvino e Farel também na Suíça, Erasmo de Roterdão, na Holanda, então esses juntamente com Lutero, vão dar agora corpo à reforma, a reforma agora começa a ter uma teologia, sistemática, começa a ter fundamento, começa a ficar forte, e ela conquista toda a Europa. Lutero comparece em 1521, na dieta de Worms, ou de Wormes, onde Lutero é, é, sentenciado, ele é intimado a comparecer, a comparecer num Concílio, a comparecer num Tribunal, onde ele é intimado,.

    A revogar suas teses, seus escritos, contra a igreja católica. Lutero não, Lutero não revoga, Lutero continua insistindo, ele é excomungado da igreja, ele é ameaçado de morte, se esconde num castelo, se, se, se, se disfarça de um homem chamado “Cavaleiro Jorge”, e nesse Castelo, escondido, ele vai traduzir a Bíblia para o Alemão, então nesse movimento todo, Lutero excomungado, Lutero traduzindo a Bíblia para o Alemão, nasce a igreja protestante, a igreja sai da igreja católica,.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iGkWOYZDzpY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem