28. O batismo com Espírito Santo e os Dons (1Co 12.12-31)

28. O batismo com Espírito Santo e os Dons (1Co 12.12-31) Nós vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 12 nosso alvo aí do verso 12 até o verso 31 é o que temos diante de nós nessa noite como a passagem é muito longa nós iremos fazer a leitura a medida que a exposição procede então mantém a sua Bíblia aberta para acompanhar o que nós estaremos dizendo aqui vamos relembrar Qual o problema que o apóstolo Paulo está abordando aqui nessa.

28. O batismo com Espírito Santo e os Dons (1Co 12.12-31)

Parte da sua primeira carta aos Coríntios ele tá tratando de questões relacionadas com culto na igreja ele começou a fazer isso desde o Capítulo 11 quando ele tratou da questão das mulheres participarem do culto sem véu e também da celebração da ceia do senhor da maneira correta de fazer essa celebração mas havia outros problemas também além desses no culto da igreja de Corinto e esse problema é um problema talvez até de consequências mais graves.

Uma vez que o apóstolo Paulo vai gastar capítulos 12 13 14 para falar a respeito dos dons espirituais em conexão com o culto na igreja aparentemente pessoas com dom de profetizar estavam se levantando e falando no culto e dizendo coisas impróprias e não havia uma um julgamento ou algum critério a respeito da participação deles sem dúvida também.

Muita ênfase era dada ao dom de línguas e aquelas pessoas que tinham esse dom na igreja falavam simultaneamente todas ao mesmo tempo há vários falavam ao mesmo tempo e não havia Interpretação para que a igreja pudesse ser edificada e exatamente por conta dessa ênfase nesses dois considerados extraordinários havia pessoas que não tinham esses dois que se sentiam inferiores ou ficavam com cobiça ou.

Inveja daqueles que tinham Essas manifestações o ambiente não era bom o culto não Era exatamente como deveria ser diante de Deus e no final no capítulo 14 o apóstolo Paulo regula como estes dons deveriam ser usados mas antes de chegarmos lá no final do capítulo 14 nós começamos a ver o método do apóstolo Paulo método costumeiro que é estabelecer alguns.

Princípios teológicos alguns princípios doutrinários em cima dos quais então fazer as aplicações daí nós tiramos uma lição importante que nós sempre temos destacado aqui toda prática precisa de doutrina que a em base se não ela vira pragmatismo vira mera superstição como misticismo e também toda doutrina deve desembocar na prática senão ela vira apenas reflexão.

Teológica sem qualquer implicação para a vida cristã nós queremos as duas coisas queremos boa teologia e queremos também uma prática que esteja de acordo e isso Nós aprendemos com a maneira pela qual o apóstolo Paulo trata essas questões práticas da igreja de Corinto nós vimos Na mensagem anterior os quatro primeiros princípios que o apóstolo Paulo estabeleceu para que se reconheça a verdadeira obra do Espírito Santo as manifestações que são realmente de Deus e qual a finalidade delas O que é que Deus deu dons a igreja ele disse que o.

Espírito Santo exalta a pessoa de Cristo por isso e esse é o critério para que nós reconheçamos a obra do Espírito ele não se glorifica mas ao Senhor Jesus isso aí ele falou Paulo falou no capítulo 12 de 1 a 3 depois nós vimos como ele fala a respeito da unidade que existe entre os dois apesar de serem variados são dados pelo mesmo Deus triunno Capítulo 12 de 4 a 6.

Terceiro lugar Paulo fala que os dons foram dados para o que for útil para o que é útil para a igreja e não para o nosso próprio benefício tá aí do verso 7 a 10 no capítulo 12 e finalmente o espírito santo distribui os dons soberanamente a quem ele quer aí no verso 11 do capítulo 12 hoje nós vamos ver mais três princípios teológicos que tem a ver com essa questão dos dons.

Espirituais O que são para que servem como usá-los os três pontos que nós iremos ver são esses aqui que o o espírito santo promove a unidade da igreja ele promove a unidade da igreja e ele faz isso através dos dons versos 12 13 depois nós veremos também que nós precisamos uns dos outros os nossos dons eles não são eles não representam tudo que existe para em termos de dons espirituais nós precisamos de pessoas que tenham dons diferentes dos nossos.

Capítulo 12 do verso 14 até o verso 26 e por último e nem por isso menos importante nós devemos procurar aqueles dons que são essenciais para a igreja Capítulo 12 de 27 a 31 27 a 31 Paulo termina dizendo que existe um caminho mais excelente que é o caminho do amor que é o capítulo 13 que nós veremos a próxima segunda-feira se Deus permitir mas agora o espírito promove a unidade nós precisamos uns dos outros e existem.

Dois mais importantes de que outros e que devem receber a prioridade na igreja Vamos então ver cada uma dessas partes pela misericórdia de Deus e vamos orar mais uma vez pedindo que ele nos ilumine nós temos compreensão estas coisas estão importantes sim nosso pai estes assuntos eles têm ocupado posição de destaque na tua igreja e nem sempre nós sabemos direito como nos posicionar por isso Pedimos que esse estudo seja abençoado por ti trazendo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Esclarecimento me ajuda a ser fiel ao texto não fugir do que ele diz com

    Clareza e me apoiar somente naquilo que se revelou aqui abençoa-nos o Deus dando-nos clareza espiritual em nome de Jesus amém amém primeiro lugar a questão da unidade da igreja através dos Nós versus 12 a 13 porque assim como o corpo é um e tem muitos membros e todos os membros mesmo.

    Sendo muitos constitui um só corpo assim também é com respeito a Cristo pois em um só espírito todos nós fomos batizados em um só corpo que é juDeus que é gregos que era escravos quer livres e a todos nós foi dado o bebê de um só espírito essa é uma passagem muito importante porque ela faz parte daquele grupo de mensagem no Novo Testamento que fala a respeito do batismo com o Espírito Santo no livro de Atos nós temos uma passagem as outras cinco estão nos Evangelhos.

    Geralmente na boca de João Batista quando disse que aquele que virá depois de mim vai batizar com o Espírito Santo creio que uma vez na boca de Jesus e aqui na Pena do apóstolo Paulo é portanto uma passagem que tem que ser vista em conjunto essa passagem segundo a muitos intérpretes não tem nada a ver com o batismo com o Espírito Santo quebra um pouquinho da do princípio.

    Geral de que as escrituras são a sua melhor intérprete e que as nenhuma passagem deveria ser interpretada ou entendida em violência ou a parte de outras que dizem a mesma coisa são sete passagens que falam do batismo com Espírito Santo sim 6 está falando do batismo com o Espírito Santo nós precisamos achar uma razão muito forte para dizer que a sétima tá falando de outra coisa e eu não vejo nenhum outro motivo não vejo nenhum motivo para não.

    Considerar que essa passagem aqui tá falando do batismo com o Espírito Santo o que o apóstolo Paulo está fazendo aqui é primeiro ele quer nesses dois Versículos enfatizar a unidade que existe na igreja por conta das divisões que havia em Corinto e das disputas com relação aos dons espirituais e a ênfase em alguns dons em detrimento de outros uma divisão portanto a ênfase dele é sobre a unidade da igreja e qual é a.

    Base dessa unidade e como promover ele começa usando uma metáfora que ele vai expandir mais adiante no capítulo 12 12 que a metáfora do corpo humano ele faz uma analogia entre o corpo humano e a igreja no verso 12 da mesma forma que o corpo é um e tem muitos membros Então existe um corpo e esse corpo tem muitos membros somos nós cada um de nós temos um corpo só nós não temos dois temos um corpo só.

    Mas esse corpo tem muitos membros e órgãos todos os membros mesmo sendo muitos constituem o seu corpo embora nós tenhamos muitos membros muitos órgãos diferentes distintos com específicas funções entretanto eles formam um corpo só eles estão integrados num único corpo e Paulo diz no final do verso 12 assim também é com respeito a Cristo o que ele quer dizer é que assim.

    Como é conosco fisicamente assim é com respeito a Cristo a igreja é o corpo de Cristo e a semelhança do corpo humano ela é uma só Cristo não tem duas igrejas ele tem uma igreja só e nessa igreja existem muitas pessoas nós somos membros do corpo de Cristo e essas pessoas têm muitos e variados bons mas nós pertencemos a mesma entidade pertencemos a mesma instituição ao mesmo.

    Organismo que é o corpo Místico de Cristo a igreja apesar de sermos diferentes não somente em personalidade oportunidades status na vida mas particularmente com relação aos dons e talentos que Deus nos deu a base dessa unidade é que nós somos batizados por Jesus com o mesmo espírito como diz o verso 13 Pois aquele tá explicando porque a analogia funciona em.

    Um só espírito ou com um só espírito em todas as outras seis aparições da

    Expressão batizar com Espírito Santo eles traduziram com o espírito e que seria o sentido correto aqui a preposição grega em que pode significar pode significar com o pelo então a ideia a regra de interpretação é que nós vamos seguir o uso constante regular dessa preposição a razão pela.

    Qual nós estamos juntos é que nós todos fomos batizados no espírito por Jesus Cristo formando um corpo que a igreja dessa interpretação aqui dessa maneira de olhar esse versículo nós podemos tirar algumas conclusões primeiro que o batismo com o Espírito Santo ele é uma experiência que ocorre no início da nossa vida cristã que o batismo com o espírito santo nos coloca no corpo de Cristo Portanto o batismo com o Espírito Santo coincide.

    Com a conversão com a Regeneração com o Novo Nascimento com a justificação é aquele momento em que Cristo nos coloca no seu corpo é assim que esse termo é usado aqui é claro que as pessoas vão muita gente vai objetar Aqueles irmãos que acham que o batismo com o Espírito Santo é uma experiência depois da conversão que tem a ver com poder espiritual e que é atestado por línguas essa pessoa essas pessoas não não vão querer entender dessa forma e elas vão apelar para o.

    Livro de Atos no livro de Atos eles vão dizer Olha você tinha os discípulos no dia de Pentecostes ele já eram crentes e foram batizados com o Espírito Santo no dia de Pentecostes ou então na Casa de Cornélio aí vai ser difícil porque na Casa de Cornélio Acontece ao mesmo tempo a conversão do gentios e o batismo com o Espírito Santo deles atestado pelas línguas com os samaritanos eles.

    Há um espaço porque Felipe I prega em Samaria as pessoas se convertem as pessoas são batizadas com água ou em água e depois é que os apóstolos vem e põe as mãos e o Espírito Santo Desce sobre eles ou seja há um espaço entre a conversão e o batismo com o Espírito Santo em pelo menos dois grupos no livro de Atos eles citam ainda atos 19 a experiência dos discípulos de João Batista que Paulo encontra em Éfeso que não sabiam nem que tinha Espírito Santo.

    Paulo impõe as mãos eles são batizados com do Espírito Santo falam em línguas e profetizo Então vão apelar para o livro de Atos para dizer que esse não é o padrão ora o livro de Atos queridos ele narra um período de transição na vida da igreja a gente tem que lembrar de interpretar as passagens bíblicas a luz do lugar delas no desenvolvimento da história da Redenção o livro de Atos se registra a passagem da antiga aliança para Nova Aliança do antigo testamento.

    Para um novo testamento e Deus levantou os apóstolos para serem aqueles que fariam essa alteração era necessário mostrar que Deus estava salvando não somente juDeus mas o gentios por isso essa experiência com os samaritanos que foi igual a de Pentecostes por isso a experiência com Cornélio que foi igual a de Pentecostes e por isso a experiência com os discípulos de João Batista em Éfeso atos 19 igual a de Pentecostes para dizer que Deus estava trazendo para.

    Dentro da sua igreja outros grupos que não são juDeus uma vez completado isso você não vê mais esse tipo de experiência batismo com Espírito Santo depois da conversão leia as cartas leia as cartas de Paulo leia as cartas de Tiago leia as cartas de João leia a carta aos hebreus você não vai achar uma única orientação exortação ou ordem para que os crentes busquem o batismo com o espírito santo não é curioso isso se o batismo com o Espírito Santo é alguma coisa que nós devemos.

    Buscar depois da conversão Por que que não tem uma única passagem no Novo Testamento escrita pelos a não ser já expliquei a dos Evangelhos que tem a ver com a vinda de Jesus e no livro de Atos Por que que os apóstolos que escreveram para igrejas já estabelecidas depois do dia de Pentecostes e dessas experiências não tem uma única passagem dizendo assim busquem o batismo com o Espírito Santo peça o batismo com o espírito santo não tem uma única a única passagem que tem é.

    Essa aqui que nós acabamos de ler e ela diz que nós já fomos batizados já fomos batizados não é isso tá aí ó pois em um só espírito todos nós fomos batizados em um corpo e para não deixar dúvida Paulo disse que é juDeus quer gregos quer escravos quer livres ou seja não tem exceção se é crente já foi batizado com o Espírito Santo agora o grande problema aqui que precisa ser.

    Esclarecido é que muitos que acreditam nisso e acreditam corretamente que o batismo com o Espírito Santo depois das experiências do livro de Atos acontecem normalmente na conversão eles acham que na conversão nós recebemos tudo que era para receber tudo já já recebemos tudo não tem mais nada é que vem um grande equívoco porque a Bíblia fala de plenitude do Espírito Santo mas não temos um versículo dizendo assim busquem o batismo com o Espírito Santo mas nós temos um versículo dizendo assim enchei-vos do espírito.

    Encham-se do Espírito Santo o que existe Depois da nossa conversão não é um batismo com o Espírito Santo ou vários batismos em sequência que é chamado às vezes de segunda benção não mas são plenitudes enchimentos do Espírito Santo eu tô dizendo que é equivocado se referia a essas experiências como batismo que batismo é uma experiência iniciatória ela tá no começo da vida cristã todos todo crente já foi batizado com o Espírito Santo mas ele precisa se.

    Encher do Espírito Santo e essa experiência Pode acontecer muitas vezes na vida dele não só uma vez mas duas três quatro constantemente ser cheio do Espírito Santo e esse é uma experiência que pode mexer com o nosso coração é alguma coisa que nós podemos experimentar é alguma coisa que pode extravasar no nosso coração mas não é batismo com o espírito santo que é batismo com espírito santo é na conversa é na conversa E é isso que nos faz Unidos o que é que.

    Nos une fomos batizados por Cristo no mesmo espírito formando um corpo que é a igreja e não tem exceção judeu gentios ricos e pobres homem e mulher ele usa aqui também a expressão escravos que é Livres todos os cristãos participam desse privilégio e ele acrescenta e a todos nós foi dado beber de um sol espírito Nós experimentamos das bençãos espirituais que nos são dadas Pela terceira pessoa da Trindade Nós bebemos no mesmo espírito Qualquer que seja a.

    Sua experiência espiritual você está bebendo do mesmo espírito que eu bebo também eu me alimento eu me fortaleço por esse mesmo espírito que habita em você e que também guia você a pessoa de Cristo alimenta refrigera refresca a sua alma é o mesmo espírito que habita em mim que habita em todos nós E é isso que nos une que lição importante para aquela igreja que era uma igreja que tinha um espírito faccioso era uma igreja dividida uma igreja que não conseguia experimentar na prática a união que nós.

    Temos em Cristo Jesus Vamos agora para o segundo ponto do que Paulo está dizendo aqui o segundo princípio é que nós precisamos uns dos outros Isso vai nos ocupar do verso 14 até o verso 26 e eu vou lendo paulatinamente Tá certo nós precisamos uns dos outros por que que Paulo vai enfatizar isso porque como eu disse havia pessoas que estavam valorizando dons determinados dons acima de outro.

    Havia pessoas que estavam se sentindo meio que deixadas de fora porque não tinham línguas e profecias como dons e aí era importante que eu aposto Paulo dissesse que todos os dois são importantes que todos eles são necessários que todos eles têm a mesma honra e que o alvo de Deus é que não haja divisão na igreja São esses os pontos que nós vamos ver agora primeiro que todos os dois são importantes ele diz do verso 14 ao verso 20 porque também o corpo não é um só membro mas.

    Muitos se o pé disser porque não sou mão não sou do corpo nem por isso deixa de ser do corpo se o ouvido disser porque não sou o olho não sou do corpo nem por isso deixa de ser do corpo se todo o corpo fosse olho onde estaria o ouvido se todo ele fosse ouvido onde estaria o olfato mas Deus dispôs os membros colocando cada um deles no corpo com ele quis se todos porém fossem um só membro onde estaria o corpo o certo é que há muitos membros mais um só corpo olha o que é que Paulo.

    Tá dizendo aqui tá falando aqui que todos os dons espirituais são importantes ele diz um verso 15 se o pé disser porque não sou mão não sou do corpo nem por isso deixa de ser do corpo o pé pode dizer assim rapaz eu tenho uma tarefa muito chata eu vivo encostado no chão pegando sujeira fico com chulé cheio de doença eu queria ser como a mão a mão é nobre ela agarra as coisas leva as coisas para boca ela é uma extensão da mente para realizar coisas e eu sou.

    Um de um pé mas como eu queria ser a mão então mas só mais Paulo tá dizendo mas se o pé disso é isso mesmo que ele diga isso não deixa de ser do corpo continua sendo parte do corpo mesmo que ele se sinta assim no verso 16 mesma coisa se o ouvido disser porque não sou olho não sou do corpo nem por isso deixa de ser tipo assim né Eu ouvi dizer mas a paz é o que como eu queria ser olho eu vivo Cheio de cera meu dono fica me coçando o.

    Olho é que é nobre é bonito né Eu queria ser o olho nem por isso ele vai deixar de ser parte do corpo aí ele pergunta não veste 17 se todo o corpo fosse olho onde estaria o ouvido imagine você que em vez de um corpo a gente fosse um olho de 70 kg a pessoa um olhão assim né aquela com aquela Pestana batendo assim os cílios batendo piscando assim um olho Já pensou você queria ser isso era a igreja de Corinto só tinha um bom para ela.

    A ênfase era só aquilo ali por isso que Paulo está enfatizando a importância de todos os membros todos eles são importantes todos eles têm uma função Imagine se o corpo fosse um olho ou pior ele diz no verso 17 né Se todo o corpo fosse olho onde estaria ouvindo se todo ele fosse ouvido onde estaria o olfato Já pensou um corpo uma orelha de 80 kg você queria ser uma orelha de 80 kg o corpo humano a variedade faz com que o nosso corpo.

    Seja bonita variedade de membro se a gente vê a riqueza de Deus a sabedoria de Deus a maneira como ele fez o design do nosso corpo assim também a igreja a dois distintos dois diferentes nós já vimos uma lista desses dois Na mensagem anterior Paulo vai dar outra lista daqui a pouco mas existe essa variedade e significa que todos eles são importantes no verso 18 Deus diz pois os membros colocando cada um deles no corpo como ele quis mais uma passagem.

    Que se junta aquela do verso 11 que o Espírito Santo distribui individualmente soberanamente as coisas como deseja aqui tem mais essa passagem onde Paulo diz que Deus coloca os membros no corpo como ele quer E lembrando que dissemos Na mensagem anterior Você pode até pedir que Deus lhe dê determinado os dons mas a concessão dos dons é prerrogativa de Deus ele coloca você no corpo como ele quer se ele quiser que você seja ouvido um pé uma mão um olho é um nariz Ele vai.

    Fazer com que você seja É ele que vai dizer qual o seu lugar no corpo de Cristo Você pode até pedir Deus eu queria ser um olho mas Deus não você vai ser um dedo mindinho colocar você para ser um dedo mindinho Amém nós precisamos do dedo mindinho também ainda que seja só para levantar o padre mas de alguma forma tem alguma função verso 20 o certo é que há muitos membros mais um só corpo mais uma vez a ênfase unidade o que Paulo tá dizendo aqui é a importância de cada membro a analogia é.

    Todos os dons são importantes e também segundo ponto todos eles são necessários o s21 e 22 os olhos não podem dizer a mão não precisamos de você e a cabeça não pode dizer aos pés não preciso de vocês pelo contrário os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários ele diz aqui o olho não pode dizer a mão não preciso de você claro que precisa o olho enxerga a pamonha né a canjica se não tiver a mão.

    Para pegar ele só vai ficar olhando o olho precisa da mão Claro da mesma forma que a cabeça não pode dizer aos pés não preciso de você a cabeça pode ver o caminho mas sem os pés ela vai só ficar vendo o caminho ela não vai andar ela não vai chegar onde ela imagina os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários que lição para aquela igreja que enfatizava os dois Sobrenaturais que priorizava aquelas manifestações públicas aquilo que.

    Chamava atenção aquilo que era glorioso que lição importante dizer que existem outros dois e que todos eles são importantes e que são necessários assim como acontece no corpo terceiro ponto todos os dois são honrados verso 23 a 24 os membros que nos parecem menos Digno no corpo a este damos muito mais honra também os que em nós não não são decorosos revestimos de especial honra.

    Ao passo que os nossos membros nobres não tem necessidade disso contudo Deus coordenou o corpo concedendo muito mais honra aquilo que menos tinha Paulo tá dizendo que tem membros tem partes do nosso corpo que não são tão honradas assim mas são exatamente estas que a gente cobre com mais cuidado que a gente tem maior Ou trata de uma maneira mais honrada diferenciada Então o que ele quer dizer é que mesmo aqueles dons espirituais que parecem humildes e simples e que não tem.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WA9K2MTp5lw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem