13 - A acusação contra Paulo (2Co 10.1-12)

13 - A acusação contra Paulo (2Co 10.1-12) Nós vamos ler o verso primeiro até o verso 12 que é o texto que nos traz essa noite e ao mesmo Paulo vosrogo pela mansidão e benignidade de Cristo eu que na verdade quando presente entre vós Sou humilde mas quando ausente ousado para convosco sim eu vos rogo que não tenha de ser ousado quando presente servindo-me daquela firmeza com que penso devo tratar alguns que nos julgam como se andassemos em disposições de mundano.

13 - A acusação contra Paulo (2Co 10.1-12)

Proceder porque embora andando na carne não militamos segundo a carne porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim Poderosas em Deus para destruir fortalezas anulando nosso sofismas e toda a última vez que se levante contra o conhecimento de Deus e levando cativo Todo pensamento a obediência de Cristo e estando prontos para punir toda desobediência uma vez completa a vossa submissão observai o que está Evidente se alguém confia em si que a de Cristo pense outra.

Vez consigo mesmo que assim como ele é de Cristo também nós o somos porque se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição vossa não me envergonharei para que não pareça ser meu intuito intimidar-vos por meio de cartas as cartas com efeito dizem são graves e fortes mas a presença pessoal dele é fraca e a palavra desprezível considere o tal isso que o que somos na palavra.

Por cartas quando ausentes tal seremos em Atos quando presentes porque não usamos classificarmos ou compararmos com alguns que se louvam a si mesmos mas eles medindo-se consigo mesmo e comparando-se consigo mesmo os revelam insensatez até que queridos a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez e agora pedimos pai iluminação do teu espírito santo para compreendermos estas.

Palavras do teu servo escritas a dois mil anos atrás numa situação e num contexto completamente diferentes do nosso pedimos pois que o Senhor nos veja nos faça ver a relevância e o significado das tuas palavras inspiradas para nós hoje nós queremos não somente entender o texto mas nós queremos que ele nos transforme que ele nos toque nos mude que ele nos abençoe e nos Oriente em nome de Jesus amém.

Queridos na segunda-feira passada nós vimos que essa parte da carta aos Coríntios da segunda carta feita do verso 10 até do Capítulo 10 até o 13 ela provavelmente foi escrita algum tempo depois que Paulo terminou o primeiro bloco Capítulo 1 até o Capítulo 9 e a razão para isso é que existe uma diferença muito grande de Tom entre o que ele diz na primeira parte de uma 9 e o que ele vai dizer agora de 10 a 13 na.

Primeira parte Paulo está grato está feliz tá animado porque recebeu boas notícias a respeito da igreja em Corinto a igreja tinha se arrependido tinha disciplinado a pessoa que comandava uma rebelião contra ele a igreja tinha professado o amor pelo Apóstolo Paulo Tinha saudade de Paulo enfim Parece que toda atenção havia terminado havia ainda um foco outro de resistência mas era coisa de menos o tom da primeira parte é um tom de alegria Paulo está feliz está satisfeito com tudo aquilo que havia.

Acontecido mas a partir do capítulo 10 a carta azeda o tom de Paulo é é um tom de censura de crítica Paulo confronta e ele faz isso de uma maneira bem mais intensa do que ele tinha feito na primeira parte quando ele teve de defender a sua autoridade Apostólica também mas agora o apóstolo faz isso com um vigor e com uma indignação que nós não encontramos na primeira parte então daí o quebra-cabeça que os estudiosos de.

Paulo eles têm que dar uma resposta como é que o que que aconteceu para Paulo mudar de Tom do Capítulo 9 para o 10 então tem muitas explicações três principais explicações Eu mencionei isso na última vez mas aqui parece que aqui parece menos complicada é que Paulo tinha escrito até o Capítulo 9 pensando em terminar carta e mandar através de título inclusive Tito tinha a missão de terminar aquela oferta que os Coríntios.

Haviam dito que levantariam para os pobres de Jerusalém e enquanto Paulo se preparava para terminar a carta chegaram novas notícias dizendo que a situação em Corinto tinha mudado e que aqueles falsos profetas que são mencionados falsos mestres que Paulo faz menção no capítulo de 1 a 9 mas como se fosse já um assunto resolvido Parece que eles viraram a mesa e conseguiram de alguma forma a atenção dos membros da igreja de.

Corinto eles trazem outras acusações contra o apóstolo Paulo desta feita aparentemente mais severas de alguma forma eles conseguiram que os Coríntios se bandeassem para o lado deles se não a igreja toda provavelmente não a igreja toda mas um grupo significativo então estava manifestando hostilidade contra o apóstolo Paulo sobre a influência desses falsos Apóstolos falsos Mestres a rejeitava a.

Autoridade e a jurisdição espiritual de Paulo sobre eles questionavam os motivos de Paulo enfim a situação havia se tornado tensa outra vez e Talvez pior então Paulo se senta para agora se dirigir a essa nova situação e é e o que ele escreve É exatamente capítulos de 10 a 13 com outro Tom porque a situação havia mudado então entre o Capítulo 9 e o 10 nós existe essa possibilidade de que.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Haja esse espaço de tempo em que a coisa mudou e se explicaria o porquê também o

    Tom do apóstolo Paulo onde ele se defende de uma série de novas acusações feitas por esses mestres que aparentemente tinham ganhado credibilidade na igreja de Corinto Eu já falei para vocês que até o final do século primeiro os líderes da Igreja Cristã tiveram um problema com Corinto Eu mencionei Inclusive a primeira carta.

    De Clemente a Corinto escrito aí por volta do ano 90 perto do ano sem que não é uma carta canônica mas nós temos o registro dessa carta em que ele se queixa exatamente da mesma coisa dá arrogância dos Coríntios a não submissão as autoridades e coisas semelhantes né aparentemente havia problema naquela igreja que nem o apóstolo Paulo Conseguiu resolver o que serve de conforto para os pastores aqui presentes.

    Né quando a gente parece ter falhado miseravelmente na nossa missão de ajudar uma igreja Nem sempre é o pastor Nem sempre é obreiro Às vezes tem igrejas que não tem jeito mesmo né Não sei complicadas bom hoje nós veremos a primeira acusação dessa nova série de Intrigas contra Paulo veremos a primeira contra o da qual Paulo se defende e acusação era que ele estava usando estratégias carnais porque quando ele.

    Tava presente em Corinto ele era uma coisa mais quando ele mandava carta ele era outra então isso aí era uma estratégia carnal Paulo não era sincero né ele tinha duas caras ele era incoerente E essa era acusação que essa é a acusação que responde aqui do verso primeiro até o verso 12 vamos ver essa acusação mais de perto para que a gente possa entender a resposta do apóstolo Paulo os dois Versículos iniciais eles são uma introdução a segunda parte da.

    Carta como um todo mais especialmente aqui dos Versículos de 1 a 12 está diretamente relacionado com essa primeira acusação pelo que a gente pode perceber de 10 a 13 essa acusação tinha pelo menos cinco pontos a primeira era essa que quando Paulo estava presente na igreja ele era humilde mas aí ele ficava ousado quando estava ausente e se comunicava por cartas como tá aí no verso primeiro eu Paulo vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo eu que na verdade quando presente entre vós ou.

    Humilde mas quando ausente é usado para convosco aqui é o que tudo indica Paulo está repetindo o que a igreja dizia seu respeito né É como se ele dissesse assim eu Paulo peço a vocês eu que vocês dizem que quando eu sou presente eu sou humilde mas quando estou ausente eu sou ousado então isso reflete essa essa o verso primeiro reflete o que estava sendo dito na igreja a respeito do apóstolo Paulo a mesma coisa é no verso.

    2 final do verso 2 ele diz assim no verso 2 ele diz eu ronco que não tenha de ser usado quando presente servindo e daquela firmeza com que penso devo tratar alguns que nos julgam como se andassemos em disposições de mundano proceder Então tá claro Tinha pessoas na igreja de Corinto que julgavam o apóstolo Paulo dizendo que ele procedia de acordo com os homens ele andava de maneira humana não espiritual como deveria ser no verso 3 Paulo diz embora andando na carne não militamos segundo a.

    Carne ou seja era de que ele militava ou trabalhava exercia o seu ministério na carne e não no espírito Paulo se valia de métodos a humanos e não de métodos espirituais no verso 9 Paulo diz assim para que ele no verso 8 ele diz que se gloriou Na Autoridade dele mas autoridade dele era para edificar aí no verso 9 para que não pareça ser meu intuito intimidar vocês por meio de cartas ou seja qual era acusação Paulo.

    De longe ele fica escrevendo carta para intimidar a igreja dizendo que ele aposta dizendo que ele tem autoridade falando grosso por carta né mas o alvo dele é intimidar a igreja da carteirada na igreja não não é essa minha intenção no verso 10 as cartas com efeito dizem esses críticos de Paulo São graves e fortes mas a presença pessoal dele é fraca e a palavra desprezível acusação era mais ou.

    Menos essa crítica Paulo quando tá aqui a presença dele é fraca palavra dele é

    Desprezível ele não prega bem é fraco como pregador mas aí quando vem a carta né vem aquela carta grave uma carta pesada cheia de autoridade é tudo isso todas essas críticas se resumiu numa só Paulo era duas caras Paulo era incoerente e isso era a maneira de proceder humana e não de um servo de Deus servo de Deus tem que ser o que ele.

    É tem que ser sincero presente e ausente e Paulo não tava fazendo isso essa era a crítica que era feita ao Apóstolo Paulo o similar hoje em dia o equivalente seria dizer que o pastor no Facebook é brabo que só escreve contra todo mundo mas na hora do vamos ver né pessoalmente né não é nada disso né que parece seria alguma coisa desse tipo aí muito bem vamos ver aqui como é que o apóstolo Paulo trata essa acusação primeiro ele.

    Pede na verdade ele roga que ele não seja obrigado a agir com firmeza contra os que o julgam quando ele estiver em Corinto Paulo estava planejando fazer uma terceira visita a igreja de Corinto A primeira foi quando eles teve na cidade para plantar a igreja a segunda visita foi para tentar resolver uns problemas tentar resolver esse problemas que eles estavam já estavam escalando e ele saiu de lá a pesar hoje doído com a visita visita não deu certo e ele estava agora planejando uma terceira visita para.

    Tentar resolver a situação e ver o resultado da oferta que Tito já a caminho tinha resolvido primeiro então Paulo pensando nessa terceira visita ele pede aqui nos versos 1 e 2 da seguinte maneira não me obriguem a ser ousados com vocês quando eu estiver presente não me obriguem porque vocês dizem que quando eu estou presente eu sou humilde e aí quando eu estou ausente eu sou.

    Ousado através de cartas então não cobrem coerência Porque se vocês cobrarem coerência quando eu chegar aí então é você tão ousado presente quanto eu sou usado através de cartas então não me obriguem a fazer o que eu acho que eu tenho que fazer com vocês Paulo tá entrou no jogo deles Tá bom você está dizendo que eu sou forte com as minhas cartas e humilde quando eu tô presente então não me obriguem a ser tão forte.

    Presente quanto eu sou nas cartas não é isso que diz houvesse um e dois e Paulo ele faz esse pedido veja o início eu vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo assim como Cristo foi manso e Benigno Cristo foi humilde mesmo enfrentando os seus adversários e orou por eles e quis o bem deles o fato de que Cristo foi assim não significa que Cristo era fraco que Paulo tá querendo dizer é não confunda o fato de que.

    Quando eu estou com vocês eu ajo de maneira Mansa e humilde não confunda isso com fraqueza porque o próprio Senhor Jesus ele era manso e humilde no trato com os seus inimigos então pela mansidão de Cristo eu peço a vocês que vocês não me obrigam a usar da autoridade que eu tenho que é o verso 2 eu rogo que não tenha de ser ousado quando presente quando eu tiver aí na terceira visita servindo-me daquela firmeza que eu penso.

    Que devo tratar alguns que nos julgam como se andassemos em disposições de humano proceder então essa parte começa com pedido de Paulo para que ele entrando no jogo dos Coríntios dizendo não me peçam para ter a coerência que vocês acham que eu deveria ter porque se eu tivesse a coerência Quando eu chegar aí eu vou ter que usar de firmeza Estão dizendo que eu não tenho firmeza quando estou presente então quando chegar aí eu vou com relho eu vou usar o relo com aqueles que eu acho que devem ser.

    Tratados dessa forma ele se refere a um pessoal aqui ele disse que é um pessoal que o acusa de andarem disposições de mundano proceder a nossa tradução né que a gente gosta que a Almeida ela ainda é uma tradução do português mais bonito né elaborado e tudo mais mas às vezes fica complicado para nós hoje né O que se acusação a tradução simples andar em disposições mudando de proceder seria andar de acordo como as pessoas mundanas.

    Andam proceder de acordo com o padrão mundano e não espiritual as disposições as intenções e os propósitos de Paulo são um danos Paulo faz as coisas por motivos humanos Paulo então ele diz que vai tratar Esse pessoal com firmeza quando ele fala que vai tratar com firmeza lembremos que no capítulo 1 ele já tinha entregado um ao diabo Capítulo verso 5 lembra da história tinha um membro da igreja de Corinto que.

    Estava vivendo com a mulher do seu pai a igreja não tinha tomado nenhuma Providência com relação a disciplinar e Paulo por carta talvez por isso o pessoal diga quando você escreve carta Você é forte por carta Paulinha entregou aquele membro a Satanás para que ele fosse o corpo da Carne fosse destruído para que o espírito fosse salvo no dia do Senhor Jesus é claro que quando Paulo fez isso ele disse nós o senhor.

    Vocês e o meu espírito né juntos como se fosse uma assembleia virtual nós aqui então julgamos e excluímos da igreja esse membro foi isso que Paulo fez em primeiro Coríntios Capítulo 5 com autoridade Apostólica que ele tem o que ele tá dizendo é você já viram que eu posso fazer isso por carta então obriga a fazer isso quando eu tiver presente Porque se vocês estão cobrando tão dizendo que eu sou incoerente Então tá eu vou ser coerente a primeira coisa que eu vou fazer é quando chegar aí é.

    Usar de firmeza com esses que me acusam de ser carnal é isso que eu desejo fazer muito bem Então esse é o início aí do Capítulo 10 você já estão vendo o Tom não é Tá vendo como a coisa é de confronto mesmo do verso 3 a 6 Paulo entra na acusação propriamente dita no mérito né ele vai negar Claro que ele faz isso ele vai negar que milita segundo a carne e vai afirmar que ele usa armas espirituais está aí do verso 3 até o verso 6.

    Ele sabe que ele é humano verso 3 embora andando na carne só que aqui como é comum em Paulo ele vai usar a palavra carne com dois sentidos às vezes no mesmo verso a palavra carne ela no Novo Testamento ela tem vários significados ela significa o tecido que cobre o nosso esqueleto carne mesmo às vezes a palavra carne significa a natureza humana em contraste com a natureza divina e às vezes a palavra carne significa simplesmente algo pecaminoso ocorram.

    Corrompido em contraste com Espírito Santo que é o caso aqui na verdade ele usa nos dois sentidos primeiro ele disse embora andando na carne ou seja embora ou seja humano ele tá fazendo trocadilho aqui eu não me Lito segundo a carne e carne aqui já é no sentido pejorativo e negativo embora eu seja humano isso não significa que eu proceda de acordo com o padrão dos homens caídos a minha milícia a minha luta o meu.

    Ministério ele não é de acordo com os padrões mundanos humanos embora eu seja humano eu ando na carne mas não me Lito segundo a carne eu sou humano mas eu não sigo aqui na pregação do evangelho aquilo que os homens caídos fazem os homens corrompidos fazem ele sabe que ele é humano mas ele não anda segundo os padrões humanos as armas que ele usa na verdade aqui agora ele tá dando o lado positivo Ele explica aqui no verso 4.

    Essas armas elas primeiro elas não são carnais palavra que ele usa aqui para arma é a palavra que ele tira do linguajar militar daquela é da época né a palavra rópula que significa todo tipo de de arma aqui naquela época era Espada Era arco e flecha era lança era tudo que tinha né então aqui é usado figurada porque Paulo e outros autores do novo testamento Geralmente vem a o Ministério.

    Cristão como uma batalha o pensamento a analogias que Paulo usa para a igreja e para a luta da igreja aqui nesse mundo é dificilmente dar uma ideia de que a igreja é um hospital onde as pessoas vão para lá para ser curadas das suas doenças e ficam lá sendo tratadas o tempo todo mas as metáforas prediletas de Paulo são de que a igreja é um exército e que a gente tá envolvido numa.

    Briga numa luta então tem gente que só enfatiza o hospital Que por sinal não tem nenhuma analogia na Bíblia sobre isso né E claro a gente não pode só enfatizar as analogias que empregam linguagem militar e esquecer que sim na igreja nós cuidamos dos nossos feridos mas não para que eles fiquem lá né Tem crente que é de alta manutenção né a gente né o tempo todo mas o alvo é transformar cada um de vocês em soldados porque nós.

    Estamos em guerra então por isso que Paulo se refere ao Ministério dele sempre usando linguagem militar um exemplo um exemplo mais claro que a gente tem no novo testamento é Efésios Capítulo 6 onde ele fala da armadura de Deus com a qual nós devemos nos vestir para poder enfrentar os principados e os principados E potestades então as minhas armas Paulo diz elas não são carnais ou seja os métodos os meios os instrumentos que eu uso para levar adiante o.

    Evangelho para estabelecer igrejas fundar igrejas difundir o nome de Cristo edificar As igrejas não são métodos produzidos usados ou articulados com motivações carnais pecaminosas e humanas minhas armas nessa luta elas não são carnais e aqui o contraste Paulo naturalmente está fazendo é com os falsos profetas e falsos mestres que tinham se infiltrado lá na comunidade de Corinto haviam-se infiltrado lá usando difamação usando calúnia querendo poder.

    Minando autoridade de Paulo se passando por aquilo que não era fazendo promessas que não iriam cumprir e apresentando o evangelho que não era o evangelho verdadeiro aquilo eram aquilo era pessoas usando armas carnais para conseguir os seus intentos pecaminosos Paulo disse eu não procedo dessa forma minhas armas ele diz aqui no verso 4 na verdade elas são Poderosas em Deus ou seja o poder que elas têm elas são.

    Poderosas mas o poder que elas têm procede de Deus e não de artifícios humanos eu uso armas mas essas armas elas o poder delas vem de Deus e não gastucia humana Paulo aqui tá se referindo a pregação Sem dúvida pregação do evangelho ao ensino defesa e confirmação da Verdade a respeito de Cristo a luta dele contra os falsos Mestres contra os falsos ensinamentos todo trabalho que Paulo tinha como a gente vê por exemplo lá em Atos 17 quando ele chega na sinagoga tessônica.

    Que aí ele abre as escrituras e diz lá o livro de Atos que Paulo expunha ele ele abria o sentido das escritura ele é razoava com as pessoas a respeito de Cristo procurando provar pelo antigo testamento que Cristo era o Messias que a vida de Jesus sua morte só ressurreição batia com tudo aquilo que os profetas tinham dito Então esse grupo de arma que Paulo usava era assim que ele procedia o desejo dele era a glória de Deus desejo dele era ver o evangelho espalhar pelo mundo Cristo ser conhecido.

    Exaltado e glorificado e as pessoas serem salvas dos seus pecados e da sua condenação Então as armas dele não são carnais suas motivações ele não é um mercenário ele não é um falso profeta ele não tá ali para ganhar dinheiro ele não tem outra intenção mas a luta dele é uma luta espiritual com armas espirituais e essas armas então elas são Poderosas em Deus para fazer pelo menos cinco coisas que ele diz aqui primeiro final do verso 4 Poderosas em Deus primeiro para destruir fortalezas Fortaleza aqui não é no sentido físico de uma fortaleza de tijolo mas as.

    Fortalezas da mente a mente humana se entreixeira atrás do erro e se fortalece atrás do erro as armas que Paulo usava em Deus elas eram Poderosas para acabar com as desculpas com a o raciocínio errado Paulo usava essas armas para desconstruir o pensamento contrário a Deus assim ele destruía fortalezas do erro destruir a fortalezas do pensamento contrário a.

    Deus ainda no mesmo verso Ele disse que essas armas são Poderosas para anular sofismas sofisma é um subterfúgio é uma sutileza Da Lógica que os falsos profetas levam para usam para induzir as pessoas ao erro Paulo diz que as armas que ele Emprega São Poderosas para anular esse tipo de esse raciocínio Sutil que parece verdadeiro mas que na verdade não é ainda no verso 5 ele diz que essas armas são Poderosas para anular toda altivez que se levanta contra o.

    Conhecimento de Deus ou seja essas armas anulam o orgulho humano que não deixa as pessoas conhecerem a Deus e por último aí no verso 5 é o meu Versículo Predileto se você um dia me perguntar qual o seu Versículo Predileto da Bíblia Segundo aos Coríntios 10:5 essas armas são Poderosas para levar cativo Todo pensamento a obediência de Cristo levar cativo todo o pensamento obediência de Cristo aqui está realmente o que está.

    Eis o que está em jogo é levar o pensamento cativo o pensamento do homem é cativo alguma coisa o raciocínio dele a maneira dele pensar ele está cativo ele está preso ou ele tem como referencial ele é orientado por alguma coisa ele é orientado pela verdade orientado pelo erro mas a mente humana é cativa de do que a gente chama de pressupostos daquilo que você crê.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9dN_y2BtnIw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem