10. Paulo e o Moralista (Rm 2.1-5)

10. Paulo e o Moralista (Rm 2.1-5) Nós vamos abrir irmãos a palavra de Deus na carta de Paulo aos romanos capítulo 2 e vamos ler do verso primeiro ao verso quinto Romanos 1 de 1 a 5 dano sequência a nossa série de exposições na carta aos romanos portanto és indesculpável homem quando julgas quem quer que sejas porque no que julgas a outro a ti mesmo te condenas pois praticas as próprias coisas que condenas bem sabemos que o.

10. Paulo e o Moralista (Rm 2.1-5)

Juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas tu é homem que condena os que praticam tais coisas e fazes as mesmas pensas que te livrarás do juízo de Deus o despreza as riqueza da sua bondade tolerância e longanimidade ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento mas segundo a tua dureza e coração em penitente acumulas contra ti mesmo Ira para o dia da Ira e da Revelação Do.

Justo juízo de Deus até aqui queridos a leitura da palavra de Deus eu queria que você imaginasse a seguinte cena agora o apóstolo Paulo no espaço público na cidade de Roma a quem essa carta foi endereçada e ele dizendo que ele disse no Capítulo 1 no capítulo 1 ele fala A Ira de Deus se revela do céu tô no verso 18 contra toda impiedade perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça Paulo começa a.

Dizer que aquela sociedade em que ele vivia os pagãos que nunca ouviram falar de Deus que não conhecem a lei de Deus a si mesmo eles estão debaixo da condenação de Deus porque porque Deus se manifestou na consciência deles Paulo vai falando juntando gente e Paulo dizendo A Ira de Deus se revela do céu contra vocês a consciência de vocês acusa isso e ele.

Continua e o mundo ao nosso redor o mundo criado também dá testemunho de que existe um Deus e que esse Deus não é a criação e que portanto a idolatria de vocês é uma desonra esse Deus vocês estão tornando a verdade de Deus em mentira e não só isso Paulo continua já tô aqui no verso 24 porque vocês rejeitaram a Deus vocês estão vivendo nessa imoralidade e de repente assim no meio da multidão não é ao lado.

De Paulo apressa uma pessoa dizendo é isso mesmo tá certinho Paulo pode continuar Paulo continua vocês mudaram a verdade de Deus e Mentira vocês estão honrando a criatura em vez do Criador aí o cidadão é isso mesmo tá correto absolutamente muito bom Paulo pode continuar e Paulo diz de vocês se deram a inversão da coisa natural homem com homem mulher com mulher cometendo torpeza diante de.

Deus e o cidadão dizendo isso mesmo isso mesmo esse pessoal é assim mesmo fazendo tudo errado Paulo continua partido verso 28 vocês estão cheios de toda injustiça Malícia avareza e maldade o homem é isso mesmo possuídos de inveja homicídio Contenda dolo malignidade são de formadores caluniadores aborrecidos de Deus e continua são 21 pecados que Paulo enumera aqui e no verso 32 ele diz e.

Vocês sabem a sentença de Deus e que Deus vai condenar todos aqueles que fazem isso e o homem aí Paulo se vira para ele diz portanto Você também é culpado você que julga porque nisso que você Condena os outros você é assim mesmo se condena é o que tá acontecendo aqui no capítulo 2 depois de ter passado a condenação sobre o Gentil sobre os pagãos depois de ter pronunciado a sentença de Deus de.

Que eles são passíveis da morte eterna porque pecam contra a luz porque desobedecem a Deus Paulo agora se vira para os moralistas são aquelas pessoas que eu vi no capítulo 1 diz É isso mesmo tem que ser condenado mesmo todos Eles erraram mas agora para surpresa deles Paulo gira a metralhadora na sua direção e diz portanto Você também é tão culpado quanto ele quanto eles vocês que julgam vocês que.

Condenam porque porque vocês fazem as mesmas coisas que eles também fazem e a partir do verso primeiro aqui no verso primeiro até o verso 5 Você tem o apóstolo Paulo se dirigindo a um interlocutor Imaginário Essa era uma figura de retórica muito comum naquela época chamada de diatribe em que uma pessoa que estava falando um filósofo um palestrante um orador ele se dirige a.

Uma pessoa imaginária com quem inicia um diálogo para dar força ao seu discurso torna vivida a sua palavra e aqui Paulo começa a se dirigir a esse homem não é Imaginário que é uma pessoa que está concordando com que ele está dizendo no capítulo 1 e julgando e condenando aqueles gentios e Paulo se vira para ele e aqui no texto faz cinco acusações contra ele cinco acusações aqui no capítulo 2 que Paulo começa usando esse recurso de.

Retórica de conversar com o falar se dirigir a esse opositor Imaginário a partir aqui do capítulo 2 ele vai mostrar que não somente os pagãos que ele menciona no capítulo 1 estão perdidos diante de Deus mas também os juDeus que receberam a lei de Deus eles também estão condenados Igualmente e ao passar dos pagãos para os JuDeus nessa transição Paulo inclui um tipo de gente entre o gentios que não.

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    Era exatamente como aquela aqueles que ele descreveu no capítulo 1 quando a

    Gente leu o capítulo 1 a gente tem impressão de que no mundo de Paulo só havia gente devassa gente e corrompida e gente entregue aos Prazeres os mais esca possíveis não é verdade na época de Paulo havia filósofos como por exemplo os históricos que tinha um alto padrão moral que condenavam a Luxúria a inveja condenavam a busca pelo poder a imoralidade havia filósofos que.

    Condenavam a homossexualidade que era tão comum no império romano e na cultura greco-romana daquela época havia políticos romanos que faziam discursos lá no Senado de Roma condenando os costumes pagãos e julgavam em piedosamente aquelas pessoas e haviam judeu de todos eles o pior eram judeu O Judeu tinha recebido a lei de Deus tinha recebido os dez mandamentos a aliança de.

    Deus feita através dos sacrifícios do altar do templo do serviço dos sacerdotes O Judeu entendia que ele estava numa categoria parte das demais pessoas e nos escritos dos juDeus especialmente no período intertestamentário nós encontramos a declarações do tipo assim os pagãos são o combustível do fogo do inferno a Abraão está lá na porta do inferno sentado numa cadeira para não deixar nenhum judeu entrar todos os juDeus eles.

    Entraram no reino do Messias mas o gentios todos serão condenados ao inferno de todas as pessoas que costumavam julgar as outras naquela época os judeu era o pior e Paulo no capítulo 2 vai tratar deles só que antes de fazer isso Paulo Coloca essa condenação geral as pessoas que costumam criticar os outros mas fazem as mesmas coisas que elas criticam nos outros vamos chamar essa pessoa de moralista então aqui nesses versos iniciais do capítulo 2 Paulo se volta para o.

    Moralista quer Pagão como os filósofos históricos que Eu mencionei políticos de Roma quero os juDeus Mas a partir do verso 4 foco começa a ser O Judeu e até o final do capítulo 2 fica claro que é contra eles realmente que o apóstolo Paulo está dirigindo suas palavras aqui ele traz cinco acusações contra os moralistas a primeira está indo verso 1 o moralista aquele que julga e Condena os outros é.

    Tão culpado e sem desculpa como os pagãos que ele mesmo Condena verso primeiro portanto é indesculpável o homem quando julgas quem quer que sejas porque no que julgas a outro a ti mesmo te condenas pois praticas as próprias coisas que condenas aqui nós temos três razões que o apóstolo Paulo coloca para essa primeira acusação a primeira razão é a seguinte você é indesculpável E vai ser condenado porque você pratica as.

    Mesmas coisas que você Condena nos outros é isso que Paulo tá dizendo para aquele moralista ali naquele momento é claro nem todo mundo né os moralistas não iam fazer essa lista toda do capítulo primeiro né 21 pecados do verso 29 até o 31 fora a imoralidade sexual que estava escrita nos versos 26 e 27 mas com certeza eles eram culpados de alguma dessas coisas e esse é o ponto do apóstolo Paulo a raça humana toda está debaixo do juízo de Deus e o fato de que.

    Uma pessoa aponta o erro de outros não a Faz melhor diante de Deus na verdade Aumenta até a sua responsabilidade porque ela está fazendo as mesmas coisas que ela Condena então primeiro razão pela qual essas pessoas estão tão condenadas quanto os pagãos é que elas praticam exatamente as mesmas coisas que elas é condenam a segunda ainda tá no verso primeiro é que eles sabem que Deus que existe uma sentença de morte passada.

    Por Deus contra os que praticam essas coisas veja que o verso primeiro começa com essa palavra portanto e a ligação é a seguinte a ligação aí é com o verso anterior o verso anterior é o capítulo um 32 onde quando Paulo diz que os pagãos conhecem a sentença de Deus a sentença de morte contra os que praticam estas coisas que ele descreveu aqui Portanto o moralista também está condenado porque ele semelhantemente.

    Também sabe disso porque ao dizer olha essa imoralidade tá errada esse pessoal

    Aí ó fica falando mal dos outros não é então esse pessoal é invejoso esse pessoal Avarento ao fazer isso o moralista está dizendo que ele sabe que essas coisas estão erradas e ao praticar elas então ele cai na mesma situação do Pagão que faz as coisas erradas sabendo que elas estão erradas o moralista sabe que essas coisas estão erradas porque ele Condena.

    Essas coisas mas ele faz do mesmo jeito Então essa é a segunda razão pela qual ele tá condenado a terceira é que Paulo diz é que ao pronunciar a condenação dos pagãos dos ímpios dos imorais o moralista está se auto condenando veja no meio do verso primeiro no que julgas a outro a ti mesmo te condenas porque ao dizer o seguinte Olha esse pessoal é mentiroso a quem ele tá condenando ele mesmo porque ele também.

    Olha esse pessoal é cheio de inveja aqui ele tá condenando ele mesmo porque ele também tem inveja ou esse pessoal é um pessoal ingrato mas ele tá passando a condenação contra ele mesmo porque ele também é ingrato Então no que ele Condena outros ele tá pronunciando a sua própria condenação Note que a palavra que aparece aqui no verso primeiro portanto é indesculpável é aquela mesma palavra que a gente viu alguns sermões atrás no capítulo 1 do verso 20 quando.

    Paulo Depois de dizer que Deus se revelou na natureza dando testemunho de si mesmo ele conclui dizendo que tais homens são por isso indesculpáveis mas agora não só os pagãos que nunca ouviram a lei de Deus são indesculpáveis porque tem o conhecimento de Deus no coração e refletir na natureza mas também o moralista aquele que julga aquele que critica aquele que condena os outros ele também está se condenando no mesmo ato e.

    Ele é tão indesculpável como os pagãos Talvez um bom exemplo aqui do que Paulo Está se referindo é o caso do Rei Davi no antigo testamento Nós lemos lá no segundo livro de Samuel que Davi adulterou com a mulher de um dos seus Generais e a mulher engravidou e para encobrir o seu Adultério Davi mandou que o general fosse colocado no ponto mais difícil da Batalha para que morresse.

    E Davi escondeu esse fato E durante alguns meses provavelmente Davi conviveu com aquela situação até o dia em que Deus mandou um profeta falar com o rei e o profeta chegou contando a história disse Rei Davi eu quero contar uma história que aconteceu aqui aqui no teu reino tinha um homem rico que tinha muitas ovelhas e ele recebeu uma visita importante ele quis oferecer um churrasco para o seu visitante ele que.

    Tinha muitas ovelhas em vez de pegar uma ovelha do seu rebanho Ele olhou para ovelhinha do vizinho pobre só tinha uma o vizinho dele pobrezinho o velhinho que tinha criado desde pequena aí o que é que o vizinho rico fez ele foi lá tomou a ovelhinha do vizinho pobre matou e ofereceu para o seu visitante o que que o senhor acha disso O Rei Davi na hora mas esse cara merece a morte como é que alguém faz um negócio desse é digno de morte e natão coloca o dedo no nariz de Davi.

    Diz tu és o homem essa história é sobre você da que tomou a mulher do seu próximo ou seja ao condenar aquele homem rico que tinha tomado a ovelhinha do pobre Davi estava se condenando é disso aqui que Paulo está falando que na hora que nós apontamos o dedo tem três apontando de volta para nós três apontando de volta para nós.

    É preciso fazer um esclarecimento aqui que o apóstolo Paulo não está proibindo o julgamento justo porque a situações em que nós precisamos avaliar as ações comportamentos e atitudes das pessoas e chegaram uma conclusão lá em Mateus Capítulo 7 verso primeiro Jesus disse não julgueis para que não sejais julgados mas logo adiante ele diz assim cuidado com os falsos.

    Profetas Bora como é que eu vou ter cuidado com os falsos profetas se eu não fizer um julgamento para saber quem é falso e quem é verdadeiro então é claro que tem momentos que a própria Bíblia manda que a gente examina todas as coisas que a gente teste a verdade para que nós temos uma avaliação do que vem de Deus e de que não vem não é esse tipo de julgamento que Paulo está condenando aqui mas do julgamento hipócrita quando as pessoas criticam o.

    Comportamento dos outros estendem o dedo para os outros Mas elas mesmas fazem essas coisas e na época de Paulo eram os moralistas os históricos os filósofos e os políticos de Roma alguns e especialmente os judeu que gostava de condenar a o resto da humanidade e se esqueça de que também ou não queria ver que estava praticando as mesmas coisas Então essa é a primeira coisa que Paulo diz ao moralista Ou seja você é tão culpado e.

    Sem desculpa como os pagãos que você mesmo Condena porque você pratica as mesmas coisas e você sabe que essas coisas estão erradas e fazendo isso você se auto Condena segunda coisa que Paulo diz está no verso 2 é que ele vai ser julgado ele o moralista não é ele vai ser julgado por um Deus que é verdadeiro no dia do juízo verso 2 bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas aqui o apóstolo Paulo é ele estabelece um.

    Ponto de contato com o moralista né um ponto de concordância ele diz assim vem cá nós dois sabemos nós dois concordamos de que Deus quando julga as pessoas ele julga com verdade bem sabemos nós dois né Paulo e a pessoa com quem ele tá falando nós dois sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que tais coisas práticas ou seja Deus é verdadeiro Isso significa que ele não faz acepção de pessoas no.

    Julgamento que ele vai julgar as pessoas de acordo com o que é verdadeiro nós dois sabemos disso não é verdade eu fico imaginando moralista dizendo é eu eu sei eu concordo é exatamente que Deus é verdadeiro e que ele vai julgar as pessoas de acordo com aquilo que é verdade e não vai fazer acepção de pessoas e aí então Paulo prepara o estágio para o ponto número três a terceira acusação logo Paulo disse você é um presunçoso se você está pensando.

    Que Deus vai abrir uma exceção no seu caso se você concorda comigo que Deus é verdadeiro e que ele vai fazer o juízo imparcialmente o que que leva você a pensar que ele vai fazer uma exceção no seu caso e três argumentos aqui verso 3 ó tu é homem que condena os que praticam tais coisas e fazes as mesmas pensas que te livrarás do juízo de Deus Você concorda comigo verso 2 que Deus é.

    Verdadeiro no julgamento Por que que então você está pensando que você vai escapar do juízo de Deus ao criticar e condenar os outros o que Paulo está dizendo aqui pode ser resumido da seguinte maneira primeiro Deus vai julgar um dia a humanidade de acordo com as obras que as pessoas cometeram de acordo com as atitudes a prática a escolhas decisões o caminhar o viver aqui e não de acordo com suas palavras.

    Deus não vai lhe julgar de acordo ou escolher o seu discurso religioso como sendo o critério de lhe condenar ou não o que ele vai julgar são as suas obras porque as obras revelam o verdadeiro estado do coração as palavras Enganam mas as obras trazidas à luz elas expressam a verdade do coração Deus então um dia vai julgar as pessoas de acordo com suas obras isso é o ensino da Bíblia do começo ao fim segundo se uma.

    Pessoa que é moralista Condena o erro das outras como aqueles filósofos e como os juDeus mas pratica as mesmas coisas que os outros praticam Deus vai julgá-los exatamente como julgaria um Pagão não tem diferença porque Deus é verdadeiro verso 2 no seu julgamento então o que que dá a você a impressão de que Deus vai fazer uma exceção ou seja vai condenar o Imoral o idólatra o.

    Impuro e o Avarento e não vai fazer nada com você que faz as mesmas coisas só porque você fica dizendo tá tudo errado ó isso aí tá errado isso aqui Deus não é uma prova disso Deus não gosta disso o seu discurso moralista não vai ser uma cortina de fumaça para confundir os olhos de Deus ele vai olhar através das suas palavras e vai ver o que você faz e é com base nisso que ele vai fazer um julgamento você não vai se livrar do juízo de Deus.

    Simplesmente aderindo a uma igreja se tornando religioso fazendo um discurso religioso condenando o erro dos outros porque Deus na verdade vai nos julgar a segunda verdade pelas obras que nós praticamos o que que Por que que você pensa verso 3 que você vai se livrar do juízo de Deus quarta condenação que Paulo pronuncia sobre o moralista e aqui ele já está afunilando tá chegando agora nos judeu.

    Era quem ele tinha em mente desde o começo mas ele começa do geral e tá indo para o particular porque de todos os moralistas O pior é o judeu na sua época então ele vai fechando aqui e diz no verso 4 seria a quarta acusação vocês nunca compreenderam a bondade de Deus para com Israel vocês nunca compreenderam porque que Deus foi bondoso com a nação de Israel veja o verso 4 ou desprezas a riqueza da sua bondade e tolerância e.

    Longanimidade ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento Deus havia sido muito bondoso com a nação de Israel aqui são usadas três palavras não é no verso 4 tudo desprezas primeiro a riqueza da bondade de Deus Deus não é somente Rico a desculpa ele não é somente bondoso ele é rico em bondade significa que ele tem bondade suficiente para derramar abundantemente.

    Sobre todos nós ele é bom assim ele é bilionário em bondade ainda que Deus derramasse bondade sobre cada um dos seres humanos que viveram vivem viverão sobre a terra ainda assim sobrava ele tem bondade sobre bondade ele é rico em Bondade e ele foi particularmente bondoso com a nação de Israel uma nação que ele escolheu de entre outras nações ele chamou Abraão de entre outras pessoas fez um pacto com Abraão prometeu.

    Que a descendência de Abraão seria o seu povo deu uma aliança e promessa e o culto verdadeiro Abraão disse Abraão que dele viria o salvador do mundo e que Deus seria o Deus da sua descendência e que a descendência tomaria Deus como sendo o único senhor e verdadeiro Deus Deus tinha sido extremamente bondoso com Abraão e os seus descendentes com os juDeus a segunda palavra que você tem aqui é que Deus foi tolerante tolerância significa.

    Não castigar de imediato os pecados ou seja Deus é justo Santo a nação de Israel desobedeceu a ele não foi uma vez só não foram muitas vezes provocou a Deus mas Deus em vez de destruí-los imediatamente com o seu poder Deus tolerou ou seja não é que Deus fez Vista grossa mas Deus simplesmente disse eu não vou castigar ainda tá tão errado os e merecem castigo só.

    Que eu não vou eu vou tolerar um pouco eu vou esperar um pouco e é a próxima palavra que você tem aqui que diz que Deus é longânimo é uma pessoa que tem um ânimo um fôlego longo como alguém que consegue ficar embaixo d'água dois três minutos eu não sei se tem alguém consegue esse tempo todo não é então que tem um longo fôlego aquelas pessoas que mergulham e segura eu fico 30 segundos já tô nervoso Quero Subir é para respirar mas tem pessoas que são tem um ânimo Comprido elas aguentam ficar debaixo d'água Deus.

    É longânimo ele segura né Israel desobedeceu a Deus e Israel provocou a Deus não foi uma vez só mas Deus foi em longânimo né Ainda não Ainda não mas o que que Deus queria com essa bondade tolerância e longanimidade Deus mandou profetas para avisar o povo de Israel Deus mandou Reis que fizeram reformas religiosas Deus mandou juízes que libertaram a nação de Israel e por fim Deus mandou o seu próprio filho o que.

    Que Deus queria porventura com essa bondade longanimidade e tolerância a resposta é que isso Não significava que Deus estava fazendo Vista grossa para os pecados da Nação de Israel relevando esses pecados ignorando mas Paulo diz aqui o que Deus queria era o arrependimento tá vendo aí no verso 4 desprezas a riqueza da sua bondade tolerância e longanimidade ignorando que essa bondade de Deus é que te conduz ao.

    Arrependimento o que que Deus queria com toda aquela misericórdia que ele mostrou a nação de Israel no passado ele queria levar os juDeus ao arrependimento do tipo assim um filho que faz uma coisa muito errada muito errado traz grande prejuízo para os seus pais no nome na imagem prejuízo financeiro e os pais perdoa os pais perdoem diz filho se está perdoado de todo o coração nós te amamos nós te recebemos você.

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