Você Entende Essa Parábola "O Filho Pródigo" - Paulo Junior

Você Entende Essa Parábola "O Filho Pródigo" - Paulo Junior Abre comigo então Lucas capítulo 15, Lucas 15, rapidamente…, vamos ler a partir do verso 11, A Parábola do Filho Pródigo. “Continuou: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos meus bens, (ou a minha herança) que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo que era seu, partiu para uma terra distante, e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio aquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidades. Então ele.

Você Entende Essa Parábola

Foi, e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali desejava fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, disse: quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos seus trabalhadores, (ou empregados). E, levantando-se, foi para seu pai; e, vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e compadecido dele,.

Correndo, o abraçou e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém disse aos seus servos: trazei-me depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel no dedo, e sandálias nos pés; E trazei também e matai um novilho cevado; comamos, e regozijamos; Porque este filho meu estava morto, e reviveu, estava perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se. Hora o filho mais velho estivera no campo; e quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as.

Danças. E, chamou um dos criados, perguntou-lhe o que era aquilo. E ele lhe informou: veio teu irmão; e o teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. Ele se indignou, e não queria entrar. Saindo porém o pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu ao seu pai: há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos, vindo porém este teu filho que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele.

Um novilho cevado. Então lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo, tudo que é meu é teu, entretanto, era preciso que nos regozijássemos, e nos alegrássemos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; estava perdido, e foi achado”. Deixa aberto aí no 15, não feche de jeito nenhum, fecha apenas os olhos para orarmos… Pai Santo, nós recorremos a Ti e a Sua graça, todos os cultos para nós, são desafios, são desafios..., porque nós esperamos a manifestação da graça, e do seu poder, eu sei que muitos estão aqui cansados.

Sobrecarregados, talvez estressados e atarefados Senhor, em suas mentes, talvez nós não nutrimos... a esperança e a expectativa necessária, ao vir neste local, oh Deus, mas eu peço que pelo Teu Espírito, abra os nossos corações, para que eles criem uma ânsia uma expectativa quanto a Tua Palavra, e quanto ao Teu Espírito, só o Senhor pode abrir esses corações, só o Senhor pode motivar essas almas, só o Senhor pode entusiasmá-los, só o Senhor pode tocar no queixo.

Deles, e elevar os seus olhos, para que eles contemplem, aquilo que transcende, a matéria e a razão, faça isso Senhor, despeja da Tua graça aqui, gloriosa e abundante, traz Temor e Tremor, faz Teu Reino avançar, receba glória para Si, e nos conforme a imagem do Seu Filho, em o Nome de Jesus, amém. Presta atenção aqui, vocês sabem que todos os dias de ceia, é bem corrido, mas vamos ver se Deus nos concede graça, para fazer a exposição deste tema, desse texto, de forma breve, e sucinta….

Queridos, o meio ordinário, que Deus nos deixou, para que falasse connosco, é a sua Palavra. "A sua Palavra é Viva e eficaz, mais cortante que a espada de dois fios, e penetra até juntas e médulas, alma e espírito, e é apta para discernir, a intenção do coração. Hb 4:12 Essa palavra não é vã, antes, é a vossa vida. 2 Tm 3:16 Assim como a chuva e a neve cai do céu e para lá não torna, antes, faz regar o solo, dá semente ao que.

Semeia, e pão ao que come, assim será a palavra que sai da minha boca, ela não voltará para mim vazia, antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que eu a enviei, Is 55:10-11 A palavra de Deus é poderosa, a palavra de Deus, quebra o cedro do Líbano, Sl 29:4-5 A palavra de Deus, é viva, as minhas palavras são espíritos e vida, Jo 6:63 Julgai nas Escrituras ter vida eterna, e são elas que de mim testificam, Jo 5:39 Errais em não conheceres as Escrituras, nem o Poder de Deus. Mt 22:29.

Ordeno os meus passos nas tuas palavras e não se apodera de mim, iniquidade alguma, Sl 119:133 Muita paz tem os que amam a tua palavra, para eles não há tropeço. Sl 119:165 A tua palavra é muito pura, por isso o teu servo, a ama. Sl 119:140 Lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho é a tua palavra. Sl 119:105 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra Ti. Sl 119:11 A exposição da sua palavra, da luz e entendimento ao simples. Sl 119:130.

Em toda perfeição vi limites, mas a tua palavra é amplíssima. Sl 119:96 Não é a tua palavra fogo, diz o Senhor, mas o martelo que esmiúça a penha? Jr 23:29 Esse é o Poder da Palavra, a Lei e o Testemunho, se vocês não falarem segundo está palavra, jamais verão a alva. Is 8:20 E vi um cavaleiro, montado em um cavalo branco, e o nome pelo qual se chama é, o verbo, a Palavra de Deus. Ap 19:11 A palavra de Deus é poderosa, eterna, eficaz. Hb 4:12.

Minha alma está apegada ao pó, vivifica-me, segundo a tua palavra. Sl 119:25 Ela é o meio de ressuscitar mortos, curar enfermos, é o meio que leva o homem ao arrependimento e a fé, é o meio pelo qual Deus salva os homens, aprouve a Deus, salvar o homem pela loucura da pregação. 1Co 1:21 De sorte que a fé salvivifica vem pelo ouvir, e o ouvir da palavra. Rm 10:17... Ela é o meio. E disse Deus, haja luz! E pela palavra do seu poder, as coisas vieram a existir... tanto que no princípio era a palavra, a palavra estava com Deus e a palavra era Deus. Jo 1:1 E tudo foi feito por meio da palavra, e sem a palavra, nada do que foi feito se fez. Jo 1:3.

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    E no verso 14. A palavra se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, como glória do unigénito do pai, cheio de graça,

    E de verdade…essa é a palavra.”Jo 1:14 Agora vamos ver quanto crédito você dá a essa palavra...se você vai atendê-la, recebê-la, como a semente que cai no chão, como o solo rochoso, entre os espinhos, ou em solo fértil. Essa parábola aqui, é a parábola mais conhecida, a mais amada, a mais querida da Escritura..

    “A parábola do Filho Pródigo”. Talvez é a história Bíblica mais conhecida de todas, em todas as partes do mundo, (eu acredito que é sim, a parábola mais conhecida), a que mais tem conteúdo, a que Jesus conta com maior riqueza de detalhes, é a “Parábola do Filho Pródigo.” Talvez o título da parábola, não se enquadre com o conteúdo da parábola, porque o título, ou a Epígrafe, não foi inspirada, o texto inspirada no original, canónico, não era dividido por capítulos, versículos, e nem tinha títulos, foram os impressores, os escritores, os copistas, que acrescentaram nelas, os capítulos e os versículos, e.

    Os títulos, as epigrafes.Talvez o título deveria ser, não a parábola do "Filho Pródigo", mas a Parábola do Pai Amoroso, de maneira que enquanto a parábola cita quatro vezes a palavra Filho, ela cita dez vezes a palavra Pai..., então é a "Parábola do Pai Gracioso". E o que será que Jesus está querendo ensinar nesta parábola? Porque a Bíblia diz que Ele ensinava através de parábolas, contos, metáforas, e através destas histórias, ilustradas por parábolas, Ele ensinava princípios, doutrina, havia um ensinamento por traz de uma parábola...,.

    A Parábola do Filho Pródigo, todos conhecem, o pai tinha dois filhos, e o mais moço pede a sua herança e gasta dissolutamente, vai morar com os porcos, e volta, arrependido e o pai o recebe…, mas para conhecermos essa parábola a fundo, nós temos que retroceder um pouco, se você notar, a parábola começa em Lucas 15 no verso 11, leia aí para você ver comigo qual a primeira palavra do versículo 11, qual a primeira palavra que começa a parábola? “Continuou, continuou” …, quer dizer, a parábola começa com a palavra continuou, ou seja...,.

    Ela é a continuação de outra história, a Parábola do Filho Pródigo, não é o inicio da história é a continuação de uma história que vem atrás dela, e qual é a parábola que vem atrás do Filho Pródigo? É a Parábola da Dracma perdida, não é isso? Ele está contando aqui, outra parábola, para entendermos a parábola do Filho Pródigo temos que entender a parábola da Dracma..., qual que é a parábola da dracma? "É a parábola de uma mulher, que tendo dez dracmas e perde uma, então acende a candeia, varre a casa a.

    Procura diligentemente, até encontrá-la, e tendo achado reúne as amigas e vizinhas dizendo; alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que tinha perdido. E vos afirmo, que de igual modo há júbilo diante dos anjos de Deus, por causa de um pecador que se arrepende”. Então para entendermos a parábola do filho pródigo, temos que entender a parábola da dracma, o quê que é a dracma? Dracma é uma moeda, equivalente a um denário, moeda de muito valor, mas para entender a parábola da dracma, você precisa entender o pano de fundo religioso da época e o.

    Contexto do Oriente Médio, porque não parece ser muito forte essa parábola, parece ser uma parábola meio infantil, (uma mulher tinha dez moedas, perde uma, a mulher fica desesperada, acende uma vela para procurar essa moeda, aí ela acha e sai gritando na rua e chamando as amigas, achei a minha moeda, vem comemorar comigo, isso para nós, não faz muito sentido, você tem dez moedas de um real, você perde uma moeda e não vai a procurar com uma lâmpada e varrer a casa inteira na mesma hora, e se você achar.

    Essa moeda, você não vai chamar os irmãos da “Aliança do Calvário”, ó, achei a moeda, vem comemorar comigo!... Porquê a mulher agiu dessa maneira? Para você entender o contexto dessa parábola e ver a força dela, o que ela significa, você tem que entender o casamento no Oriente Médio, uma mulher para se casar, nessa época, ela se casava aproximadamente com 12 anos, ou 13 anos, ela era encomendada, arranjada pelo seu pai algum noivo, só que o noivo para se casar com essa mulher tinha que pagar um dote para o pai, é assim até hoje no Oriente Médio, em alguns.

    Países. Ele tem que pagar um valor para o pai, porque a mulher, a filha para ele tem muito valor, a filha para ele é algo valioso, então para ele abrir mão da filha, tem que ser pago um dote, uma quantia, hoje por exemplo no Oriente Médio, para se casar, o noivo deve pagar entre 5 à 10 mil dólares, para a mulher, para o pai da mulher como um dote, assim pagando, ele pode tomar a mão da filha em casamento, só que quando chega no dia do casamento, o pai pega uma parte deste dote e entrega a mulher,.

    Porquê que ele entrega a mulher? Porque no Oriente Médio, o que que acontecia? Principalmente nessa época aqui de Jesus, no contexto judaico, era um período muito machista,

    Onde a mulher não tinha muito valor, e a mulher casada, se o marido morresse ou a abandonasse, ela tinha três opções; ou voltar para o pai, e o pai tentar arranjar para ela um novo remidor, um novo resgatador, alguém da família para casar com ela, ou ela viraria prostituta, ou mendigaria. Porque ela perdeu o marido e ninguém ia sustentá-la, então o quê que ela fazia? Ela pegava parte dote, que era dado em moedas, o pai recebia o dote em moedas e dava uma parte a ela,.

    Ela guardava essas moedas. Se você notar, no meio dos beduínos, esses nómades que ficam no deserto, você vai ver mulheres com uma vestimenta, cheio de moedas penduradas no seu vestido, principalmente na túnica que vai na cabeça, essas moedas eram parte do dote, que o pai recebia e a entregava ela, porquê? Porque se o marido viesse a faltar, era com aquele dinheiro, que ela ia se sustentar, então aquele dinheiro tinha muito valor, a dracma aqui, era um denário, salário de um dia de trabalho, seria hoje 150.

    Reais, para aquele contexto era uma fortuna 1 denário, então, qualquer quantia para aquela mulher significaria, a volta para o lar, a prostituição, ou a mendigância. Então é por isso, que uma única moeda tinha tanto valor, para uma mulher, principalmente se ela fosse viúva, se essa aqui fosse viúva, aquela moeda significaria dias, de sustento, meses e até anos. Então por isso, que quando ela perde aquela moeda, ela fica desesperada para encontrar, e ela emprega todos os.

    Recursos para encontrar, lamparina, varre a casa, ela está decidida a encontrar e quando ela encontra, faz uma festa, por isso que Jesus, quando disse aquela parábola, tinha muito sentido, Ele não precisou dar essa explicação, mas as pessoas, quando Ele diz; como a mulher que perde a dracma, meu Deus! As pessoas da época, perdeu um dracma, eles entravam em desespero, eles sabiam o que era uma mulher sem dinheiro, logo então tinha razão, quando ela encontrava a dracma, ficava tão feliz, que saia atrás das amigas.

    Dizendo, “encontrei a dracma”, é como se fosse um livramento, meu Deus, e todos se alegravam com ela, nossa, ela teve um livramento, Meu Deus, essa mulher ficou livre, de mendigar, se prostituir, ou de voltar para casa…Então para entendermos o freport, temos que entender a parábola da dracma, só que a parábola da dracma, começa também com outra palavra estranha, verso 8, como que começa a palavra da dracma? Ou, conjunção alternativa, ou, o quê quer dizer (ou)?.

    Ou uma bicicleta, o que quer dizer isso? Um carro, ou uma bicicleta, quando está dizendo ou, é porque vem outra coisa atrás, seria o que?... “é semelhante a um pastor, que perdeu uma ovelha, ou a uma, dracma”, esse ou, essa conjunção alternativa, compreende que vem algo anterior da parábola,a dracma está sendo comparada com outra coisa, que vem anteriormente a ela, o que vem anteriormente a ela? “A Parábola da Ovelha Perdida”; Jesus está contando outra parábola, estou dizendo isso, para entendermos a parábola do “Filho Pródigo”,.

    E para entendermos a parábola do Filho Pródigo, Ele está continuando a parábola..., porque anteriormente a ela vem a parábola da, dracma, mas a dracma é uma comparação de outra situação que vem atrás da, dracma, a parábola da ovelha perdida. Verso 3, “então lhes propôs esta parábola: Qual dentre vós é o homem, que possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai em busca da que se perdeu até encontrá-la? E achando-a, põe sobre os ombros, cheio de júbilo; indo para casa reúne, os amigos e vizinhos, dizendo-lhes:.

    Alegrai-vos comigo que já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento”. Ele vai contar aqui, a parábola de um pastor que tinha cem ovelhas e uma se perde, esse homem fica desesperado para encontrar, na semelhança da dracma, a ovelha, e quando encontra faz a mesma coisa que a mulher, (solta foguetes, acende charutos, champanhe e comemora com todos)..

    Para o nosso contexto capitalista, o nosso contexto também desperdícioso, não entendemos muito. Não, um rebanho, um gado, uma vacazinha atolou, uma ovelha se perdeu, para entendermos aqui, também temos que entender a questão do pano de fundo da época.... A figura do pastor aqui, (o pastor aqui) ele não é o dono do rebanho, ele é um funcionário, de um fazendeiro rico, que tem ali um curral, e cuida de muito gado, e ele cuida também de um rebanho, e ele coloca aos cuidados do.

    Rebanho, os cuidados do rebanho nas mãos de um pastor, esse pastor aqui é um empregado, as ovelhas não são dele, e era responsabilidade total dele, o cuidado com o rebanho, tanto para alimentar, levar aos pastos, as águas, não permitir que a ovelha quebrasse a pata, nem fosse ferida, ou machucada, muito menos morta... e se acontecesse qualquer dano a uma ovelha, ele teria que pagar por ela, e perderia o seu emprego, tendo a possibilidade de nunca mais arranjar outro... Era como Davi, se você lembrar, Davi cuidava.

    Do rebanho, foi tirado de trás das malhadas, mas o rebanho não era de Davi, era de Jessé. Davi apenas cuidava do rebanho, então esse homem sabia que uma simples ovelha custaria a sua cabeça, custaria o seu emprego, esse homem morreria de fome, então o que que acontece? Ele tinha cem ovelhas, uma das ovelhas se perde, ele deveria deixar, (o contexto aqui era mais ou menos assim), ele tirava as ovelhas do aprisco para o Oásis, para beberem água e pastarem, mas ele atravessava do aprisco, o curral ao oásis,.

    Um deserto de 4 Km, ele fazia isso todos os dias, era dever do pastor, tirá-las do curral, atravessar o deserto, levar para oásis, e trazer de volta. E nessa, nessa trajectória, uma das ovelhas podia se perder, e foi o que aconteceu, ele voltou com elas e estava faltando uma, deixa-as no curral e sai desesperado para encontrá-la, seus amigos pastores sabiam do perigo, que era perder uma ovelha, da importância que era, porque compreendia perder o emprego, então aquele homem aplica todo o recurso, toda diligência, até que a encontra.

    Independente do estado que ele encontra a ovelha, a distância, ele coloca-a no ombro, se ela está ferida, quebrada, saiu da mão de um lobo, ele vem carregando-a com todo o seu esforço e cheio de júbilo, reúne os amigos dizendo; "alegrai-vos comigo, pois achei a ovelha perdida”... então ele mostra a importância que era uma ovelha. Agora porquê Jesus está contando isso?... Para quem que Ele está contando isso? Vamos voltar para o verso 1 para sabermos… Lucas 15:1 “Aproximaram-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir....

    E murmuravam os fariseus e escribas dizendo; esse recebe pecadores e come com eles”, até aí... vamos saber porque quê Jesus está contando essas parábolas..., notem, Jesus aqui, vamos ver, vamos nos situar onde Jesus está..., a Bíblia diz que Jesus está comendo, (no restaurante Ele não está, porque isso, não era comum naquela época), Jesus está em uma casa, Ele está tendo comunhão, com publicanos e pecadores, gentios, considerados pessoas imundas, malditas.

    E condenadas para o contexto judaico, para os fariseus. Jesus está comendo com eles. E os fariseus, chegam até aporta da casa, eles não entram, eles não podem entrar, porque eles não comem e nem se misturam com os gentios, eles estão indagando, se esse homem é um judeu, se esse Ele é um Rabino, se Ele é Messias, porquê Ele come com publicanos e pecadores? O ato de comer no oriente, não é igual ao nosso, o ato de comer compreende intimidade, comunhão, receber como um amigo… aí Jesus vai responder, é como se estivesse assim, Jesus está ali sentado, na casa dEle, com uns vinte.

    Publicanos e pecadores..., os fariseus estão chegando na porta e estão dizendo; esse homem aí..., oh Jesus, você é o Rabino? Sou, você é judeu? Sou, você guarda lei? Sim, e então porque você come por essa gente? Porquê que você deixa essa gente entrar na sua casa? Porquê que você convida essa gente para estar com você? Porquê você tem comunhão com esse povo sujo, imundo? Aí Jesus vai responder, posso contar para vocês três histórias?... Pode, pode contar..., aí Ele começa a contar a.

    “Parábola da ovelha Perdida, a Parábola da dracma perdida, e a parábola do Filho Pródigo”, porque que Ele conta duas parábolas, antes de contar a parábola do filho pródigo? Porque a parábola da ovelha perdida, fala de quem? De uma ovelha que está perdida aonde? Dentro do aprisco ou fora? Mostra então a parábola de alguém que está perdido fora de casa, fora do curral, fora do aprisco. Depois Ele conta a parábola da, dracma, a dracma está perdida, fora ou dentro de casa?.

    Então Ele conta outra parábola, de alguém que está perdido dentro de casa, depois Ele conta a parábola do Filho Pródigo, um pai que tinha dois filhos, um está perdido dentro de casa, outro está perdido fora de casa, A parábola do Filho Pródigo, Ele vai unir, vai resumir as outras duas parábolas..., é alguém que está perdido fora de casa, fora do contexto religioso, fora da igreja, e outro que está perdido dentro do contexto religioso, dentro da igreja, esse é o sentido da parábola....

    Não mas espera aí, quem está perdido é só o filho pródigo… o outro está dentro, os dois estão perdidos, porque o capítulo 15:1 começa assim; “Continuou, certo homem tinha dois filhos; o mais moço disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos meus bens, que me cabe”. Até aí..., Vamos ver como inicia está parábola, para vocês entenderem... O pai aqui, representa a figura patriarcal, respeitadíssima no Oriente, tem dois filhos, e um dos filhos, o mais moço, pede a herança, os bens do pai... isso não era possível, a herança só era divida com os filhos, quando o pai morresse, era impossível isso.

    Acontecer, não é como é connosco, no ocidente, (o pai pode te dar a herança a qualquer hora, pode ter emancipação, eu não sei como funciona o sistema jurídico), mas pode haver uma herança antecipada, no Oriente é impossível, se o filho reivindicasse ao pai, a herança, antes da morte do pai, ele apanhava do pai, isso é inadmissível, impossível, só aconteceria isso, se o pai morresse, mas aqui o filho pródigo mostra a rebelião do seu coração... e o ódio que ele estava tendo pelo pai, porquê? Porque quando o filho pedia a herança para o.

    Pai, com o pai vivo, significa que ele estava desejando que o pai morresse, ele estava dizendo para o pai, pai eu quero que você morra! Eu estou interessado na herança! Eu quero que você morra! Esse é o primeiro ato de rebelião do filho pródigo, mas onde que entra o outro? Entra no verso 12, não é? "O mais moço disse: Pai, dá-me a herança, dá-me parte dos meus bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres". Está no plural, não está dizendo ele lhe repartiu, ele dividiu a herança, ele deu tanto para o filho.

    Pródigo, como para o irmão mais velho, o quê que significa? Que o irmão mais velho tinha direito a a primogenitura, a primeira parte da herança é para o filho mais velho, e ele poderia ter repreendido o filho pródigo quando pediu, e não concordado com essa situação, e contido a rebelião do irmão, mas quando ele se omite, e não interfere na rebelião o irmão, e recebe também a herança antecipadamente, significa que um fora da igreja, e o outro se rebelou dentro do contexto religioso..

    Ambos queriam a morte do pai, ambos queriam se voltar contra o pai, ambos estavam perdido, mas um perdesse-ia fora do contexto religioso, e o outro continuaria perdido dentro do contexto religioso, então o pai divide a herança, com os dois…, você conhece o restante da história. “O filho pródigo pega tudo, toma a parte que lhe cabe, um terço da herança, a herança dividida em três, ele pega um terço, vai para uma terra distante, gasta dissolutamente”, essa palavra dissolutamente não tem.

    Haver só com gasto físico, tem haver com devassidão, ele gasta com prostituição, orgia e bebedeira, ele se deprava totalmente, se perde fora dos arraiais religiosos... vai comer com os porcos, depois cai em si, tenta voltar.“E ele vai dizer; quantos trabalhadores de meu pai têm fartura do pão e eu aqui morrendo de fome! Voltar-lhe-ei e direi: Pai pequei contra Ti, já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos seus empregados”. (já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos seus empregados..

    Ele volta, e quando ele volta, a Bíblia diz, que o pai o avista de longe, quando ele volta, o quê que ele encontra? A figura aqui, é de uma fazenda, a Bíblia diz que o pai estava como em um alpendre, como se a casa ficasse aqui no púlpito, atrás uma lavoura, na frente havia um corredor, e os trabalhadores, os moradores os colonos da fazenda... só havia uma maneira do filho pródigo entrar naquela casa, passando pelo corredor frontal, pelos colonos, chegando até o pai, o quê que acontece?... A Bíblia diz, que no contexto judaico, na lei.

    De Moisés, o pecado de rebelião do filho, que o filho contumaz, teria que ser morto por apedrejamento, o filho pródigo não voltaria vivo, seria apedrejado, e para ele voltar teria que passar por esse corredor e por essas pessoas, ele seria morto na entrada, pela rebelião que fez com o pai, então ele deveria se dirigir até a casa do pai, a poltrona, ao trono do pai, para se reconciliar com o pai, mas ele não conseguiria chegar, a bíblia diz; que o pai sabendo disso, não o esperou entrar,o pai o avistou de longe, antes que entrasse no corredor,.

    E o pai saiu correndo até ele, para evitar o apedrejamento...., a morte do filho. E vai lá, e a Bíblia diz que o abraça e o beija, no contexto judaico, do Oriente Médio, ele estava dando honra para aquele filho, concedendo perdão, e o beijo no Oriente Médio, pode ser beijado os pés, as mãos e o rosto, quando se beija o rosto, está se mostrando, dando igualdade. era isso que o pai estava dizendo a ele, e o estava recebendo como filho legitimo, privando-o do apedrejamento, foi até ao encontro, impedindo que ele entrasse, e mostrando para todos, que ele tinha.

    Concedido o perdão, ele chega lá, recebe o filho, o pai o veste, calça os pés, põe o anel no dedo… e o cobre com o manto, nessa ocasião, tinha o outro do lado de fora também, o irmão mais velho, ele voltou dos campos, da lavoura, quando ele chega, ver/ouve um barulho de festa, e diz o que é isso? Pergunta para um dos empregados do pai, ah, o seu irmão mais moço, ele voltou, se arrependeu, voltou com saúde, e o seu pai em alegria está dando uma festa, para ele... a Bíblia diz que ele se recusou a entrar,.

    Ficou ofendido, se recusou a entrar, não quis entrar, isso era uma afronta e uma ofensa, se você lembrar, porquê que a Rainha Vaste, foi expulsa do reinado pelo Rei Assuero? Porque ela não queria entrar na festa do Rei Assuero, e quando um rei ou um patriarca fazia uma festa, o convidado era obrigado a entrar, independente do motivo da festa, era uma desonra se ele não entrasse, ele não entrou, e o pai então saí, deixa lá o filho pródigo festejando, e vai falar com o filho mais velho, e a Bíblia diz aqui, no verso 28, 15:28.

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