Nós já temos nas plataformas digitais né Mission também Você pode procurar agora também estamos eh com o nosso víde Quest e para inaugurar o nosso novo formato Nada melhor do que a gente ter um convidado especial né Cléber Sim hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre a história da pmt então para aqueles que ainda não conhecem a pmt nós vamos começar nesse primeiro episódio falando então da história da pmt conhecendo como foi a trajetória desse trabalho transcultural dentro da nossa.
Denominação da igreja priana do Brasil Cléber Mas qual qual é a proposta o que que o nosso público vai eh ter como novidade neste novo formato aqui nós vamos trazer diversos convidados né que vão falar um pouquinho sobre as vivências as experiências e a gente vai se aproximar então né Essa é a ideia do nosso podcast aproximar você desse universo da missão transcultural então a ideia aqui é trazer fazer convidados missionários pra gente bater um papo e se aprofundar um pouco mais nesse tema.
Da missão transcultural Então vão ter vários episódios E hoje nós vamos começar então com a história da apmt Joia muito bom então vamos lá com ao nosso convidado de hoje o Reverendo Marcos Agripino ele é o nosso executivo administrativo da apmt ele também é missionário e nós damos as boas-vindas obrigado pastor por estar aqui conosco olha para mim é uma alegria muito grande e me sinto aqui como parte da história participando desse primeiro episódio do.
Mission e também podendo eh compartilhar a sobre a história do movimento missionário da nossa igreja né quando quando tudo começou então eu acredito que a participação de todos vocês eh vai dar aí um Rastro a daquilo que Deus tem feito através da nossa denominação né E até onde nós temos chegado n nesse momento na história e aquilo que também que Deus eh tem para cada um de nós no futuro então eu me sinto feliz poder participar dessa primeira desse primeiro.
Programa é interessante pastor né que a nossa igreja eh levou um tempo para olhar para esse projeto transcultural né como foi que quando começou esse esse movimento eh da IPB olhar para para pra evangelização a as pessoas em outras culturas em outros países relata para nós brevemente claro que a gente não tem como contar os detalhes né Mas a gente pode saber um pouquinho de onde nós viemos né pra.
Gente poder entender eh o que que nós estamos fazendo hoje E por que que nós estamos nesse momento da da história né porque nós não temos muito tempo muitos anos de atuar em projetos transculturais em outros países né Uhum bom eh pensando nessa visão embrionária você pega aí no mais pro final do de 1960 e iniciando 1970 Ah.
Quando a igreja eh começa a pensar nessa ação missionária a certamente a Igreja Presbiteriana do Brasil ela tem muito mais anos né tem uma história muito grande e a visão missionária não nasceu no momento embrionário da própria denominação isso começa a se construir mais por 60 entrando entre 1970 onde a denominação começa a relação de parceria com a igreja parisiana dos Estados.
Unidos da América em pensar em conjunto o que pode se fazer para o avanço da obra missionária nasce eh então a juna de missões estrangeiras né Eh onde manda em os primeiros missionários mand os primeiros missionários lá para o Chile depois Venezuela e também Portugal só em 1970 que a gente vê através do Reverendo eh Odair olivet que foi o secretário executivo da antiga junta de missões estrangeiras que então introduz uma.
Formatação de uma estrutura dentro da nossa denominação enquanto junta em pensar em enviar Missionário para várias partes do mundo então é essa a onda eh migratória de nascer uma parceria e depois de construir a uma visão missionária dentro da igreja começa a partir de 1970 com a maior eficácia com a maior objetividade traçando um plano de ação e nós tivemos eu tive também o privilégio de conversar um pouco também com o rendor Dair Olivete e ele eh ele eh compartilhou com a gente.
Também sobre esse desejo dele porque ele foi foi missionário no Chile uhum eh foi nessa parceria que o senhor falou né ele atuou no Chile no retorno deleo ao Brasil então ele veio com essa com esse essa esse desejo né de eh fazer essa experiência e ele conta que ele como não tinha uma estrutura né a igreja não tava preparada com com toda aquela aquela aquela base né para poder.
Veja Também, Vai te Interessar:
- Planilha de Avaliação de Desempenho por Competência em Excel 6.0
- Excel ou Power BI Qual é o melhor
- Como fazer backup Planilha Cadastro de Membros
Enviar missionários então ele eh Ele conta que eles chegaram num acordo de
Fazer uma experiência num país próximo uhum a cidade de concepção aliás da onde sou eu né Uhum os nossos internautas vão ver um sotaque um pouco puxado né Mas eu sou de concep também eh eh dessa mesma fruto também desse trabalho missionário né é depois que ele volta do Chile que começa a trabalhar nessa nessa estruturação né não reestruturação mas.Estruturação quando eles mandam aí o Reverendo Evandro e a Dona Lourdes né como missionários para o Paraguai foi os primeiros passos enquanto denominação para o envio a partir da junta de missões estrangeiras chegando aí em concepção a sua terra natal né Isso aí foi o primeiro templo né eles compraram o local fora do eh do Brasil do do território né por isso que chamava junta de missões estrangeiras porque era eh no estrangeiro mesmo essa era a visão.
Que tinha eh na época né Uhum e e só falando agora então quando foi né Essa mudança de jme para pmt né junta de missões estrangeiras para a agência pres de missões transculturais e o que mudou né Foi só o nome que mudou ou não o que que mudou na prática dessa jme para a pmt Quando foi isso e e qual foi as mudanças principais mudanças né é a a necessidade ela surgiu depois desse envio do Reverendo evand Dona Lourdes eh começa Aram emergir novos missionários né então a antiga junta de missões.
Estrangeiras percebeu que pessoas estavam Despertando para o trabalho missionário e a A jme então começa a enviar missionários para Espanha para Portugal para Bolívia e também Argentina Moçambique Romênia entre outros países ao redor do mundo e o trabalho começou a crescer na demanda da do crescimento ah houveram algumas perguntas né como fazer melhor a gestão Uhum E também ficava aquele aquele ato na história se.
Nós queremos plantar igreja desenvolver projetos missionários em outras partes do mundo que pega essa nova cultura né Essa transculturalidade o Brasil é um país com dimensões continentais e também nós temos aí uma uma um país de diversidade cultural né atualmente aí nós estamos em torno de quase 180 nacionalidades dentro do Brasil e quem é que vai trabalhar com esses outros grupos transculturais comunidades enormes como Libaneses eh como japoneses.
As comunidades árabes Em geral os os hispânicos essa grande onda imigratória entre outros grupos que estão no nosso país os os povos ah originais os indígenas os quilombolas ciganos Então dentro da nossa denominação não tinha esse grupo como também a a antiga junta de missões estrangeiras tinha algumas dificuldade na gestão da ação missionária e precisaria uma.
Reestruturação até mesmo para uma melhor eficácia na administração envio de recursos e tudo mais foi quando a igreja em 2000 começa a pensar e começa a refletir como poderia melhor estruturar o movimento missionário da nossa denominação Uhum Então ela muda do nome junta de missões estrangeiras que era uma junta e então o Supremo Concílio estabelece que deveria criar uma autarquia e essa mudança muda o nome de junta de missões estrangeira para a a.
Sigla apmt que tem um significado de agência Presbiteriana de missões transculturais foi a partir de 2000 com essa nova estruturação que começa a pensar na Perspectiva que a ação missionária da nossa igreja Não é somente Volt para fora do país nessa Mas também se volta para a realidade transcultural dentro do nosso Brasil e nesse caso e nessa decisão ela começa também a abraçar essa.
Multiculturalidade que nós temos no Brasil com essa riqueza que nós temos no país nós temos aí eh comunidades aqui no no no Brasil que são verdadeiros países né a maior comunidade japonesa fora do Japão está no Brasil uhum hoje hoje a comunidade libanesa é enorme né você vai vendo também as outras comunidades que eu citei né os indígenas kilamba os ciganos em torno de 1 milhão de ciganos então a a igreja agora se volta para também alcançar esses grupos então quando a a IPB cria a a a atual.
Apmt ela agora ela coloca dentro da igreja um papel de importância de fazer
Uma gestão melhor mais eficaz mais abrangente uhum voltada para a os aspectos de evangelização né plantação de igreja educação e pensar em educação a nossa denominação Ela cresceu muito no Brasil e outras ações missionárias de da Igreja Presbiteriana norte-americana no mundo ela emergiu e expandiu em várias partes do mundo a.Partir da educação né Então teve uma influência muito grande então nós temos usado também essa essa ferramenta a tradução da Bíblia discipulado ações em catá calamidade né em em em contextos dos mais diversos na área de saúde tudo como estratégia de evangelizar e Plantar igrejas Ah presbiterianas no contexto transcultural no Brasil como também ao redor do mundo então quando a igreja Toma essa decisão ela dá um pulo na história e um avanço como nunca houve em toda a história da nossa dominação com.
Essa grande decisão E eu eu eh coloco que a a igreja ela tomou duas grandes decisões na história a primeira delas foi estabelecer a sua Filosofia de missões porque eh em todo a abrangência de de de anos que a IPB tinha não havia uma uma Filosofia de missões Então ela toma ela cria a pmt e estabelece a filosofia de missões e a segunda grande decisão que isso deu um bum no movimento missionário da nossa denominação é.
Quando ela define que a sua prioridade agora é a a obra missionária né com o estabelecimento que 54% de toda essa recordação é destinado para o avanço da obra de Deus né então a gente pega esses períodos marcantes eh eu sempre digo que eh a gente não pode olhar para o passado numa perspectiva crítica né Aham Porque aqueles irmãos Eles pagaram o preço de ser pioneiros nós não conseguimos eh.
Dimensionar né mensurar a a os desafios e as lutas que eles tiveram em jogar semente Uhum Então Eles pagaram um preço então nós temos que Honrar pessoas como essas no passado que pagaram um preço e hoje nós estamos vivendo uma história e certamente no futuro outros virão e trarão novas perspectivas e um novo desenvolvimento né eles foram abrindo o caminho né e esse é um trabalho desafiador então foi uma mudança extremamente importante muito além do nome né então foi uma mudança realmente importante pra denominação como um todo né É verdade hum na época e e o senhor.
Faz parte desse início dessa nova nova etapa né da da de missões dentro da IPB porque antes na época da também da junta de missões estrangeiras Nós já tínhamos missionários que atuavam com os indígenas por exemplo que eram presbiterianos mas eles não eram acolhidos pela pela junta porque a a junta trabalhava exclusivamente fora do território nacional né já tinha outros missionários espalhados pelo mundo mas aí então passa.
A abraçar essa essas outras causas eh transculturais multiculturais né porque hoje com a globalização a gente vê esse essa esses essas características de migratórias né como tava destacando aqui e hoje a gente tem missionários para todos e quantos missionários mais ou menos nos temos hoje na junta pastor na na junta nós temos na apmt na apmt é é importante o que você acabou de de citar.
É que quando você olha na história naquele período embrionário o que acontecia que a no período junta de missões estrangeira e mudança da pmt tava se construindo uma estrutura sim então era muito importante eh a cooperação com outras organizações que tinham visões afins para nos ajudar no envio desses missionários para as várias outras partes do mundo né então a gente eh Fez muitas parcerias e.
Cooperações com outros organismos internacionais para nos ajudar nesse processo e e também havia ah Missionários da igreja priana ligado em outras organizações missionárias então quando a igreja dá faz essa mudança essa estrutura Então as pessoas começaram a olhar para a nossa a igreja né no caso a pmt como uma organização que estava se estruturando e começou a demonstrar uma credibilidade Então muitos missionários.
A partir de então começaram a entrar no processo de candidatura para serem Missionários da pmt no contexto transcultural do eh no Brasil como também ao redor do mundo muitos que estavam ligado em outras organizações começaram a a se voltar para nós então quando você pega o per de junta de missões estrangeira e a pmt você tinha aí aproximadamente uns 13 países em torno de 60 missionários aí uma variável de 8 a 10 candidatos Então você pula eh.
Em pouco mais de 22 anos você pula de entre 8 e 10 candidatos para quase uma centena de candidatos nos dias atuais você pula de em torno de 13 países agora indo nós estamos indo para 40 países você pula de em torno de 60 missionários e agora nós vamos chegar a 300 missionários Então hoje a nossa igreja reflete um crescimento onde Dentro da perspectiva de percentual.
Dade nenhuma agência missionária brasileira ou eh eh eh interdenominacional ou denominacional tem crescido isso Marca um um impacto na igreja como nunca houve na história né então você pensar emno de 60 para pulando para 300 agora nesse momento que nós estamos aqui dialogando a nesse programa é algo Fantástico né É fantástico sim você falou uma uma palavra mágica aqui parcerias né pastor eh a obra.
Missionária ela é feita com parcerias né né Eh a junta de a a a apmt a agência Presbiteriana de missões transculturais ela tem parcerias hoje com outras eh instituições também no envio missionário sim é é é bom a gente frisar um um um ponto importante nós somos uma agência denominacional né então por sermos uma agência denominacional o nosso norte da ação missionária ela é dentro da Perspectiva da igreja priana do Brasil e o estabelecimento é que qualquer ação.
Que a gente vá ao redor do Brasil ao redor do mundo é sempre aliado na nos pressupostos denominacionais e sistema de governo teologia e a visão e a filosofia já estabelecida pelo Supremo Concílio então quando a gente pensa na Parceria hoje o que a pmt tem feito se vamos para algum lugar no mundo ah não havendo nenhum trabalho a gente começa a jogar uma semente pensando alguma coisa para o futuro então é um trabalho novo uma perspectiva nova naquele campo mas.
Se existe alguma denominação que tem aí a perspectiva similar da nossa igreja a os pressupostos da nossa própria denominação em termos de teologia sistema de governo como c tem agora há pouco então nós vamos trabalhar numa cooperação numa parceria para ou plantar novas igrejas ou trazer uma revitalização ou contribuir na formação teológica eh diante daquilo que eles colocam para nós como desafio Então a gente vai com eles nessa cooperação.
Agora existe alguns outros lugares que não tem igreja São trabalhos eh novos Então nós vamos achar os caminhos para colocar os nossos primeiros Pioneiros lá e algum desses lugares também a gente ainda não tem a estrutura não tem ainda a condição ah operacional de está então a gente busca alguma organização que possa facilitar o nosso trâmite dentro da legalidade para estar no país então a.
Parceria hoje faz parte do movimento missionário essa operação e ela é muito importante e nós temos feito em muitos lugares essa cooperação é tão importante que nós aqui estamos em parceria né sim parceria com a ipp TV louvamos a Deus por esse espaço né Por ter esse privilégio de poder usar esse espaço para conversar um pouco mais e falar desse trabalho missionário transcultural eu queria voltar um pouquinho lá em 2000 pra gente entender um pouquinho Como foi essa transição Porque por mais que são 20 e Poucos Anos né muita coisa mudou.
Nesse mundo principalmente na na parte de tecnologia né como que era essa questão nos anos 2000 ali no início de apmt como era essa questão de e-mails como era essa questão de internet de contato com os missionários como as igrejas enviavam ofertas para os missionários porque muitas pessoas que nasceram nesse mundo né conectado com Smartphone acho que o pix é sempre existiu né não não existia o pix né Então como era essa questão do relacionamento com os missionários que estavam em outros países naquela época né lá em 2000 no início aí como como funcionava tudo isso é pensando no.
Momento na história que nós estamos vivendo Ah se eu pudesse levar toda a tecnologia que nós temos hoje voltada para o o ano de 200000 na sequência a vida seria um pouco mais fácil ou muito mais fácil do que aquele período então eu diria que não é que as coisas eram difícil nós tínhamos ferramentas que naquela história nos dava a condição facilitava ou não aham então eu lembro que um dos documentos que eu tinha que mandar eh para um país no continente africano eu mandei pro Dex Internacional.
E eu falei pra moça do correio Quanto tempo demora ela falou não 72 horas né A deve chegar lá eu pensei isso não vai chegar em 72 horas eu fui dois meses depois ainda cheguei primeiro do que o doento é do que do que o cedex o envio dos recursos não tinha essa facilidade que nós temos hoje das transferências internacionais então muito dos recursos eram levado em mãos algumas vezes as pessoas ah recebiam os recursos financeiros aí depois de três 4 meses um.
Volume para mais 6 meses um volume para 2 meses e assim conforme a realidade que se construía naquele período nós não tínhamos e--mail nós não tínhamos as plataformas que nós temos hoje né como Facebook né o Twitter o Instagram a o site com toda a a as facilidades hoje que nós temos de comunicar o tiktok os podcasts essas plataformas que nós estamos usando hoje então a gente ligava.
E deixava um recado depois marcava um dia uma hora para conversar com alguém algumas correspondências eh não chegavam e nem e iam porque não tinha um sistema eficaz de de correio alguns lugares mais tecnológico era o fax talvez alguns aí que eh está ouvindo e nos vendo eh falar que que aparelho é esse que que língua que é essa né então você vai no museu você vai ver muita dessas dessas tecnologias né então sempre era um desafio para nós e um desafio também para os missionários que estavam.
Nesses países você pensar que para você se manter você recebia os recursos depois de TR 4 5 6 meses ou mais porque não tinha essa facilidade bancária nessas transferências internacionais que nós temos hoje então as coisas se tornavam um desafio maior eo você olha mais pro passado né algumas viagens demoravam semanas né até m porque não tinha tanta facilidade Eu lembro que tinha lugar que eu ia que era um voo uma vez por semana então você.
Perdeu um avião é é só na outra semana né que que que tinha aí não dava para comunicar muito facilmente Ah o período que a gente iniciava não tinha nem celular ou smartphone como alguns entendem hoje não tinha nada disso não isso Surgiu uma mais agora né O mundo mudou muito em 20 anos né foram muitas mudanças falando de de desses lugares de viagem pastor conta alguma experiência sua porque a gente sabe que eh O senhor é um dos que primeiro chegam nos num.
Novo país que a pmt eh tem algum alvo quer plantar algum projeto né Tem alguma alguma história aí que possa encorajar alguns bom Ah eu sempre fui movido eh a desafio né Faz parte um pouco da da Minha Essência ser motivado para desafio e eu tenho como característica que o Não não é palavra final uhum ah para nós e você tem é assim eh desafios maiores e menores Então você tem que estar disposto a fazer aquilo que é é relevante a importante então quando essa.
Pergunta quando você me fez assim vem muitas coisas que aconteceram né quando o trabalho inicia no Uruguai quando o trabalho ah inicia na Colômbia no Panamá no Líbano Ah no Iraque muitos países da Ásia Poxa Olha eu fico olhando né Graças a Deus ainda ainda vivo né até a o dia do senhor né Eh eh vê que a o a semente jogada pessoas que acreditaram não é porque não é só a nossa motivação é pessoas como muitos que estão nos vendo.
E também eh nos ouvem eh oraram para o avanço da obra missionária investiram financeiramente né então quando a gente pensa em começar um trabalho você pensa eh de uma certa maneira é o que está do outro lado o que que vai encontrar o que e que o que que vai acontecer você vê por exemplo no Panamá quando a gente pensou em estabelecer o primeiro trabalho no no Panamá eh nós não tínhamos contato não tinha conexão então.
Chegou eu lá e o Reverendo berto e descemos lá no aeroporto não tinha ninguém para nos receber ninguém para nos dar orientação a gente foi para uma pousada colocamos a mala lá e começamos a caminhar um monte de ruas na cidade fazendo perguntas pesquisas informações e hoje nós temos nós temos no Panamá A famílias missionárias temos a igreja presbiteriana a mesma coisa quando eh foi a na Perspectiva do do Iraque né Sim você hoje eh vê o Iraque com vários.
Missionários que ali estão atuando e sendo uma influência eh no país tudo começou eh com a motivação de ir independente da das dificuldades e também diante da da das lutas você pensar eh por exemplo eh em Angola que começa lá atrás né com os irmãos da da da IPB começando com a relação com a igreja priana de Angola que é filha da igreja prerana do Brasil eram trabalhos embrionários e.